2º Trim. 2015 - Lição 11 - A última ceia I

2º Trim. 2015 - Lição 11 - A última ceia I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - JESUS, O HOMEM PERFEITO: O Evangelho de Lucas, o médico amado
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

                                                                               

ESBOÇO Nº 11
LIÇÃO Nº 11 – A ÚLTIMA CEIA
                                   Jesus instituiu a ceia, que substituiu a Páscoa, como celebração de Sua morte durante o tempo da Igreja sobre a face da Terra.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do Evangelho segundo Lucas, estudaremos o episódio da última ceia.
- Jesus instituiu a ceia do Senhor, que substituiu a Páscoa, como celebração de Sua morte durante o tempo da Igreja sobre a face da Terra.
I – JESUS CHEGA A JERUSALÉM
- Na continuidade do estudo do Evangelho segundo Lucas, estudaremos hoje a chamada “última ceia”, a última refeição que Jesus teve com os Seus discípulos antes do início da Sua paixão e morte, ápice de Seu ministério terreno, ocasião em que o Senhor Jesus celebrou a última páscoa e instituiu a ceia do Senhor, a nova forma de celebração de Sua morte e ressurreição que haveria de vigorar durante a dispensação da graça, o tempo da Igreja sobre a face da Terra.
- Consoante já temos visto neste trimestre, Lucas apresenta a vida e ministério terrenos de Cristo em três momentos, que correspondem a três lugares: Nazaré – o período anterior ao início de Seu ministério (a chamada “narrativa da infância”) – Lc.1:26-2:52; Cafarnaum – o período do “ministério galileu” – Lc.4:1-9:50 e Jerusalém – o período do ministério em Jerusalém, onde o Senhor consumaria a Sua missão salvífica, a partir de Lc.9:51.