2º Trim. 2015 - Lição 10 - Jesus e o dinheiro I Plano de Aula

2º Trim. 2015 - Lição 10 - Jesus e o dinheiro I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - JESUS, O HOMEM PERFEITO: O Evangelho de Lucas, o médico amado
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 10
LIÇÃO Nº 10 – JESUS E O DINHEIRO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do Evangelho segundo Lucas, analisaremos hoje como Jesus Se relacionou com os bens materiais, notadamente, com relação ao dinheiro.
- Jesus, o homem perfeito, era desprendido dos bens materiais.
2º SLIDE  I – JESUS ERA DESPRENDIDO DOS BENS MATERIAIS
-  Lucas apresenta Jesus como um homem de humilde posição social, pois (I):
a) Seus pais moravam em Nazaré, uma aldeia que nem sequer era mencionada na mapa – Lc.1:26,27; 4:16;
b) Jesus nasceu em uma manjedoura, num estábulo – Lc.2:7;
c) A oferta apresentada no templo para purificação de Maria foi a oferta dos pobres – Lc.2:22-24;
3º SLIDE
-  Lucas apresenta Jesus como um homem de humilde posição social, pois (II):
d) Jesus exerceu a profissão de carpinteiro em Nazaré – Lc.4:22;
e) Jesus foi sustentado por contribuições financeiras de mulheres em Seu ministério – Lc.8:3;
f) Jesus disse que não tinha onde repousar Sua cabeça – Lc.9:57
4º SLIDE
- O desprendimento das coisas materiais vivido por Cristo é por Ele ensinado aos discípulos – Lc.9:3; 10:4.
- Jesus ensina que os bens materiais são necessários, mas devem ser buscados única e exclusivamente para satisfação das necessidades básicas e, sobretudo, na obra de Deus, devem ser vistos como algo que será fornecido, na medida do necessário, pelo Senhor.
5º SLIDE
- O ministério de Jesus revela-nos que há necessidade de bens materiais, necessidade de dinheiro para que possamos nos manter sobre a face da Terra, mas que tais bens não podem ocupar a proeminência nem a ênfase em nossas vidas.
- Deus nos garante a abastança e devemos, por intermédio do trabalho, buscar a nossa sobrevivência, sabendo que, para aqueles a quem o Senhor tem chamado para realizar a Sua obra em tempo integral, há a promessa de que o Senhor providenciará o necessário, não devendo tais escolhidos se preocuparem com a sua sobrevivência.
6º SLIDE
- A necessidade dos bens materiais mas o seu caráter secundário é mostrado em Lucas:
a) no episódio de Marta e de Maria (Lc.10:38-42);
b) na parábola do amigo importuno (Lc.11:5-13);
c) no sermão da planície (Lc.6:35-38);
7º SLIDE
- É na resposta a uma pessoa que, na multidão, pede que Jesus interfira no litígio que estava tendo com seu irmão a respeito da repartição de uma herança (Lc.12:13-15), que  Lucas trará o mais longo ensino de Cristo a respeito de nosso relacionamento com os bens materiais em seu evangelho.
- Jesus, nesta resposta, diz que Sua missão não é trazer bens materiais aos homens e que a vida de qualquer não consiste na abundância do que se possui.
8º SLIDE
- A posse de bens materiais não representa qualquer demonstração de espiritualidade, ao contrário do que pensavam os judeus.
- Para os judeus, constituía-se numa oportunidade que era dada por Deus para se exercer a piedade e que somente se não se a exercesse, cairia o rico na reprovação divina.
9º SLIDE
- Jesus mostra um outro lado da riqueza, qual seja, o perigo que têm os ricos de se apegarem às coisas materiais e, em virtude disto, perderem a salvação de sua alma, já que as riquezas materiais, quando passam a possuir o nosso coração, constituem-se em obstáculo para a salvação.
- A riqueza não seja um mal em si, deve ser considerada como algo secundário, que jamais pode se sobrepor à nossa busca das coisas celestiais.
10º SLIDE
- O despojamento de Jesus de todo e qualquer bem material, Sua vinda a este mundo como uma pessoa pobre é um sinal de que a humanidade perfeita, aquela de acordo com a vontade de Deus, independe da posse de bens materiais, que são acréscimos necessários, mas que não passam de acréscimos ao que realmente é essencial na vida humana, que é a busca do reino de Deus (Lc.12:31).
- É importante salientar que o Senhor Jesus não “demoniza” a riqueza. Prova disso é o episódio que envolve o publicano Zaqueu (Lc.19:1-10).
11º SLIDE
- O Senhor Jesus mostra que o nosso relacionamento com os bens materiais expõe a nossa vida espiritual.
- Não é o fato de alguém ser rico ou pobre que determinará se ele serve, ou não, a Deus, mas, sim, o seu comportamento com relação aos bens materiais. Se for desprendido deles, se eles forem vistos como acréscimos, isto é sinal de que a pessoa serve efetivamente ao Senhor; caso contrário, mesmo que não tenha bens, estará comprometendo a sua eternidade, visto que tem seu coração preso às coisas desta vida, pois de nada adiante ajuntar tesouros e não ser rico para com Deus (Lc.12:21).
12º SLIDE  II – OS ENSINOS DE JESUS SOBRE A POSSE DE BENS MATERIAIS: A PARÁBOLA DO RICO INSENSATO
- No contexto da reação de Cristo ao pedido de intervenção num litígio sobre herança, Lucas traz dois ensinos do Senhor que sintetizam a Sua doutrina sobre o nosso relacionamento com as coisas materiais:
a) a parábola do rico insensato (Lc.12:13-21);
b) o discurso sobre a solicitude da vida (Lc.12:22-34).
13º SLIDE
- A parábola do rico insensato tem o objetivo de mostrar que a vida não consiste na abundância do que se possui.
- Jesus fala da herdade de um homem rico que tinha produzido em abundância e cuja preocupação era a de não tinha onde recolher os seus frutos.
14º SLIDE
- Lições da parábola do rico insensato:
a) a riqueza em si não é nenhuma demonstração de espiritualidade ou de bênção divina;
b) quem confia nas riquezas é egoísta, não pensa no próximo nem em Deus;
c) a mentalidade de quem confia nas riquezas é equivocada, pois:
c1) a alma não se satisfaz com coisas materiais;
c2) não podemos presumir uma vida longa;
c3) a vida não se resume a descansar, comer, beber e folgar.
15º SLIDE  III – OS ENSINOS DE JESUS SOBRE A POSSE DE BENS MATERIAIS: O DISCURSO SOBRE A SOLICITUDE DA VIDA
- No discurso sobre a solicitude da vida, Jesus continua a falar sobre o perigo de nos prendermos às coisas materiais, de colocarmos nosso coração nas riquezas.
- Trata-se de discurso voltado para os discípulos, a mostrar que é grande perigo para a salvação amor ao dinheiro (I Tm.6:9,10; II Pe.2:1-3).
16º SLIDE
- O desapego aos bens materiais é uma demonstração da nossa fé em Deus e da compreensão do que é verdadeiramente prioritário nesta vida.
- Jesus mostra que Deus sustenta toda a criação, dá o sustento a todos os seres, que são inferiores ao homem, e, portanto, diante de tal demonstração, por que haveríamos de ficar preocupados com a nossa sobrevivência, nós que somos mais importantes que o restante da criação terrena?
17º SLIDE
- No término deste discurso, Jesus fala a respeito da necessidade que temos de dar esmolas, mostrando, com tal atitude, que somos desapegados dos bens terrenos e que estamos a buscar as coisas celestiais, como prova de que não queremos ajuntar tesouros na terra, mas única e exclusivamente no céu.
- Precisamos dos bens materiais enquanto aqui estivermos na Terra, mas não podemos nos prender a eles, mas, sim, crermos que Deus nos dará o suficiente, desde que demos prioridade ao que realmente é importante, que é o reino de Deus. Que aprendamos esta importante lição do Salvador para que não percamos a vida eterna.



 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/4201-2%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-10-jesus-e-o-dinheiro-i-plano-de-aula.html
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO