2º Trim. 2015 - JUNIORES - Lição 10: Exercito de anjos

2º Trim. 2015 - JUNIORES - Lição 10: Exercito de anjos
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
2º Trimestre 2015
Tema: Vitórias do povo de Deus
Comentarista: Cristiane Alves



LIÇÃO 10 - EXÉRCITO DE ANJOS


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seus alunos crer que Deus sempre está conosco. Em todo o tempo Ele está a nos ajudar


Memorizando
“Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba". (Jó 33.14 – NVI).
  

Texto Bíblico: 2 Rs 6.8-23.

Introdução
O texto lido nos relata que Israel vivia um dos momentos mais críticos de sua história, quando o moço do profeta Eliseu acorda pela madrugada e vê toda cidade cercada pelo inimigo, ele então se desespera e pede socorro “...Ai! Meu senhor! Que faremos?” (2 Rs 6.15b).  Foi nesse momento que através da oração do profeta Eliseu que algo sobre natural e impressionante acontece, Eliseu pede para o seu moço que ele abra o seus olhos e enxergue a vitória que o Senhor proporcionará e que Israel não seria sucumbido pelo rei da Síria. “Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (2 Rs 6.17-18).


Havia uma crise
O rei da Síria enviou para Dotã, lugar onde estava Eliseu, homem de Deus, cavalos, carros e tropas de soldados “Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade”  (2 Rs 6.14). Um exército cercou a cidade.  Um homem cercado pelos inimigos. Não tem sido assim em nossas vidas, muitas vezes sentimos encurralado? Num beco sem saída? Em meio a uma guerra? Sentimos só, parece que Deus se esqueceu de nós.

O rei da Síria, citado aqui no texto pode ser representado com o pecado que tão de perto nos rodeia e nos embaraça “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia...” (Hb 12.1), a Bíblia nos diz para estarmos com os olhos abertos “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;”  (1 Pe 5.8).
Como os pecados tem nos cercado, assim também problemas tem nos afligido, problemas familiares, emocionais, econômicos, de saúde etc. O momento pode ser dramático ou de sobremaneira difícil, somos hoje pessoas cercadas, encurraladas sem saída. Como Eliseu estamos cercados por todos os lados pelos inimigos que querem nos devorar.

Houve o momento de desespero
No versículo 15, “Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?” (2 Rs 6.15), Conta que o discípulo do homem de Deus se levantou muito cedo provavelmente de madrugada e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros “...então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?”(2 Rs 6.15).

 “Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”(2 Rs 6.16).
O profeta Eliseu no momento mais crítico e difícil responde com grande confiança: "...mais são os que estão conosco...". Jesus esta conosco todos os dias. “...porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 Jo 4.4).


Deus abre os olhos espirituais e provê o socorro
“Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja...” (2 Rs 6.17a). Deus responde a oração do profeta Eliseu “...O SENHOR abriu os olhos do moço,...” (2 Rs 6.17b).

Quantos estão presos como um pássaro em uma gaiola e não consegue ver que a porta está aberta. É necessário que o Senhor abra os nossos olhos. Só estamos vendo os problemas, infelizmente estamos com os olhos fechados, e não temos visto os milagres que o Deus das impossibilidades pode realizar por nós.
“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”(Lc 1.37).

O monte estava cheio de cavalos e carros, um grande exercito de inimigos “...eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade...” (2 Rs 6.15). No meio das adversidades ali estava Deus com carros e cavalos de fogo para garantir a vitória de seu filho “...e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (2 Rs 6.17c). Não pense que você está sozinho nesta luta, Jesus esta com contigo pra ti ajudar e socorrer. Deus quer nos acudir, quer nos socorrer, quer suprir as nossas  necessidades. Ele é poderoso para fazê-lo. Hoje Deus pode enviar suas carruagens de fogo para nos atender, não podemos nos esquecer de que há um grande exercito a nossa volta. “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Sl 34.7). “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hb 1.14).


Vencemos o mal através do bem
O exército dos inimigos desceu para a peleja, para o ataque, para a batalha. Porém o homem de Deus orou e os olhos dos soldados Sírios ficaram cegos. Quando oramos ao Senhor, o mal não prevalece, não avança, pois nenhuma arma forjada contra nós prosperar (Is 54.17).
Eliseu então conduziu o exército cego ao rei de Israel.
Deus nos dará sempre a vitória sobre os nossos inimigos, quando agimos conforme a Sua palavra, vencendo o mal com o bem. Assim fez o rei de Israel com os seus inimigos: “Ofereceu-lhes o rei grande banquete, e comeram e beberam; despediu-os, e foram para seu senhor; e da parte da Síria não houve mais investidas na terra de Israel” (2 Rs 6.23).


Aplicação da Lição
Enfatize aos seus alunos que não importa quão difícil possa ser a situação. Devemos sempre confiar em Deus. Ele sempre atende nossas orações e nos envia auxilio.



Fontes Consultadas:
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.

TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
 http://www.portalebd.org.br/classes/juniores/item/4215-juniores.html
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Prof. Jaciara da Silva