Lição 6 - Mulheres Que Ajudaram JESUS


2º trimestre de 2015 - JESUS, o Homem Perfeito: O Evangelho de Lucas, o Médico Amado.
Comentarista da CPAD: Pastor: José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
Questionário
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
 
 
TEXTO ÁUREO
"E também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades [...] e muitas outras que o serviam com suas fazendas." (Lc 8.2,3)
 
 
VERDADE PRÁTICAA mulher sempre teve um papel importante na expansão do Reino de DEUS.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Lc 1.35; Gn 3.15 - JESUS é da descendência da mulher e veio para resgatá-las
Terça - Lc 7.44-47 - JESUS valorizou as mulheres como ninguém jamais o fez no mundo
Quarta - Lc 8.3 - JESUS foi ajudado por mulheres que possuíam bens materiais
Quinta - Lc 7.36-48; 8.2,3 - JESUS teve entre seus seguidores muitas mulheres
Sexta - Lc 13.16 - JESUS libertou muitas mulheres que foram até Ele
Sábado - Lc 7.50 - JESUS salvou as mulheres e dignificou sua condição social
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Lucas 8.1-3
1- E aconteceu, depois disso, que andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de DEUS; e os doze iam com ele, 2 - e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; 3 - e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas.
 
OBJETIVO GERAL
Mostrar a importância das mulheres no ministério do Senhor JESUS CRISTO e na expansão do Reino de DEUS.
Analisar a participação das mulheres no judaísmo e no ministério de JESUS.
Mostrar a disposição de Isabel e Maria em obedecer a DEUS.
Dissertar acerca da disposição das mulheres em servir a JESUS.
Ressaltar a generosidade das mulheres em ofertar a favor do ministério de JESUS.
 
INTERAGINDO COM O PROFESSORAs mulheres tiveram uma participação especial no ministério de JESUS. O Mestre foi para as mulheres judias não somente o Salvador, mas aquEle que resgatou a dignidade da condição social feminina. Nos dias de JESUS, os rabinos se recusavam a ensinar as mulheres. Era atribuída a mulher uma condição social inferior. JESUS não somente as ensinou, mas as teve como amigas (Marta e Maria), as libertou dos poderes de demônios (Maria Madalena), como também as evangelizou (a mulher samaritana). JESUS valorizou as mulheres como ninguém jamais o fez e ainda concedeu a elas o privilégio de poderem contribuir financeiramente para a expansão do Reino.
 
PONTO CENTRAL
As mulheres desempenharam um papel relevante no ministério terreno de JESUS.
 
Resumo da Lição 6 - Mulheres Que Ajudaram JESUS
I - JESUS, O JUDAÍSMO E AS MULHERES 
1. A presença feminina no ministério de JESUS.
2. JESUS valorizou as mulheres.
II – MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER
1. Maria, a mãe do Salvador.
2. Isabel, a mãe do precursor.
III - MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA SERVIR
1. Mulheres servas.
2. Mulheres abnegadas.
IV - MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA OFERTAR
1. O trabalho rabínico.
2. Apoio feminino.
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - No judaísmo as mulheres não eram valorizadas, mas JESUS veio restaurar sua condição social.
SÍNTESE DO TÓPICO II - Isabel e Maria eram mulheres de fé, tementes e obedientes ao Senhor.
SÍNTESE DO TÓPICO III - JESUS contou com a ajuda de mulheres que tinham disposição para servi-lo no Reino de DEUS.
SÍNTESE DO TÓPICO IV JESUS contou com a ajuda de mulheres que tinham disposição para ofertar.
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO I 
"A participação das mulheres na excursão missionária revela como era o ministério revolucionário de JESUS. Nos seus dias os rabinhos se recusavam ensinar as mulheres e lhes atribuía um lugar inferior. Por exemplo, só os homens tinham permissão de participar plenamente nos cultos da sinagoga. Mas JESUS trata as mulheres como pessoas e lhes dá as boas-vindas na comunhão. Elas têm acesso igual à graça e salvação, e muitas mulheres se tornam suas seguidoras. Entre elas estão as mulheres com recursos financeiros, que auxiliam JESUS dando de suas possessões para sustentar a Ele e seus discípulos" (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol 1. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, p.363).
*As mulheres no judaísmo
"Na sociedade hebraica, a mulher comum tinha uma posição secundária e era legalmente considerada parte da propriedade de um homem (Gn 31.14,15). Normalmente, as filhas não recebiam nenhuma herança quando seu pai morria (cf. Nm 27. 1-8). " Para conhecer mais leia Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p. 1313.
 
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, reproduza o quadro abaixo e utilize-o para mostrar as características de Maria, a mãe do Salvador, e Isabel, a mãe de João Batista. Ressalte que não devemos adorar a Maria, porém não podemos deixar de reconhecer seu valor. Dentre milhares de jovens, Maria foi escolhida para fazer parte diretamente do Plano da Salvação.
MARIA - Foi a mãe de JESUS, o Messias. Foi a única pessoa que esteve com JESUS em seu nascimento e em sua morte. Estava à disposição de DEUS. Conhecia e aplicava as verdades do Antigo Testamento.
ISABEL
Era conhecida como uma mulher muito espiritual.
Não mostrou dúvida alguma sobre a capacidade que DEUS tem de cumprir as suas promessas.
Foi a mãe de João Batista.
Foi a primeira mulher, além de Maria, a ouvir falar sobre a vinda do Salvador.
(Adaptado de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD, pp. 1347,49).
JESUS teve em seu ministério a ajuda de mulheres abnegadas.
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO II
"'Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana' (Lc 3.3). O Herodes mencionado aqui é Herodes Antipas, governador da Galileia. O registro não diz de que mal Joana foi curada - se era uma possessão demoníaca ou uma enfermidade física. A sua posição mostra que as pessoas proeminentes também eram levadas a CRISTO. Supõe-se que nesta época ela fosse viúva. Sobre Suzana não se sabe nada, exceto seu nome. Apenas três nomes são mencionados - sem dúvida devido à sua importância. Mas houve muitas mais, constituindo uma grande sequência de mulheres que o serviam com suas fazendas. Isto talvez signifique que todas eram mulheres de posses, possivelmente membros da classe alta" (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 6. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.402).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO III"É importante reconhecer que quando DEUS criou a humanidade, quando fez os seres humanos à sua imagem, Ele os criou macho e fêmea (Gn 1.27), e não 'um ou outro'. Portanto, a imagem de DEUS aparece tanto no homem (o macho) quanto na mulher (a fêmea), e as características peculiares de cada sexo são completamente necessárias para espelhar a natureza de DEUS. A própria palavra ishsha para 'mulher' sugere as suas sensibilidades e dons especiais dados por DEUS no campo emocional. Estas características servem para realçar a humanidade. A mulher possui uma sensibilidade especial para as necessidades humanas que lhe permitem entender intuitivamente as situações e os sentimentos das outras pessoas" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.1312).
 
PARA REFLETIR - Sobre os ensinos do Evangelho de Lucas, responda:
Como era a situação das mulheres no judaísmo nos dias de JESUS?
No judaísmo do primeiro século, a mulher não participava da vida pública. A mulher era tida como um objeto que poderia ser usado e descartado.
Como a Bíblia fala de Maria a mãe de JESUS?
A Bíblia mostra que Maria foi uma pessoa agraciada por DEUS para fazer parte diretamente do Plano da Salvação.
De acordo com a lição, qual o nome de algumas mulheres, citadas por Lucas, que serviram a JESUS?
Lucas cita Maria Madalena, Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana.
De que forma as mulheres apoiaram JESUS em seu ministério?
Elas apoiaram JESUS com seus recursos financeiros.
Qual a importância da mulher na expansão do Reino de DEUS?
Sua importância é de grande valor. Muitas mulheres têm se dedicado à oração, ao serviço social, à contribuição, etc. Grande parte da obra missionária é feita por mulheres.
 
SUGESTÃO DE LEITURA
JESUS o Amado da Alma da Mulher, Simplesmente como JESUS, História dos Hebreus
 
Comentários de vários livros, de vários autores, com algumas modificações e alterações do Ev. Luiz Henrique
Não há dúvidas que JESUS CRISTO quebrou vários paradigmas em relação às mulheres do seu tempo. Na Palestina Antiga não havia sacerdotisas, isto é, a hierarquia religiosa judaica era formada por homens.
Logo, toda a concepção de moral, de ética e de costume em relação à mulher era decidida por intermédio da perspectiva religiosa masculina. Isso nos faz compreender o porquê de um rabino não se comunicar com mulheres; a genealogia das muitas mulheres não serem mencionadas na Bíblia; outras mulheres não entrarem nos livros de genealogias.
Mais interessante ainda é quando olhamos para a genealogia de JESUS e, lá, encontrarmos uma mulher como Raabe. Todo estudante da Bíblia sabe que Raabe fora uma prostituta da cidade de Jericó e que somente sobreviveu ao ataque do povo de Israel porque escondeu os vigias israelitas. Uma ex-prostituta na genealogia do salvador do mundo!
E Rute, uma estrangeira, adoradora de outros deuses, mas que graciosamente foi acolhida na família de Israel, entrando para a genealogia do Messias desejado das nações.
E Bete-Seba, citada na genealogia de Mateus (1.6), mãe do rei Salomão. Uma mulher que fora amante do rei Davi, naturalmente temos de levar em conta todas as circunstâncias sociais e política da época, agora contemplada como uma das mulheres presentes na genealogia de JESUS.
E o que falar de Maria, a mãe do meigo nazareno? A bendita entre as mulheres, mui amada pelo nosso DEUS. O seu ventre concebeu e deu à luz o menino JESUS, o nosso Salvador. E as mulheres que subsidiavam o ministério de JESUS? E a mulher samaritana? Enfim, o ministério terreno de JESUS foi de encontro com diversas mulheres, que ao encontrá-lo, sentiram-se acolhidas por Ele.
Em JESUS, o homem não tem mais uma relação de domínio sobre a mulher, mas de parceria e de ajuda mútua. Leia o versículo 21 do capítulo 5 de Efésios. Ali, o apóstolo nos diz que ser "cheios do ESPÍRITO", inevitavelmente, nos levaria a sermos submissos uns aos outros em amor. Em seguida, o apóstolo escreveu sobre a relação da esposa com o esposo, e deste para com aquela. Em JESUS, a posição da mulher é outra. Ele a honrou!
Revista ensinador. Editora CPAD. Ano 16 - N° 62. pag. 39.
 
Se é Possível Falar assim, o Evangelho de Lucas, mais que os outros sinóticos, enfatiza o Termo "Amor de CRISTO", sua Compaixão Inesgotável
O livro de Lucas é rico em histórias, parábolas e provérbios, nos quais a benignidade do Senhor, para com os menos privilegiados, os fracos e os rejeitados encontra expressão. Seu amor em ação é revelado aos pobres e aos que vivem à margem da sociedade; às crianças, pastores e cobradores de impostos; aos enfermos, aos inválidos e leprosos; aos samaritanos e gentios (2.7, 8, 24; 4.18; 6.20; 7.2, 6, 9; 8.42, 55; 14.13, 23; 17.11-19; etc.).
O livro do médico amado tem sido chamado o Evangelho da Mulher, em virtude de a terna e profunda consideração do Salvador pelas mulheres se ressaltarem em seu Evangelho numa forma mais clara que em qualquer outro. Por exemplo, note a proeminência que é dada a Maria, a mãe de JESUS, e a Isabel (capítulos 1 e 2). Tenha em mente também que somente nesse Evangelho se faz menção de Ana, a profetisa, e Joana, a leal seguidora (2.36-38; 8.3; 24.10). A maravilhosa história em que Maria (irmã de Marta e Lázaro) faz uma escolha correta,
também aparece somente aqui (10.38-42). Isso também vale para o emocionante relato acerca da bondade de CRISTO demonstrada à viúva de Naim (7.11-18) e à mulher pecadora que ungiu o Senhor (7.36-50). Além disso, é inesquecível a parábola a viuva que perseverou (Lc 18.1-8)E veja 11.27, 28; 13.10-17; 23.27s.
A própria compaixão do Salvador por quem se encontra angustiado, sem levar em conta a raça, está maravilhosamente retratada na parábola do samaritano que se compadeceu (cap. 10). A graça perdoadora do Pai se encontra inusitadamente incrustada nas parábolas do filho perdido (“pródigo” - cap. 15) e o fariseu e o publicano (cap. 18), histórias ilustrativas que se encontram somente no Evangelho de Lucas. É somente aqui que lemos as significativas palavras: “E toda carne verá a salvação de DEUS” (3.6). Cf. Isaías 52.10; Tito 2.11.
Quase nem se faz necessário acrescentar que, quando Lucas assim retrata a CRISTO, ele não está simplesmente contando uma história interessante. Ao contrário disso, por meio da história ele está dizendo: (a) “Receba o Sumo Sacerdote compassivo como seu Senhor e Salvador” ; e (b) “Pela graça de DEUS, mostre as virtudes dele em sua vida” .
Quanto à fonte da ênfase de Lucas a esse aspecto da atividade de CRISTO, diversos autores dizem que está em Paulo, o amigo íntimo do médico. É verdade que as virtudes enaltecidas por
 
LUCAS 8.1-3
8.1 Pouco depois, JESUS estava viajando de cidade em cidade e vila em vila, pregando e levando as boas-novas do reino de DEUS. Os doze [estavam] com ele; 2 e também [estavam com ele] algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, de quem tinham sido expulsos sete demônios, 3 e Joana, esposa de Cuza, o administrador da casa de Herodes; Susana e muitas e outras. Essas mulheres, com seus próprios recursos, estavam ajudando na manutenção dele.
 
8.1-3 Ministério Feminino
É preciso lembrar que depois de ministrar a grandes multidões (Lc 6.17-19) JESUS pregou o que geralmente se conhece como o “Sermão do Monte” (6.20-49). Seu sermão culminou com Ele exigindo uma fé inquebrantável Nele, uma fé que se demonstrasse vendo seu caráter genuíno por meio de seus atos (6.46-49). Essa fé foi exemplificada pelo centurião, cujo servo estava “à beira da morte" quando JESUS o curou (7.1-10). Não obstante, o filho da viúva de Naim já estava “morto”, mas JESUS o ressuscitou (7.11-17). Ele realizou muitas obras nas quais revelou não só seu poder, mas também, e de forma enfática, sua compaixão (7.22).
João Batista, contudo, anunciou a célere aproximação da ira (3.7). Ele retratou o Messias como aquele “cuja pá estava em sua mão” , e que “limparia totalmente a eira” (3.17). É plenamente possível que a notícia sobre os atos misericordiosos de JESUS tenha a ver com a pergunta que João ora formula: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” (7.18-20). A maneira como JESUS respondeu está registrada em 7.21-35. Por esse tempo o Mestre granjeou a reputação de ser de fato “um grande profeta” (7.16). Mas ele era, deveras, o que se lhe atribuía? É possível que em resposta a isso foi que certo fariseu chamado Simão convidara a JESUS para uma ceia. Nessa ceia, o Médico da alma e do corpo, o Misericordioso Sumo Sacerdote foi ungido por uma mulher arrependida. E declarou seu perdão e (em parte), por meio de uma parábola, censurou a autojustiça de Simão (7.36-50). A história dessa mulher, que tomou-se seguidora de JESUS, facilmente se relaciona com a de outras mulheres que igualmente foram favorecidas por ele e que haviam dedicado a vida a ele (8.1-3). Todo o material que foi sintetizado aqui (isto é, Lc 6.17-8.3) está ausente no Evangelho de Marcos. Começando com a parábola do semeador (8.4), Lucas retoma a Marcos.
 
1. Logo depois, JESUS estava viajando de cidade em cidade e vila em vila, pregando e levando as boas-novas do reino de DEUS.
Como ocorre amiúde, Lucas é indefinido quanto a tempo e lugar. Ele diz simplesmente (a) “Logo depois” , isto é, depois dos incidentes registrados no final do capítulo anterior; e (b) “de cidade em cidade e de vila em vila”, evidentemente a Galiléia. Lucas fará menção específica da viagem a Jerusalém (9.51), quando essa viagem estiver para concretizar-se. É verdade que dessa vez, em contraste com 4.15, Lucas não faz menção de sinagogas. Onde foi possível, JESUS valeu-se da oportunidade propiciada pela “liberdade da sinagoga”. Além de João 18.20, veja também Mateus 12.9-14; 13.54-58; Marcos 6.1-6; Lucas 4.15-30, 31-37; 6.6-11. Ele, porém, não se limitou a esse meio de comunicação. O que importa é o fato de que, onde quer que JESUS falasse, em qualquer cidade ou vila, seja numa casa, numa sinagoga ou ao ar livre, ele proclamava com entusiasmo e ardor as boas-novas do “reino de DEUS” . Em contraste com o jugo de servidão a todo gênero de prescrições de autoria humana, ele sempre proclamava o reino da graça no qual o Rei é DEUS e a salvação é seu dom gratuito para todos quantos nele confiarem.
 
Os doze [estavam] com ele ... Dessa vez se faz menção não só de Simão (Pedro), como em 4.38; 5.3-5, 8; ou de Simão, Tiago e João, como em 5.7-10; de Levi (Mateus), como em 5.27-29, mas de todos os doze, como em 6.13-16. Amiúde se formula a seguinte pergunta: “Como eram supridas as necessidades físicas desses treze homens - JESUS e os Doze?” Responderíamos: “Pedro e André, Tiago e João, sendo pescadores, teriam algum meio de sustento; e Mateus, tendo sido um coletor (publicano), provavelmente também tinha seus recursos”? Essa resposta, porém, faria justiça a passagens tais como Lucas 5.11, 28? Seus familiares, talvez (veja especialmente Marcos 1.20), continuaram a providenciar-lhes sustento? As únicas respostas reais que temos se acham contidas em passagens tais como Mateus 10.10; Lucas 10.7 (“digno é o trabalhador de seu salário”), e aqui em:
2, 3. (Os doze estavam como ele) e também [estavam com ele] algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria chamada Madalena, de quem tinham sido expulsos sete demônios, e Joana, esposa de Cuza, o administrador da casa de Herodes; e Susana e muitas outras. Essas mulheres, com seus próprios recursos, estavam ajudando na manutenção dele.
Essas mulheres, pois, tinham sido objeto do cuidado especial de CRISTO. JESUS as curara de (a) espíritos malignos e (b) enfermidades. Note quão cuidadosamente o Dr. Lucas faz distinção entre os dois, e veja também sobre 4.33, 34.
É importante observar que, enquanto Sócrates, Aristóteles, Demóstenes, os rabinos e os homens da comunidade de Qumran tinham as mulheres em baixa estima, JESUS, em harmonia com o ensino do Antigo Testamento, lhes designava um lugar de elevada honra. Além disso, é especialmente no Evangelho de Lucas que se enfatiza a ternura e a profunda consideração de JESUS pelas mulheres. 
A primeira a ser mencionada aqui entre as mulheres é Maria chamada Madalena', ou seja, Maria de Magdala (que significa A Torre), localizada na costa ocidental do Mar da Galiléia e ao sul de Cafarnaum. Ela aparece de forma destacada nos quatro relatos da Paixão. Ela foi uma das mulheres que mais tarde: (a) presenciaram a crucificação (Mt 27.55, 56; Me 15.40; Jo 19.25); (b) viram onde o corpo de JESUS foi colocado (Mt 27.61; Me 15.47; Lc 23.55); e (c) saíram no raiar do domingo para ungir o corpo do Senhor (Mt 28.1; Me 16.1; Lc 24.10). Além disso, ela iria ser a primeira pessoa a quem o CRISTO Redivivo apareceria (Jó 20.1-18; veja também o disputado final de Marcos, 16.9).
Um comportamento físico ou mental, estranho ou lamentável, com freqüência se associa à possessão demoníaca, podendo também ser caso de prostituição, lesbianismo, homossexualismo ou adultério. (Lc 4.33, 34; 8.27-29; 9.37-43.
Quanto a Joana, esposa de Cuza, o mordomo da casa de Herodes, ela estava também entre as mulheres que iriam ouvir as boas-novas: “Ele não está aqui, mas ressuscitou” (Lc 24.6, 10). A importância da referência que Lucas faz a ela já realçada. Lucas foi o único a fazer referência a ela (8.3; 24.10).
Acerca de Susana, mencionada somente aqui em Lucas 8.3, nada mais se sabe. Entretanto, seu nome jamais deveria ser esquecido. Seus atos de bondade para com o Senhor e seus discípulos eram puros e fragrantes, que por conseguinte nos lembra um belo “lírio” (que é o significado de seu nome).
Alegra-nos ler que além das três mulheres já mencionadas havia “muitas outras” . O que temos aqui, pois, é uma verdadeira Sociedade que as mulheres nunca adotaram uma atitude contrária a JESUS ou a sua causa carece de cuidadosa delimitação. Não obstante, é um fato que, salvo algumas poucas exceções, as moças e senhoras mencionadas no Novo Testamento estavam lado a lado com o Senhor. Em linhas gerais, é verdade que, embora Pedro negasse a CRISTO, Judas o traísse, Herodes o desdenhasse e Pilatos o condenasse, as mulheres o honraram e ministraram às necessidades dele e de seus discípulos. Na extensão em que fizeram isso, as consoladoras palavras de Mateus 25.34-40 podem ser-lhes aplicadas com toda propriedade. "Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes". Mateus 25:35-40
 
Lições Práticas Derivadas de Lucas 8.1-3
Em geral, as três seguintes aplicações são evidentes:
1. A menção de “Joana, esposa de Cuza, o mordomo da casa de Herodes”, nos ensina que o evangelho deve ser levado tanto à mansão quanto ao mercado, àqueles que se encontram em alta posição e aos que executam trabalhos servis. Veja Efésios 6.5-9; Filipenses 4.22.
2. A Escritura designa às mulheres um papel vital, chamando-as a um labor de auxílio, de serviço (At9.36; 16.14, 15,40; 18.26; Rm 16.1, 2; Fp 4.2, 3; 2Tm 1.5.
Superestimar o valor de uma Sociedade Auxiliadora Feminina que funciona é uma tarefa quase impossível.
3. “Mulheres que tinham sido curadas ... estavam ajudando na manutenção” do pequeno grupo composto por JESUS e os Doze. Como a chuva que desce sobre a terra para abençoá-la e outra vez sobe pelo efeito do sol e forma nuvens, assim também é preciso manter o ciclo espiritual - o que se menciona no Salmo 50.15; cf. 116.3-6, 12-14. As bênçãos que descem do céu devem voltar para lá na forma de sincera e humilde ação de graças!
William Hendriksen - Comentário do Novo Testamento - Volume 1 - Lucas - Editora Cultura Cristã.
 
A importância das mulheres.
Uma parte importante da solicitude que DEUS tem para com as pessoas e que é manifestada para com grupos que não eram altamente estimados na sociedade do século I: as mulheres, as criancas, os pobres, os de má fama. Por exemplo, dá um lugar de relevãncia 'as mulheres. No século I, as mulheres eram mantidas num inferior lugar, Lucas, porém, vê-as como objetos do amor de DEUS, e escreve acerca de muitas delas. Nas histórias da Infãncia, conta de Maria, mãe de JESUS, e de Isabel e Ana. Mais tarde, escreve também de Marta e da sua irmã Maria (10:38-42), de Maria Madalena e Joana e Susana (8:2-3). Refere-se a mulheres que nao menciona pelo nome, tais como a viúva de Naim (7:11-12), a pecadora que ungiu os pés de JESUS (7:37ss.), a pequena velha encurvada (13:11), a viuva que deu a DEUS tudo quanto tinha (21:14) e as “Filhas de Jerusalém” que lamentavam por JESUS enquanto Ele subia à cruz (23:27ss.). Às vezes, as mulheres aparecem também nas parábolas, como naquela da moeda perdida (15:8ss.) ou do juiz injusto (18:1 ss.).
As mulheres que serviram a JESUS (8:1-3)
Depois disto JESUS saiu numa viagem de pregacão. Nao são mencionadas sinagogas, e é muito possível que a hostilidade cada vez maior da parte da instituicão das sinagogas O levasse a concentrar-Se em pregar e ensinar ao ar livre. Nao tinha falta de auditório, pois há referências repetidas as multidões (cf. 7:11, 24; 8:4, 19, 40, 45). Nesta ocasião, foi acompanhado pelos Doze e por algumas mulheres as quais curara e libertara. Os rabinos recusavam-se a ensinar às mulheres, e geralmente lhes atribuiam um lugar de grande inferioridade. JESUS, porém, livremente as admitia à comunhão, como nesta ocasião, e aceitava o serviço delas. A primeira a ser mencionada é Maria chamada Madalena (o nome de um lugar, que significa “de Magdala,” i.e, “A Torre”). A imaginação cristã tem feito muita especulação em tomo de Maria Madalena, e usualmente a vê como uma mulher muito bela a quem JESUS salvou de uma vida imoral. Absolutamente nada há nas fontes para indicar tal coisa. Lucas diz que dela saíram sete demônios, o que demonstra que JESUS a livrara de uma experiência muito angustiante. Nao há, porém, razão alguma para ligar os demônios com a conduta imoral: demônios aqui estão mais usualmente associados com perturbações mentais.Joana é mencionada outra vez em 24:10, mas fora disto nada se sabe acerca dela. O marido dela, Cuza, é mencionado somente aqui. Que era procurador de Herodes mostra que era um homem de posição, embora nao esteja clara a natureza do seu cargo. A palavra traduzida procurador pode denotar o mordomo das fazendas de Herodes, ou pode indicar um cargo político. Godet conjetura que este homem pode ter sido o oficial cujo filho JESUS curou (Jo 4:46 ss.). Se for assim, explicaria por que Joana era contada entre os seguidores de JESUS, e por que recebeu licença de acompanhá-Lo nesta viagem. Nada mais se sabe de Suzarn. Lucas não entra em mais detalhes; havia muitas outras, mas acrescenta apenas que the prestavam assistência com os seus bens. Esta expressão é valiosa porque nos dá um dos poucos vislumbres que temos da maneira pela qual as necessidades de JESUS durante Seu ministério foram supridas. Lemos que o grupo apostólico tinha uma bolsa em comum, da qual tiravam as despesas para o alimento e as ofertas para os pobres (Jo 13:29), mas não somos informados como era enchida. Aqui ficamos sabendo que estas mulheres correspondiam em amor e gratidão aquilo que JESUS fizera para elas (cf.Mc 15:4041). Parece que não era incomum o caso de mulheres piedosas ajudarem mestres religiosos, e JESUS fala dalguns fariseus que evidentemente eram bem capazes (20:47). Acalenta o coração ao ler sobre este grupo de mulheres que davam apoio a JESUS. E vale a pena refletir que os Evangelhos não registram que alguma mulher empreendesse alguma ação contra Ele: Seus inimigos eram todos homens.
Lucas, Introdução e Comentário, Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, Caixa Postal 21266, São Paulo, SP, 04602-970, www.vidanova.com.br
Leon L. Morris, M.Sc., M.Th., Ph.D. Diretor, Ridley College, Melboume
 
Questionário da Lição 6 - Mulheres Que Ajudaram JESUS
2º trimestre de 2015 - JESUS, o Homem Perfeito: O Evangelho de Lucas, o Médico Amado.
Comentarista: Pastor: José Gonçalves
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas Verdadeiras e com "F" as Falsas, conforme a revista da CPAD.
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
Referências Bibliográficas (outras estão acima)
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br
www.escoladominical.net
www.gospelbook.net
www.portalebd.org.br/
http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/ - Pb Alessandro Silva
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/alianca.htm