ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 8 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 8
(Revista: Central Gospel - nº 42)

Tema: A SUPREMACIA DE JEOVÁ

Texto Áureo: 1 Reis 21.25
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição mostre Deus se revela ao ser humano através do controle sobre os governos e nações.
“soberanos pertencentes à mesma família”, isso caracteriza uma dinastia. Os reis de Israel ao morrerem não assumiam os seus filhos.
- Ao que parece a decadência do Reino do Norte foi originada pelos seu afastamento de Deus.
“certa estabilidade administrativa”, mesmo sendo da mesma dinastia o motivo que levou o Reino do Sul a manter essa estabilidade foi a proximidade que alguns de seus reis se mantiveram de Deus.
_______________________________________________
1. OS FILHOS DE ABRAÃO E O BAALISMO
- “temendo que o Templo...atraísse a população”, essa é um questão política, Jeroboão se afastou de Deus por questões políticas.
“um bezerro de ouro”, relembrando a primeira rebelião do povo após a libertação do Egito.

1.1.  O baalismo e o Reino do Norte (Israel)
- “casou seu filho, Acabe, com Jesabel”, por isso entendemos que o problema de Acabe começou dentro da família e afetou todo o Reino. Dessa forma percebemos que muitos problemas que ocorrem nos ministérios começaram dentro de casa.
“levou para Israel centenas de profetas de Baal”, Jesabel tinha um poder de influência sobre Acabe, se ela fosse temente a Deus, Acabe teria sido um bom rei.

1.1.1. O baalismo
“mantinham relações sexuais”, por conta disso o culto a Baal era carregado com práticas de orgias sexuais, esse era um atrativo para o povo de Israel.
Até hoje Satanás oferece facilidades e prazer para o povo de Deus, para que se desviem do estreito caminho que leva ao céu.

1.2. Abrem-se as portas da idolatria
“não possuía sacerdotes”, apesar de a tribo de Levi ter ficado com as outras nove tribos do norte, os sacerdotes ficaram em Jerusalém e eram eles que ensinavam e exortavam o povo a prática da adoração e sacrifícios.
“condicionar sua fé a elementos tangíveis”, são os elementos com os quais eles poderiam manter contato, como a Arca do Concerto e o Templo.
________________________________                 
2. JOSAFÁ CONTEPORÂNEO DE ACABE
- “eram, de modo geral, opostos”, isso devido à diferença em relação a obediência ao Senhor, os reis de Judá eram na sua maioria obedientes a Deus, mas nenhum rei de Israel fez o que era reto ao Senhor.
- “um grande avivamento”, o sentido geral de avivar é dar mais vida, animar, e na obra de Deus é tornar a fazer aquilo para o que foi destinado.

2.1. Um avivamento pela Palavra
- “seu relacionamento com Deus”, o relacionamento de Josafá lhe proporcionou uma fé excelente que o levou a fazer grandes feitos na obra de Deus.
“atenção ao estudo da Lei”, Josafá percebeu que para manter o povo no caminho do Senhor seria necessário dar-lhes instrução. Muitos pastores em nossos dias preferem manter o povo ofertando e dizimando, mais do que mantê-los no caminho do Senhor.

2.2. O baalismo e o Reino do Sul (Judá)
“estabelecer uma aliança política”, mesmo sabendo da fama daquele reino, o rei Josafá decidiu se arriscar. Muitos irmãos se arriscam e arriscam seus ministérios ao se aliarem com aqueles que estão em rebelião contra Deus.
_________________________________
3. ELIAS E ELISEU, HOMENS DE DEUS
“expor a perversidade dos reis”, esses profetas tinham a influência e a coragem para denunciar a idolatria e atrocidades dos reis. O cuidado que Natã teve ao falar com Davi do seu pecado, não se via em Elias.

3.1. Elias e Baal
- “declarar Jeová, o único Deus”, Elias fez com que o próprio povo declarasse que só o Senhor é Deus. 1 Rs 18.39
“a partir da oração de Elias”, era um processo de humilhação daquela entidade que era idolatrada em Israel. Diante de mais de 800 profetas a chuva cessou pela oração de um único profeta.
“apregoavam que ele dominava as estações”, Deus tirou o elemento que demarca as estações, a ocorrência de chuvas. Assim Deus mostrou quem é que controla as estações.
“YHWH”, é o tetragrama sagrado, é o nome de Deus como eles conheciam, deu origem ao nome Jeová que conhecemos hoje.

3.2. Eliseu
“a ascensão de Jeú”, Jeú foi um homem conhecido por sua violência e coragem que promoveu uma grande matança de sacerdotes idólatras em Israel. Todavia não andou nos caminhos do Senhor. 2 Rs 10.31
______________________________________
CONCLUSÃO
“o Senhor se utilizasse de Elias”, com Elias começa o ministério profético onde os profetas se tornam ferramentas de Deus para falar aos reis e as nações.
“comparável ao tempo de Moisés”, se referindo aos milagres poderosos que eles operaram, como abrir o rio Jordão e fazer descer fogo do céu.
- Corrija o questionário e elabore o resumo.

Boa aula!

http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/05/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_65.html
Marcos André – professor