2º Trim. 2015 - Lição 13 - A ressurreição de Jesus I Plano de Aula

2º Trim. 2015 - Lição 13 - A ressurreição de Jesus I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - JESUS, O HOMEM PERFEITO: O Evangeho de Lucas, o médico amado
COMENTARISTAJOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EVCARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 13
LIÇÃO Nº 13-  A RESSURREIÇÃO DE JESUS
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
Na conclusão do estudo do Evangelho segundo Lucas, analisaremos a narrativa lucana da ressurreição.
- A ressurreição de Jesus é a garantia da nossa .
2º SLIDE   I – A SEPULTURA DE JESUS
- Lucas diz que os conhecidos de Jesus e as mulheres que o haviam seguido durante o Seu ministério estavam de longe vendo estas coisas (Lc.23:49).Mais uma vez, Lucas enfatiza o papel feminino no ministério de Jesus.
- O médico amado revela que não apenas as camadas mais humildes da população haviam crido em Jesus. Menciona que um membro do Sinédrio, chamado José, da cidade de Arimateia, era também Seu discípulo. Lucas mostra o perfil dos discípulos de Jesus: eram pessoas de bem e justas, queesperavam o reino de Deus.
3º SLIDE
- As mulheres, que sempre haviam acompanhado o Senhor Jesus durante o Seu ministério, foram até o sepulcro e viram onde e como foi posto o sepulcro. Voltando elas, prepararam especiarias e unguentos e, no sábado, repousaram, conforme o mandamento (Lc.23:56).
- Verifiquemos que disposição tinham aquelas mulheres! Apressadamente, após terem visto onde havia sido posto o corpo de Jesus, retornaram ao local onde estavam e prepararam unguentos e especiarias, com o firme propósito de ungirem o corpo de Jesus, que não pôde ser convenientemente preparado para o sepultamento, diante da proximidade do sábado.
4º SLIDE  II – A NOTÍCIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS
- Para surpresa delas, como diz Lucas, acharam a pedra revolvida do sepulcro. Apesar de surpresas, as mulheres não titubearam e entraram no sepulcro, não achando o corpo do Senhor Jesus.
- Nesta narrativa de Lucas, vemos um quadro mui digno de veracidade, pois há aqui um retrato preciso da própria personalidade feminina. O médico amado retrata com precisão a sequência das emoções vividas por aquelas mulheres: a perplexidade, o temor, a memória, que, entre as mulheres, é firmada pelas emoções.
5º SLIDE
- Em mais um reforço ao papel das mulheres, Lucas mostra que, ao receberem a notícia da ressurreição do Senhor, rapidamente elas foram divulgá-la aos discípulos de Cristo.
- Lucas mostra-nos assim que a mensagem da ressurreição era para ser divulgada a todos, indistintamente, era algo que deveria ser de pleno conhecimento dos discípulos do Senhor. São as mulheres, com sua intuição aguçada, que entendem, de pronto, o objetivo do plano salvífico do Senhor: divulgar a vitória sobre o pecado e a morte e a necessidade que temos de crer em Jesus para desfrutar desta salvação.
6º SLIDE
- É importante observar que Lucas mostra, com nitidez, que a notícia da ressurreição, pelo seu caráter inusitado e surpreendente, não foi de pronto aceita pelos discípulos, embora o tenha sido pelas mulheres.
- Isto é um ponto importante para afastar qualquer ideia de que a ressurreição de Cristo tenha sido uma lenda, uma farsa, uma invencionice. Lucas, escrevendo a gregos, bem sabia que tal evento era algo considerado totalmente improvável e irracional para a cultura helenística.
7º SLIDE
- É certo que Lucas prestigia a fé das mulheres e mostra que se deve crer na ressurreição em virtude do que o próprio Jesus havia dito. É certo que o médico amado mostra que devemos crer na Palavra, que o verdadeiro discípulo de Cristo Jesus tem fé em seu Senhor e não precisa, por isso, de ver para crer.
- No entanto, sem desprestigiar a fé, o médico amado faz questão de trazer evidências da ressurreição de Cristo. Mostra que o sepulcro tinha tido a pedra revolvida e que tal revolver não foi obra dos discípulos, que somente souberam do ocorrido depois que foram avisados pelas mulheres, como também, à evidência, não poderia ser algo feito pelas mulheres, que não tinham condições físicas de fazê-lo.
8º SLIDE
- Lucas mostra que os discípulos relutaram em aceitar o relato das mulheres, de modo que não poderiam ter sido eles os autores desta história, a confirmar, portanto, que não se tratava de uma lenda ou de uma invencionice que tivesse partido dos próprios discípulos.
- Lucas, assim, mesmo prestigiando a fé, mostra que a ressurreição de Jesus era um fato objetivo, comprovável por fatos e que, portanto, os gregos, tão ciosos da objetividade e da ciência, não poderiam jamais negá-lo.
9º SLIDE  III – OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAÚS
- Em seguida à admiração duvidosa de Pedro, Lucas, então, relata a aparição de Jesus aos dois discípulos que iam para a aldeia de Emaús.
- Lucas diz que dois dos discípulos que ouviram o relato das mulheres e que não fazia parte do grupo dos onze (Lc.24:9), resolveram retornar para sua casa, que ficava na aldeia de Emaús.
10º SLIDE
- Lucas diz que Jesus Se aproximou deles, embora não fosse por eles reconhecido, passando a tomar parte na conversa, mostrando Sua onisciência ao revelar que aqueles discípulos estavam tristes.
- O clima que imperava entre os discípulos de Jesus era o desânimo, a tristeza e a desesperança, sentimentos que retiram completamente a hipótese de que a ressurreição fosse uma história por eles inventada para fazerem sobreviver o movimento.
11º SLIDE
- No testemunho daqueles desanimados discípulos, vemos a incredulidade que reinava mesmo depois do relato das mulheres. Também se mostra, com clareza, a perspectiva que tinham os discípulos com relação ao ministério de Cristo, qual seja, a remissão de Israel (Lc.24:21), a instauração do reino messiânico (Cf. Lc.19:11).
- A desesperança era tanta que os próprios discípulos confessaram àquela personagem que, ante a notícia dada pelas mulheres, que foram verificadas por alguns, de que Jesus havia ressuscitado, mesmo assim não haviam crido na mensagem da ressurreição.
12º SLIDE
- Jesus, então, lança-lhes em rosto a sua incredulidade, considerando-os néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram, mostrando a eles nas Escrituras, que convinha que o Cristo padecesse aquelas coisas e entrasse na Sua glória.
- Neste relato do médico amado, vemos que não há outra fonte para fazermos crescer a nossa fé senão a Palavra de Deus. Jesus mostrou nas Escrituras que convinha que acontecessem aquelas coisas e, enquanto falava, começou a arder os corações daqueles discípulos, que, assim, foram cobrando ânimo e aumentando a sua fé, que havia se esgotado.
13º SLIDE
- Os discípulos chegaram a Emaús e aquela personagem fez que iria prosseguir, mas, num gesto extremamente feliz, aqueles discípulos instaram aquele suposto viajante a que ficassem com eles.
- Jesus aceitou o convite e, no momento da refeição, quando  abençoou o pão e o partiu, então os olhos dos discípulos foram aberto e O reconheceram, tendo, então, o Senhor desaparecido.
14º SLIDE
- Imediatamente, aqueles discípulos retornaram a Jerusalém e contaram o episódio aos onze e aos que estavam com eles, reafirmando a notícia da ressurreição, tendo, então, os próprios onze dito que verdadeiramente o Senhor havia ressuscitado e aparecido a Simão.
- O relato de Lucas mostra, pois, que o convencimento dos discípulos a respeito da ressurreição de Jesus adveio de aparições do Senhor a eles.
15º SLIDE  IV – A APARIÇÃO DE JESUS AOS DISCÍPULOS
- Mas, enquanto os discípulos do caminho de Emaús contavam como Jesus lhes havia aparecido, o próprio Jesus apareceu aos discípulos.
-  Mesmo vendo o Senhor, achavam que fosse Ele algum espírito, tendo, então, o Senhor mostrado que se tratava de um homem ressurreto, com espírito, alma e corpo, tendo mostrado Suas mãos e pés, inclusive pedindo que fosse apalpado, mostrando, assim, que realmente estava em corpo.
16º SLIDE
- Tal minudência apresentada por Lucas mostra bem a intenção do evangelista de não deixar qualquer dúvida a respeito da corporeidade de Jesus, a confirmar que se estava diante de um caso real de ressurreição.
- Os discípulos, então, tomados de alegria, ainda assim não criam, até que o próprio Jesus, para dissipar quaisquer dúvidas, pediu algo para comer, tendo, então, eles apresentado a ele parte de um peixe assado e um favo de mel, que ele tomou e comeu diante deles.
17º SLIDE
- Jesus, então, uma vez mais, usou das Escrituras para que eles compreendessem tudo quanto havia acontecido.
- Como fez com os discípulos no caminho de Emaús, começou a mostrar que convinha que o Cristo padecesse em todo o Antigo Testamento, tendo, então, aberto o entendimento dos Seus discípulos para compreenderem as Escrituras.
18º SLIDE
- Lucas deixa bem claro que, conquanto haja “muitas e infalíveis provas” da ressurreição de Cristo, isto somente pode ser efetivamente crido por quem tiver seu entendimento aberto pelo próprio Jesus.
- Lucas mostra, então, qual o propósito de tudo quanto ocorrera com Cristo, a saber: a pregação do arrependimento e a remissão dos pecados em todas as nações em nome de Jesus, começando por Jerusalém (Lc.24:47).
19º SLIDE
- A pregação do Evangelho era possível, então, porque baseada em fatos, em acontecimentos reais e irrefutáveis, mas que demandariam a fé em Cristo Jesus.
- A pregação do Evangelho é a pregação do arrependimento e da remissão dos pecados em nome de Jesus, algo que deveria ser pregado em todas as nações, começando por Jerusalém.
20º SLIDE
- A mensagem do Evangelho era para todas as nações, embora começasse por Jerusalém, que era onde os discípulos se encontravam naquele momento.
- Era para todas as nações e vemos, aqui, mais uma vez, já próximo do seu final, o Evangelho de Lucas proclamando o caráter universal da obra de Cristo Jesus, do último Adão, da semente da mulher que viera reatar a amizade entre Deus e a humanidade.
21º SLIDE
- Jesus então mostra aos discípulos que eles passaram a ser testemunhas de tudo quanto havia ocorrido, o que explica a mudança de atitude que doravante eles teriam a respeito do tema.
- Eles que haviam duvidado do relato das mulheres passaram a pregar abertamente, a começar de Jerusalém, que Jesus havia ressuscitado dos mortos (At.2:22-24; 3:13-19; 6:14; 7:52; 10:39,40; 13:27-41; 17:30-32; 25:19).
22º SLIDE
- Somente a convicção decorrente das “muitas e infalíveis provas”, poderia fazer com que aqueles discípulos duvidosos mudassem completamente seu comportamento e passassem a pregar a ressurreição de Cristo mesmo contra todas as perseguições e ameaças.
- Esta é mais uma evidência de que a ressurreição do Senhor é uma realidade que não pode ser negada de modo algum. Aleluia!
23º SLIDE
- Jesus, então, mandou aos discípulos que, antes de iniciar a pregação que lhes era ordenada, ficassem na cidade de Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder (Lc.24:49), que era a promessa do Pai que eles haveriam de receber.
- Temos aqui mais uma demonstração de que Lucas considera indispensável a ação do Espírito Santo sobre a vida da Igreja. Sem o revestimento de poder, jamais os discípulos poderiam cumprir a contento a missão que Cristo lhes confiava.
24º SLIDE
- Lucas, então, diz que o Senhor levou os discípulos até Betânia e ali os abençoou, tendo, então, Se apartado deles e elevado ao céu.
- Os discípulos, então, O adoraram e tornaram com grande júbilo para Jerusalém, estando sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus.


COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/4269-2%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-13-a-ressurrei%C3%A7%C3%A3o-de-jesus-i-plano-de-aula.html