3º Trim. 2015 - Lição 2 - O evangelho da graça I Plano de Aula

3º Trim. 2015 - Lição 2 - O evangelho da graça I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
COMENTARISTAELINALDO RENOVATO DE LIMA
PLANO DE AULA - EVCARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP



PLANO DE AULA Nº 2
LIÇÃO Nº 2 – O EVANGELHO DA GRAÇA
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
Iniciando o estudo das cartas pastoraisestudaremos a Primeira Epístola de Paulo a Timóteomais precisamente o seu primeiro capítulo.
Timóteo deveria afastar o perigo dos crentes judaizantes lembrando a igreja de Éfeso que a nossa salvação é pela graça de Deus.
2º SLIDE  I – A MISSÃO CONFIADA POR PAULO A TIMÓTEO
- Paulo, na saudação inicial a seu filho na  de Timóteoidentifica-se como apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa.
- Paulo dirige-se a Timóteo como “meu verdadeiro filho na fé”, a demonstrar todo o seu carinho e afeto que dispensava a este seu cooperador, que, já em tenra idade, passara a acompanhar o apóstolo, no início da sua segunda viagem missionária, quando  se juntou, por vontade de Paulo, na equipe do apóstolo (At.16:1-3).
3º SLIDE
- Paulo inicia sua carta propriamente dita lembrando a Timóteo que o havia mandado para Éfeso quando partiu para a Macedônia com uma missão, qual seja, advertir a alguns daquela igreja que não ensinassem outra doutrina nem se dessem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé (I Tm.1:3,4).
- Que “outra doutrina” seria esta? É todo e qualquer ensinamento que não se encontrava na doutrina cristã, na “sã doutrina”. Era todo e qualquer ensino que não se encontra no Evangelho de Jesus Cristo, que é simples (II Co.11:3) e não pode ser acrescentado ou diminuído (Ap.22:18,19).
4º SLIDE
- As “fábulas” são histórias inventadas, verdadeiras ficções, que não encontram qualquer respaldo nas Escrituras.
- A “outra doutrina” é uma armadilha de Satanás para a igreja , pois são ensinos causam dissensões, divisões, pelejas, porfias e inimizades, que são obras da carne (Gl.5:19,20), característica de quem não tem o Espírito (Jd.19), ou seja, agentes diabólicos que procuram fragmentar o corpo de Cristo, que têm como objetivo causar a morte espiritual de muitos.
5º SLIDE
- Timóteo, como pastor em Éfeso, tinha de advertir alguns para que não ensinassem “outra doutrina”.
- Sua missão era impedir que este falso ensino fosse ministrado na igreja. É essencial ao ministério pastoral a advertência aos crentes contra os falsos ensinamentos, contra as heresias, é fundamental e indispensável ao pastor que previna os crentes para que não sejam contaminados com este veneno doutrinário que é lançado pela antiga serpente no meio do povo de Deus.

6º SLIDE
- Aqueles que são chamados ao ensino da Palavra de Deus nas igrejas locais devem ter todo o cuidado não só para não ensinarem “outra doutrina”, mas, principalmente, para que não produzam questões que não contribuem para a edificação de Deus.
- Os mestres são constituídos na Igreja para promover o aperfeiçoamento dos santos, para que haja a edificação do corpo de Cristo em amor (Ef.4:11-16).
7º SLIDE
- A missão de Timóteo não era excluir estas pessoas, mas, sim, adverti-las, mostrar-lhes que o que estavam a ensinar “outra doutrina” e que deveriam cessar esta atitude, arrependendo-se e voltando a ensinar o Evangelho de Jesus Cristo.
- O papel do pastor não é “matar” imediatamente os que estão no erro, mas levá-los ao arrependimento, procurar a restauração espiritual daqueles que se encaminham pela senda do pecado, pelo engano.
8 º SLIDE  II – A SALVAÇÃO É PELA FÉ, A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA
- A edificação de Deus consiste na fé. Não podemos crescer espiritualmente, não podemos edificar o corpo de Cristo senão por meio da fé.
- A fé é a aceitação da mensagem do Evangelho, o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm.1:16).  A salvação vem pela fé, a salvação vem pela graça de Deus e, por isso, não se pode permitir a introdução de qualquer outra condição para que se alcance a salvação.
9º SLIDE
- Com a fé em Jesus Cristo, conseguimos cumprir a lei e a lei em todo o seu real sentido, já que o “fim do mandamento é a caridade de um coração puro e de uma boa consciência e de uma fé não fingida”.
- O objetivo da lei é cumprido quando recebemos o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo quando cremos em Jesus (Rm.5:5), amor este que nos permite cumprir a lei em sua plenitude.
10º SLIDE
- Além do “amor de um coração puro”, a salvação pela fé proporciona a cada um de nós “uma boa consciência”.
- Quem serve verdadeiramente a Jesus não tem “problema de consciência”, porquanto o Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm.8:16), pois seguimos sempre esta “voz de Deus” que habita em nós, somos guiados pelo Espírito Santo (Rm.8:14).
11º SLIDE
- A salvação pela fé ainda produz no crente “uma fé não fingida”, ou seja, uma fé verdadeira, que não é fruto de uma aparência enganosa de religiosidade.
- Jesus nunca condenou as tradições, mas ensinou que elas não podem invalidar a Palavra de Deus.
12º SLIDE
- Estes supostos “doutores da lei” que estavam a surgir na igreja de Éfeso e que deveriam ser combatidos por Timóteo, haviam se desviado do “amor de um coração puro, da boa consciência e da fé não fingida” para tentar impor aos crentes mandamentos e tradições que não condiziam com a simplicidade do Evangelho, que colocavam em xeque a máxima de que o justo viverá da fé (Rm.1:17).
- A são doutrina é cristocêntrica, ou seja, tem a Cristo e a mensagem da cruz no centro. Tudo quanto for desenvolvido ao largo de Jesus e da cruz deve ser rejeitado pelos verdadeiros e genuínos servos do Senhor, pois não passará de fábula e genealogia interminável, em total desvio do foco da sã doutrina.
13º SLIDE
- A lei é feita tão somente para apontar o pecado, mas a graça de Deus permite que, pelo Evangelho, possamos não só alcançar a salvação mas ainda desfrutar de grandes bênçãos, como a própria chamada ao ministério.
- Paulo dá o seu próprio exemplo para mostrar que a graça de Deus é infinita e não pode ser limitada.
14º SLIDE
- A graça de Jesus Cristo havia transformado Paulo de um blasfemo, perseguidor e opressor em um ministro do Senhor, porque o apóstolo havia alcançado misericórdia.
- É esta graça que faz superabundar com a fé e amor que há em Jesus Cristo. A mensagem que deveria ser ensinada por Timóteo é que Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores.
15º SLIDE
- Ao contrário dos supostos “doutores da lei”, que exibiam um ar de superioridade por serem mais religiosos, o verdadeiro e genuíno pregador do Evangelho deve lembrar a seus ouvintes que ele também é um pecador, mas que já alcançou a misericórdia divina.
- Se Paulo, tendo sido um blasfemo, perseguidor e opressor, alcançara a misericórdia divina e se tornara um ministro de Jesus Cristo, isto era a prova de que todos poderiam receber a mesma longanimidade da parte de Deus.
16º SLIDE
- Por isso mesmo, o apóstolo lembra Timóteo que deveria ele mesmo conservar a fé e a boa consciência, a exemplo de Paulo, pois só assim conseguiria ele escapar ao naufrágio na fé (I Tm.1:19).
- Timóteo deveria lembrar das profecias que houve acerca dele e militar segundo estas revelações, devendo, assim, cuidar-se para que, além de ensinar a sã doutrina, o Evangelho, vivesse de acordo com este mesmo Evangelho, sendo fiel à Palavra de Deus e militando de acordo com esta mesma Palavra.
17º SLIDE
- Somente conservando a fé e a boa consciência, Timóteo evitaria naufragar na fé, o que já ocorrera com Himeneu e Alexandre, que o apóstolo entregara a Satanás para que aprendessem a não blasfemar.
- Esta “entrega a Satanás” nada mais era que uma disciplina, uma retirada da comunhão destes da comunhão, não visando a sua destruição, mas, sim, a sua correção.


COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/4328-3%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-2-o-evangelho-da-gra%C3%A7a-i-plano-de-aula.html