Sobe para 66 o número de mortos em réplica de terremoto no Nepal

Postado por 

A forte réplica de ontem - de magnitude 7,3 na escala Richter - do terremoto do último dia 25 causou 66 mortes e deixou 1.928 feridos, o que eleva o número total de vítimas em ambos os eventos para 8.151 mortos e 17.866 feridos, segundo a última apuração oficial.

O Ministério do Interior do Nepal informou nesta quarta-feira que a forte réplica do terremoto de 7,8 graus de abril causou danos ontem em 32 dos 75 distritos do Nepal.

Com mais de 200 réplicas (desde o tremor de 25 de abril), os especialistas tinham dito que havia poucas possibilidades de uma réplica desta magnitude", explicou ontem à Agência Efe o porta-voz do Ministério do Interior do Nepal, Laxmi Prasad Dhakal.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) localizou o epicentro a 18 quilômetros a sudeste da cidade nepalesa de Kodari, no distrito de Sindhupalchok, próximo da fronteira tibetana, e contabilizou depois cerca de 20 réplicas.

Os tremores de ontem terminaram de derrubar dezenas de casas e edifícios que já tinham sido danificados no dia 25 de abril.

Segundo o governo nepalês, pelo menos 300 mil imóveis foram devastados pelo terremoto do dia 25, um número que ultrapassa 500 mil se forem incluídos aqueles que sofreram danos menores.

A forte réplica de ontem voltou a sacudir os distritos de Dolakha e Sindhupalchok, este último o mais castigado pelo terremoto de magnitude 7,8 de abril, já que registrou mais de um terço das vítimas.

O tremor de ontem também deixou pelo menos 17 mortos e 39 feridos no norte da Índia e um morto no Tibete, além de também ter sido sentido em Bangladesh.


EFEhttp://josiel-dias.blogspot.com.br/2015/05/sobe-para-66-o-num