3º Trim. 2015 - Lição 1 - Uma mensagem à igreja local e à liderança V

3º Trim. 2015 - Lição 1 - Uma mensagem à igreja local e à liderança V
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIOS - SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM RECIFE/PE



LIÇÃO 01 – UMA MENSAGEM A IGREJA LOCAL E A LIDERANÇA
3º TRIMESTRE DE 2015 (I Tm 1.1,2; Tt 1.1­4) 
INTRODUÇÃO
A lição do terceiro trimestre de 2015 tem como título: A Igreja e o seu Testemunho – As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais​, onde teremos a oportunidade de estudar treze lições baseadas nas epístolas de I e II Timóteo e Tito, que foram denominadas de Epístolas Pastorais​. Nesta primeira lição traremos informações introdutórias acerca destas três epístolas paulinas; veremos o recorte apologético do apóstolo Paulo contido nelas; e, por fim, destacaremos ainda exortações paulinas acerca dos futuros ataques contra a Igreja de Cristo na terra.
I – INFORMAÇÃO SOBRE AS EPÍSTOLAS PASTORAIS
“As cartas de I, II a Timóteo e a Tito formam um grupo distinto na coletânea paulina, declaram ser comunicações do apóstolo enviadas a dois dos seus cooperadores da maior confiança. Receberam o título de “Pastorais” desde o início do século XVIII porque estão endereçadas a pastores e/ou líderes e, em grande medida, dizem respeito aos deveres deles” (KELLY, 1983, p. 09 ­ acréscimo nosso). 

Fonte: http://portal.rbc1.com.br/licoes-biblicas/ Acesso em 01 jul. 2015.http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos