ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 10 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel - nº 42)

Tema: AS QUEDAS DE ISRAEL E JUDÁ

Texto Áureo: Oséias 14.1
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição tente extrair os ensinamentos para os alunos viverem na dependência de Deus.
“era clássica da profecia”, esse período é o tempo dos profetas que escreveram as profecias. Isaías, Amós, etc.
“mediada pelos arautos”, se referindo aos profetas clássicos. Arauto eram os homens que tinham a responsabilidade de anunciar nas cidades e aldeias quando o rei fosse passar por elas, eles clamavam em vós alta nas ruas das cidades: “Preparem as ruas e liberem a estrada porque o rei está chegando!”
_______________________________________________
1. REINO DO NORTE: DE PECA A OSÉIAS
- “Os Assírios que viviam no norte da Mesopotâmia”, a Assíria não existe mais, sua capital era Nínive e atualmente é só um ruínas, a Assíria nunca mais foi reconstruída. Sf 2.13,14
“Mesopotâmia”, era antiga região entre os rios Eufrates e Tigre, onde atualmente se encontra o atual Iraque.

1.1.  Peca e Oséias: comandantes de Israel à época do desterro
- “experiência de desterro”, desterro é o ato de retirar os habitantes de sua terra de origem e transportá-los para outra terra.
- “poção setentrional”, se refere ao norte, ao reino do Norte.
“levou cativa duas tribos”, foram as tribos de Rúben, Gade e Manassés. Os Israelitas não era um povo beligerante, suas raízes eram pastores e agricultores, por isso dependiam totalmente do Senhor.
“Samaria foi completamente destruída”, suas terras foram dadas a outro povo, que se converteram ao Senhor, mas por serem estrangeiros, não eram bem vistos pelos judeus. Essa rivalidade permaneceu até o tempo de Jesus.

1.2. Razões para o cativeiro
“rejeição da mensagem de arrependimento”, além de rebeldes eles também eram imprudentes, pois se alguém é alertado do mal que há de vir, vai tomar suas precauções. Mas o reino do Norte fez pouco caso dos avisos dos profetas.
“pecados terem sido generalizados”, se o pecado estivesse somente na casa dos reis, o Senhor teria entregue somente eles, mas toda a nação estava conjurada no erro.

1.3. Consequência do cativeiro assírio
“foram dispersos pelas comarcas assírias”, aquelas dez tribos que compunham o reino do Norte perderam a identidade e toda a sua história ficou esquecida. Dessa forma as dez tribos desapareceram, ficando somente em Judá, as tribos de Judá e Benjamim, as famílias dos sacerdotes levitas e algumas poucas famílias das outras dez tribos.
________________________________                 
2. REINO DO SUL: DE JOTÃO A ZEDEQUIAS

2.1. Jotão
- “não removeu os santuários pagãos”, apesar do rei fazer o que era reto, havia um clima de tolerância, o que naquele tempo era extremamente perigoso no meio do povo de Deus.

2.2. Acaz
“ele confeccionou ídolos”, se Jotão já deve ser alvo de críticas, quanto mais o rei Acaz, que demonstrou como servir aos ídolos.
“queimou seus filhos em sacrifício”, havia entre ao cananeus uma divindade pagã chamada Moloque ao qual eles sacrificavam crianças no fogo. Não há nenhuma ligação entre a palavra moleque e o ídolo Moloque.

2.3. Ezequias
- “havia sido conduzida a impiedade”, as festas não eram mais comemoradas como havia sido ordenado e o Templo do Senhor estava abandonado.

2.3.1. O avivamento liderado por Ezequias
“removeu os altares idólatras”, havia uma série de altares espalhados pela nação, ninguém ia ao Templo, pois tinha um altar idólatra bem perto de sua casa.
- A purificação que Ezequias promoveu foi a maior em Israel, ele combateu mais a idolatria do que Davi, destruiu inclusive a imagem que Moisés havia feito, mas que depois o povo a idolatrou. 2 Rs 18.4

2.3.2. O cerco de Judá empreendido por Senaqueribe
“como Deus miraculosamente”, professor(a), dê um pesquisada na Palavra para estar a par dessas histórias.
- Senaqueribe invadiu Judá e cercou a Jerusalém, pois era a cidade mais fortificada.

2.4. Manassés, o terrível
“o pior comandante do Sul”, ele foi o que mais afastou o povo da presença do Senhor e teria sido ele que mandou executar o profeta Isaías, porém essa informação não é bíblica, ela surgiu de um livro apócrifo de autoria desconhecida.
- Algo interessante é que Manassés nasceu durante os quinze anos que o Senhor concedeu a Ezequias após a sua doença, porque quando Ezequias morre Manassés tinha uns doze anos. Se Ezequias tivesse morrido na época em que o Senhor anunciou, então Manassés não teria nascido e tudo estaria resolvido, mas aí Ezequias orou e chorou e o resto os irmãos já sabem.

2.4.1. O arrependimento de Manassés
“passou a adorar tão somente a Ele”, o pior rei de Israel foi salvo. Então todos podemos ser salvos também, tem muito valor pra Deus um coração arrependido.

2.5. Amom
- ...

2.6. Josias
“a aliança foi renovada”, nessa ocasião foi encontrado o livro da Lei na casa do Senhor 2 Rs 22.8. Foi um avivamento que começou na Palavra.
“o coração do povo não se havia voltado”, nesse caso só o cativeiro seria a solução, e de fato após o cativeiro a nação de Israel nunca mais se voltou à idolatria outra vez.

2.7. Joacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias: a queda do Reino do Sul
- Apesar do bom exemplo de Josias, seus filhos não seguiram seus passos, o que prova que filho de crente não será necessariamente crente.

2.7.1 A primeira leva dos cativos
“recusando-se a pagar novos tributos”, o objetivo de Babilônia não era inicialmente a deportação, mas a cobrança de tributos. Isso porque Ezequias havia mostrado para a comitiva de Babilônia toda a sua riqueza Is 39.12, criando a ideia naquela nação de que Israel era muito rico.

2.7.2. A segunda leva de cativos
- “além do profeta Ezequiel”, nesse tempo o profeta Jeremias profetizava em Jerusalém, isso mostra que Ezequiel foi contemporâneo de Daniel e Jeremias, porém Daniel morava no palácio e Ezequiel com os escravos judeus, enquanto Jeremias estava em Jerusalém. Assim havia uma boca de Deus no palácio de Nabucodonosor, uma no meio do povo e uma em Judá.

2.7.3. A última leva de cativos
“o Templo ficou em ruínas”, nesse período a Arca de Deus desaparece, é provável que ela já não estivesse mais no Templo na época da invasão.
“Jeremias e mais alguns pobres”, e a terra ficou desolada, sem governo, completamente abandonada.
______________________________________
CONCLUSÃO
“levou-os ao exílio”, diferente do povo que foi levado cativo para a Assíria, os habitantes de Judá retornaram após setenta anos de cativeiro e reconstruíram o templo e os muros.
- “intervém de forma direta no pecado nacional”, as diversas situações ocorridas ao longo da história mundial mostram que o Senhor leva em consideração quando um ato pecaminoso afeta o povo em nível nacional ou regional.
Pense nessa teoria: quando alguém peca as consequências naturais vem para si e para sua família, porém se alguém com seu pecado influencia uma massa popular então ele corre o risco de receber a visita do anjo do Senhor. Além dos casos bíblicos temos o caso do Titanic, dos Beatles e muitos outros. É UMA TEORIA, SE ACHAR INTERESSANTE, COMENTE.
- Corrija o questionário e elabore o resumo.

Boa aula!

http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/06/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_6.html
Marcos André – professor