2º Trim 2015 - PRE ADOLESCENTES - Lição 13: Morada de Deus

2º Trim 2015 - PRE ADOLESCENTES - Lição 13: Morada de Deus
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTES – CPAD
2º Trimestre 2015
Tema: Quem sou?
Comentaristas: Evelini Ventura



 LIÇÃO  13 - MORADA DE DEUS

Objetivos   Aprender que nosso corpo e a habitação do Espírito Santo
                   Devemos manter- La limpa sem sujeiras, pois Deus habita em
                   Lugares limpos.
Texto Bíblico   1 Co 6.12-20
Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.
Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?
Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo.
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.


Introdução
Estamos terminando com a lição 13, o nosso trimestre “Quem somos”
Na lição 13, estudaremos  a nossa vida, como uma casa, uma casa para morada de Deus, através do seu Espírito. Portanto devemos cuidar e zelar desta casa, mantendo-a sempre limpa, arrumada.

I-Casa suja?
Todos nós A palavra “sabão” em hebraico é borith e deriva do verbo barar, “purificar”. Nos tempos bíblicos havia o trabalho dos lavandeiros que, geralmente, trabalhavam fora das cidades, em locais com abundância de água. Estes trabalhadores eram chamados kabhas, “pisador”, porque era costume pisotear os tecidos junto a uma pedra imersa em água. Em Jerusalém havia um lugar fora dos muros onde as roupas eram lavadas e estendidas para secar, chamado de “campo do lavandeiro” (cf. II Rs 18.17, Is 7.3 e 36.2).
Em Jeremias 2.22, Deus fala da iniqüidade do povo que não poderia ser limpa nem com soda e muito sabão. O Senhor estava se referindo ao pecado do povo. Aos olhos de Deus esta é a pior sujeira e está presente no coração do homem (ou na alma).
Em Jeremias 4.14, Deus faz um apelo ao povo de Jerusalém: Ó Jerusalém, lave o mal do seu coração para que você seja salva. Até quando você vai acolher projetos malignos no íntimo? Está claro aqui que esta sujeira é o pecado abrigado no íntimo das pessoas. Para ser salvo é preciso querer ser limpo desta sujeira.
O profeta Isaías também registra um apelo ao povo de coração sujo: Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem! (Is 1.16,17). Note que Deus é enfático ao pedir que o povo se limpe. Mas, afinal, qual é o produto de limpeza capaz de limpar o que nem soda ou sabão são capazes de fazer?
O sangue de Jesus. Em I João 1.7, lemos: Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Observe aqui que está bem evidente o poder limpador que o “sangue de Jesus” tem para remover o pecado do homem. A única condição para beneficiar-se deste poder é o arrependimento.
Arrepender-se significa primeiro, reconhecer o pecado (ou a sujeira). Depois, confessá-lo a Deus e, por fim, abandoná-lo. De acordo com I João 1.8, quem nega a sua condição “suja” está mentindo para si mesmo e não entendeu a revelação de Deus. Depois de reconhecer-se “sujo” é preciso então confessar o pecado para ser purificado (I João 1.9).
Conhecemos o ditado: Lugar de lixo é no lixo. Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais, que perdeu sua função ou sua utilidade, e por isso deve ser descartado, jogado fora!. Existem pessoas que tem o hábito de guardar o que deveria ser eliminado há muito tempo. Chega um momento que certas coisas começam a se acumular tanto, que é preciso parar e separar aquilo que serve e aquilo que não serve mais. O texto do livro de Neemias nos fala de uma época em que os muros de Jerusalém estavam parcialmente destruídos. Neemias saiu à noite para fazer uma inspeção cuidadosa, cautelosa dos danos causados nos muros destruídos pelos samaritanos (Ed.4.23.24).

Ao chegar ao local chamado Porta do Vale, Neemias para e não consegue mais ir em frente, tamanha a quantidade de lixo que estava naquele setor da cidade. Não havia mais espaço para que Neemias pudesse passar, pois o lixo cobria todos os caminhos impedindo de Neemias seguir em frente. Por causa do lixo Neemias teve que parar e voltar sem poder completar sua investigação!. Na nossa vida espiritual também paramos por causa do lixo!. Quando dá para parar, o melhor que devemos fazer é juntar e retirar todo o lixo produzido pelos nossos sentimentos e pensamentos negativos e jogarmos o mais longe possível. Mas o que devemos guardar e o que devemos jogar fora?.

A resposta está em Fp.4.8 – O texto nos ordena para fixarmos em nossas mentes as coisas verdadeiras, puras, justas e santas. Guardar tudo aquilo que nos edifica, o que é de boa fama, o que é correto, digno. Tudo aquilo que tem virtude. E o que temos que jogar fora?. Jogar o lixo da mágoa, do ressentimento, do ódio, da fofoca, da calúnia, da contenda, do orgulho, da incredulidade. Esses são os lixos que deve ser desprezado pelo cristão. Estes lixos são impróprios, indevidos e contrários à Palavra de Deus. Nenhum deles deve fazer parte da vida de um cristão.

Nisso pensai – é para nos examinarmos, nos avaliarmos repetidas vezes o que é bom e puro para a nossa vida. Esse é o modo que os cristãos podem renovar sua mente para que não se conformem com os maus hábitos deste mundo. Todos nós precisamos estar atentos para que a sujeira do mundo não venha contaminar a nossa vida cristã. Por isso, convido você e a mim mesmo, quando se defrontar com o lixo, jogue fora o mais rápido possível.
Fonte;Bispo Paulo R. Petrizi



II - Hora da faxina
Purificação é um processo de limpeza, onde se tira toda sujeira ou mistura de algum objeto deixando só uma substância em sua formação. Ex: um anel de prata pura é só prata e nenhum outro metal. O OBJETIVO DA PURIFICAÇÃO É LIMPAR.
COMO ERA O PROCESSO DE PURIFICAÇÃO?
A água lava e tira as impurezas exteriores e as impurezas mais profundas que a água não consegue limpar, são tiradas no fogo ao derreter.
Quando se queria consagrar algum objeto, este era lavado e apresentado no altar do Senhor. Mas quando se trata de um metal, QUE SUPORTA O FOGO, e se houvesse alguma mistura ou sujeira mais profunda, devia passar pelo fogo e então toda sujeira que saísse pelas beiradas do crisol era tirada até o metal brilhar e se tornar como um espelho. Depois de purificado pelo fogo tinha que passar pelas águas, e então era consagrado.
  Este texto nos fala sobre a purificação de metais, mas nós podemos tirar uma lição muito boa para as nossas vidas, quanto á nossa purificação.
Como Deus nos purifica?
Vejamos como Deus nos purifica usando os símbolos da água e do fogo:


 I- Purificação através da ÁGUA: “tudo o que não pode suporta o fogo fareis passar pela água” (v.23b).
Os rituais de lavagem tinham ligação com o conceito de purificação (Marcos 7.4). Quando alguém pecava, imolava a um cordeiro, o queimava e depois lavava suas vestes, então estava purificado. Ninguém podia entrar na presença de Deus ou no templo sem se lavar (II Samuel 12.20).
A água molha, encharca e limpa, então pode simbolizar:
a)  Água da PALAVRA DE DEUS: Quando nós somos sensíveis á palavra de Deus, reconhecemos que somos fracos e não suportamos o fogo das provações e tentações. Então a palavra de Cristo nos serve como água (Efésios 5.26).
A palavra de Deus limpa: João 15.3 e Atos 22.16.
A voz de Cristo é como muitas águas: Apocalipse 1.15.
A voz do Senhor ouve-se nas águas: Salmo29.3.
A Palavra de Deus é como água porque limpa as nossas vidas do Pecado. Davi quando pecou, se viu como sujo e clamou ao Senhor que o lavasse (Salmo 51.2 e 7 ).
Em João 13.8, na cerimônia do lava-pés, Jesus disse a Pedro que “se eu não te lavar, não tens parte comigo”. Para estarmos junto com Jesus, precisamos ser lavados por Ele.
No momento do batismo, mostramos que aceitamos a palavra de Deus para limpar nossos pecados, então somos lavados com água.
Ao lermos a Bíblia ou ouvimos uma pregação, esta serve como água para limpar as nossas vidas e nos tirar o pecado. Por exemplo: quando lemos ou ouvimos alguém falar sobre mentira, aquela Palavra serve para nos limpar do pecado de mentir.
Quando alguém prega a palavra é como se estivesse aspergindo, lançando água sobre nós para lavar os nossos pecados (Ezequiel 36.25).
Fonte: http://www.esbocosermao.com/2015/01/purificacao-espiritual.html


III- Casa nova
Texto: "Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).

Nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Somos feitura sua, criados para o louvor da sua glória. Deus colocou em nós o fôlego de vida e fomos criados para sermos sua habitação. Ele fez tudo isso para vir morar dentro de nós. Portanto, nosso corpo deve refletir a santidade d'Ele. Para isso acontecer temos que cuidar de nosso corpo com zelo.

Vejamos as posturas que precisamos ter:

1 - Ter cuidado com nossas atitudes
a - Com o que vemos - "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" (Mt 6.22)
O nosso olhos são a porta de entrada da nossa alma, eles fotografam as imagens e guardam na mente. Precisamos vigiar para que o nosso adversário não nos pegue nessa área, pois como nova criatura, temos a mente de Cristo e ela poderá ser contaminada se não andarmos em vigilância. "..., nós temos a mente de Cristo" (1 Co 2.16)
b - Com o que ouvimos - Podemos ter a alma contaminada através da audição. Vigilância e selecionar ao que submetemos os nossos ouvidos, é necessário - "a fé vem pelo ouvir..." (Rm 10.17)
c - Com o que falamos - Nossas palavras devem ser equilibradas e conduzidas pelo Espírito Santo, para que sejam edificadoras para quem as ouve - "A nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" (Cl 4.6)
d - Com o que fazemos - Nossas atitudes revelam quem somos - "Sabei isto, meus amados irmãos, mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos" (Tg 1.19-22)

2 - Cuidar da estética corporal
Se somos templo de Deus, precisamos cuidar da saúde do corpo.
a - Na aparência - A nossa aparência reflete como estamos interiormente, isto é, a saúde da alma. Se andamos relaxadamente, de qualquer jeito, estamos desprezando o que Deus criou de uma maneira muito linda. Portanto, o nosso vestir deve ser nobre, decente, discreto, isento de sedução. Não é preciso viver comprando roupas para mostrar que se veste bem, mas saber vestir o que tem, com elegância, combinando as peças e estar sempre limpas e cuidadas. Também precisamos fugir da aparência do mal, não usando roupas que despertem a sensualidade, cuidando para que o outro não peque (lascívia)
b - Na higiene corporal - Cuidar da higiene do corpo, tomando banho diariamente, manter os cabelos limpos e tratados, escovar sistematicamente os dentes evitando assim o mal hálito. São hábitos externos que demonstram zelo pelo Templo de Deus e também um excelente testemunho como cristão.
c - No combate a obesidade - Precisamos entender que todo peso acima do proporcional ao nosso biotipo nos causa desconforto, cansaço, aumento da pressão arterial e aceleração cardíaca, o que pode acarretar partida para eternidade fora do tempo. É necessário recuperar a auto-estima, vencer os complexos, os traumas, para que o nosso corpo reflita a glória de Deus. Vejamos o que o Ap. Paulo escreveu em 1 Ts 5.23: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".

3 - Ser exemplo em tudo
Como filhos de Deus devemos espelhar a sua glória, sendo Seus imitadores. - "Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Ef 5.1, 2).
Fugir das obras da carne (Gl 5.19-21).

4 - Ser santos
"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.15, 16).
a - Com unidade de Espírito - (Ef 1.3, 4)
b - Em todo o nosso viver (1 Pe 1.15, 16)
c - Tendo os nossos corpos em sacrifício (Rm 12.1)
d - Tendo o Fruto do Espírito (Gl 5.22)
Fonte; http://www.montesiao.pro.br/estudos

Deus criou o homem de maneira especial, pois o formou à sua imagem e semelhança. O homem foi diferenciado das demais criaturas criadas por Deus pois  recebeu corpo, alma e espírito.

1 – DEUS CRIOU O CORPO HUMANO COM SABEDORIA
(Gênesis 1:26)- E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
1.1 O corpo, uma maravilha de Deus (Salmos 139:14)- Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
1.2 Corpo, uma dádiva divina (Gênesis 1:27)- E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
1.3 Criado para o templo de Deus (Efésios 2:22)- No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

2- O CORPO E SEUS SIGNIFICADOS BÍBLICOS
(Efésios 3:17)- Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
2.1 O corpo, um tabernáculo (II Pedro 1:13) - E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações
(II Pedro 1:14) - Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado
2.2 O corpo, vaso de barro (Gênesis 2:7) - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
(Jeremias 18:6) - Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
2.3 O corpo, uma casa (II Corintios 5:1) - PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
Fonte: http://www.fabiosite.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2222:nosso-corpo-e-templo-do-espirito-santo&catid=45:vida-crista&Itemid=1051

Conclusão
O corpo humano, uma obra de arte

O livro de Jó faz uma das declarações mais fantásticas acerca da origem do homem. Eis o que está escrito: “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-poderoso  me dá vida” (Jó 33.4). O nosso corpo tem dois componentes bem distintos: Fomos feitos do barro e recebemos vida pelo sopro de Deus . Assim, somos corpo e alma. Nosso corpo, feito pelo Espírito de Deus, é uma máquina supermoderna. A mais sofisticada tecnologia jamais concebeu algo tão extraordinário. A mente mais brilhante jamais criou algo tão sublime. Somos um prodígio do Criador. O homem não é singular apenas pela beleza inefável de seu corpo, mas, também, e sobretudo, pela sua semelhança com o Criador. Essa semelhança não é física, pois Deus é espírito. Essa semelhança é moral e espiritual. Temos consciência e relacionamo-nos com Deus, o Criador. Podemos amá-lo e glorificá-lo. Podemos buscá-lo em oração e devotarmo-nos a ele em sincera e profunda consagração.

Marshall Nirenberg, prêmio Nobel de biologia, descobriu que nosso corpo tem cerca de sessenta trilhões de células vivas e em cada uma há um metro e setenta centímetros de fita DNA, onde estão gravados e computadorizados todos os nossos dados genéticos, como a cor da nossa pela, a cor dos nossos olhos e o nosso temperamento. John Wilson, famoso oftalmólogo, disse que temos em torno de dois milhões de fios duplos encapados em cada um de nossos olhos. Se não fora assim, haveria um curto-circuito e ficaríamos cegos. Se nós pudéssemos esticar a fita DNA do nosso corpo, teríamos cento e dois trilhões de metros, cento e dois bilhões de quilômetros. Isso daria para dar várias voltas no sistema planetário. Nós somos um ser programado e computadorizado geneticamente. Falar que somos resultado de uma geração espontânea ou obra do acaso contraria essa realidade inexorável.

O rei Davi disse que Deus fez o nosso corpo de forma assombrosamente maravilhosa, entretecendo-nos no ventre de nossa mãe. Ele viu quando éramos apenas uma substância informe. É meridianamente claro que não somos produto de uma evolução de milhões e milhões de anos. A chamada teoria da evolução não possui a evidência das provas. O próprio livro Origem das Espécies de Charles Darwin, publicado em 1859, em Londres, possui nada menos que oitocentos verbos no futuro do subjuntivo: “Suponhamos”. O Criacionismo não é uma vertente religiosa, como muitos querem. É estritamente científico. Que o universo foi criado, a ciência prova. Que o homem foi criado, a ciência confirma. O que é matéria de fé é que nós cremos que Deus é o criador do universo. Afirmamos, portanto, com inabalável convicção, que não viemos de uma ameba nem somos parentes dos símios. Viemos das mãos do divino artífice. Somos uma obra de arte do Criador. Somos criados à sua imagem e semelhança. As digitais do Todo-poderoso podem ser encontradas em nós.

Muito embora o homem tenha sido criado perfeito, o pecado deformou sua beleza moral. A imagem de Deus estampada em nós na criação, tornou-se a imagem de Deus deformada na queda. Porém, em Cristo, somos a imagem de Deus restaurada. Agora, somos feitura de Deus, criados em Cristo Jesus, para as boas obras. Somos o poema de Deus, a poesia mais bela do Criador. Nossa vida deve resplandecer a beleza de Cristo. A face do Filho refletida em nós, pelo poder do Espírito Santo, deve resplandecer a glória do Pai. Somos uma obra de arte na criação e uma obra da graça na redenção. Fomos feitos perfeitos na criação e declarados perfeitos na redenção. O homem por inteiro, corpo e alma, procede de Deus e só encontra sentido na existência quando se volta para Deus.
fonte http://hernandesdiaslopes.com.br/2014/09/o-corpo-humano-uma-obra-de-arte/#.VYgmxxtVik

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profº Jair César Silva Oliveir
http://www.portalebd.org.br/classes/pre-adolescentes/item/4305-pre-adolescentes.html