3º Trim. 2015 - Lição 3 - Oração e recomendação às mulheres cristãs V

3º Trim. 2015 - Lição 3 - Oração e recomendação às mulheres cristãs V
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIOS - SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM RECIFE/PE



LIÇÃO 03 – ORAÇÃO E RECOMENDAÇÃO ÀS MULHERES CRISTÃS
3º TRIMESTRE DE 2015 (I Tm 2.1­5; 9­11) 
INTRODUÇÃO
No capítulo de número dois, da primeira epístola a Timóteo, encontramos duas, das muitíssimas exortações do apóstolo Paulo ao jovem ministro da igreja de Éfeso, quanto ao comportamento esperado dos crentes quando eles interagem como uma igreja. Nesta lição, estudaremos a oração como uma proposta intercessora, nos conscientizando de que devemos interceder por todos os homens para que eles alcancem o favor de Deus e, isto inclui os líderes governamentais da nossa nação; e, por fim, veremos as recomendações do apóstolo aos crente de Éfeso, aplicando­as aos nossos dias.
I – ADMOESTAÇÕES PAULINAS QUANTO A ORAÇÃO INTERCESSORA
Embora Deus seja O Todo Poderoso e conheça tudo, Ele decidiu nos deixar “ajudá­lo” a mudar o curso do mundo através das nossas orações, ou seja, por meio da nossas intercessões. “O Verbo 'orar' do grego 'proseuchomai' sempre é usado acerca da 'oração' feita a Deus” (VINE, 2002, p. 835 – acréscimo nosso). Já o verbo interceder, de acordo com o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, é "pedir, rogar, suplicar (por outrem); intervir (a favor de alguém ou de algo)". No sentido bíblico do Novo Testamento é orar em favor de outros, na direção e no poder do Espírito Santo. Na intercessão, o intercessor põe­se diante de Deus no lugar da outra pessoa.
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/4360-3%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-3-ora%C3%A7%C3%A3o-e-recomenda%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0s-mulheres-crist%C3%A3s-v.html
Fonte: http://portal.rbc1.com.br/licoes-biblicas/ Acesso em 13 jul. 2015.