Berçário - MANUAL DO PROFESSOR

Revista Bercario


Objetivos
Como o próprio nome da seção já revela, aqui o professor encontra uma meta, que norteará toda a sua aula.
Contudo, será apenas uma sugestão, pois o professor precisa ter em mente suas pretensões.
Por isso, de acordo com a necessidade de sua turma, ele poderá estabelecer seus próprios objetivos.

É hora de preparar o ambiente
Essa seção serve para auxiliar o professor no cuidado que se deve ter com o espaço físico. Para que se evitem acidentes o berçário deve ser limpo e bem adaptado a esta faixa etária.
É hora de conversar com a tia
Nessa seção, o professor vai encontrar comentários sobre o tema a ser abordado no dia ou algumas sugestões didáticas com o objetivo de melhor transmitir o tema do dia e realizar as atividades propostas com mais eficiência. Os temas abordados podem ou não se relacionar com a temática da lição, por terem uma abordagem mais pedagógica.
É hora de conversarmos sobre sua turminha
Nessa seção o professor encontra algumas das principais características gerais, físicas e psicológicas da criança — temas relacionados à educação infantil.
É hora de louvar a Deus
Nesta seção o professor encontra sugestões de cânticos.
É hora do versículo
Nesta seção o professor vai encontrar sugestões de como trabalhar o versículo bíblico do dia. Os versículos são bem curtinhos. Alguns se repetem durante o trimestre. Estaremos utilizando a versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Está é uma versão bíblica séria, confiável, porém com uma linguagem mais acessível ao público infanto-juvenil.
É hora da história bíblica
Nesta seção o professor vai encontrar a história bíblica do dia. Ela está baseada no texto bíblico, com palavras simples e de forma resumida, de acordo com a faixa etária. Não estaremos trabalhando com visuais. Estamos sugerindo que o professor trabalhe com uma Bíblia de pano para o bebê ou a Minha Primeira Bíblia da CPAD.
É hora de brincar
Sabemos da importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento (físico, emocional, cog nitivo...) das crianças. Por isso, elaboramos está seção onde o professor vai encontrar sugestões de atividades lúdicas relacionadas ao tema da lição e de acordo com a faixa etária.
É hora das sugestões especiais
Sugestões de atividades manuais para enfeitar a classe, lembrancinhas que podem ser oferecidas aos pais ou sugestões de recursos didáticos para serem utilizados em classe.
É hora das atividades
Treze folhas de atividades elaboradas para as crianças de dois anos. As folhas estão soltas para que o professor possa reproduzi-las de acordo com o número de crianças em sua classe. As atividades estão relacionadas com os temas das lições.
Você sabia...
Esta seção traz informações sobre educação infantil. O objetivo é que o professor conheça mais sobre o universo infantil.
Visuais
Visuais para ilustrar as histórias bíblicas e versículos. As figuras devem ser recortadas e fixadas em palitos de picolé ou copos plásticos, segundo a sua criatividade.
http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/nossas-revistas/156-reese-bettin-2