3º Trim. 2015 - Lição 3 - Oração e recomendação às mulheres cristãs I Plano de Aula

3º Trim. 2015 - Lição 3 - Oração e recomendação às mulheres cristãs I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 3
LIÇÃO Nº 3 – ORAÇÃO E RECOMENDAÇÃO ÀS MULHERES CRISTÃS
1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da Primeira Epístola de Paulo a Timóteo, hoje estudaremos o seu segundo capítulo.
- Neste segundo capítulo, Paulo orienta Timóteo a respeito da oração e da recomendação que deveria dar às mulheres cristãs na igreja de Éfeso.
2º SLIDE  I – A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO
- A conservação da fé e da boa consciência, indispensáveis para que Timóteo pudesse empreender a sua missão para impedir a contaminação de falsos ensinos na igreja de Éfeso, deveria iniciar-se por intermédio da oração.
- Paulo é bem claro ao dizer a seu filho na fé: “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens” (I Tm.2:1).
3º SLIDE
- A primeira atitude que o apóstolo Paulo manda que Timóteo tome juntamente com a igreja é a oração.
- Se é essencial que conheçamos a Palavra de Deus para que condições tenhamos de impedir que alguns ensinem “outra doutrina”, tem-se que igualmente importante é que mantenhamos uma vida de oração, sem o que não conseguiremos vencer.
4º SLIDE
- A oração é indispensável para que vivamos espiritualmente. É “o fôlego da vida espiritual”, é o “respirar da alma”.
- Timóteo somente teria êxito em sua missão e a igreja de Éfeso se livraria dos falsos mestres se vivesse em oração, se desse prioridade a duas atividades indispensáveis numa igreja local: a meditação nas Escrituras e a oração.
5º SLIDE
- A oração deveria ser feita em prol de todos os homens e não apenas da membresia da igreja local.
- A igreja deve ter a consciência de que Deus só ouve a quem O teme e faz a Sua vontade (Jo.9:31), ou seja, Deus somente ouve a Igreja, de modo que não há como a Igreja se negar a clamar em favor deste mundo que está sem Deus e sem salvação.
6º SLIDE
- Paulo menciona quatro espécies de oração, a saber:
a) deprecações – petições em prol de certas necessidades específicas que são agudamente sentidas;
b) orações - petições em prol de necessidades que estão sempre presentes;
c) intercessões – súplicas em favor de outrem que manifestam nossa fé em Deus;
d) ações de graças – agradecimentos pelas bênçãos alcançadas.
7º SLIDE
- É a Igreja que deve ser o canal entre Deus e a humanidade, pois ela é o corpo de Cristo, Aquele que é o único mediador entre Deus e os homens (I Tm.2:5).
- A igreja local tem um papel importantíssimo na sociedade, pois é ela quem deve orar pelos reis e todos os que estão em eminência (I Tm.2:2).
8º SLIDE
- A Igreja tem o indeclinável dever de orar pelas autoridades, a fim de que a sociedade tenha “uma vida quieta e sossegada, em toda piedade e honestidade”.
- A arma que a Igreja possui para que a sociedade possa ter paz e promova o bem-estar de todos é a oração.
9º SLIDE
- É triste verificarmos que as igrejas locais, em nossos dias, têm deixado de exercer este seu importantíssimo e relevantíssimo papel social.
- Em vez de orar pelas autoridades, a fim de que haja paz e quietude, a fim de que prevaleça a piedade e a honestidade nas relações sociais, temos visto muitos usarem de outras armas que não são as que devem ser utilizadas pela igreja, como a participação político-partidária (inclusive a formação de partidos políticos), o ativismo sócio-político e, não raras vezes, a participação em conchavos e acordos políticos.
10º SLIDE
- A participação social da igreja local deve se dar, prioritariamente, na intercessão em favor das autoridades, no pedido a Deus para que conduza os governantes de modo a que observem os princípios estabelecidos nas Escrituras Sagradas.
- A igreja local pode, e deve manifestar-se sobre os grandes temas que são discutidos na sociedade, posicionando-se clara e publicamente sobre eles, à luz das Escrituras Sagradas, mas não pode querer se valer de armas carnais para militar a sua fé.
11º SLIDE
- A vida de oração é uma demonstração clarividente de que a igreja local crê que “há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo homem, O qual Se deu a Si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a Seu tempo” (I Tm.2:5,6).
- Quando a igreja local deixa de recorrer à oração para se envolver em outras formas pelas quais entende promover o bem da sociedade está a negar a própria obra redentora de Cristo.
12º SLIDE
- A ênfase que Paulo dá à humanidade de Cristo para estabelecer a mediação exercida por Nosso Senhor leva-nos a entender que esta mediação, esta intercessão operada pelo Senhor junto ao Pai é fruto da Sua compaixão e da Sua experiência obtida na Sua encarnação.
- A encarnação de Cristo, a Sua vitória sobre o pecado e a morte são a garantia de que devemos, sim, recorrer à oração para que possamos não só nos conservar na fé e na boa consciência, mas para que possamos trazer à sociedade onde vivemos uma “vida quieta e sossegada, com toda piedade e honestidade”.
13º SLIDE
- Paulo queria que todos os homens orassem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda (I Tm.2:8).
- Ao falar em “levantar as mãos”, Paulo alude a uma posição costumeira da oração naquela época, que, como toda posição de oração, não é a única possível. Tal passagem não dá qualquer base às “animações de auditório” que têm infestado nossos cultos ultimamente e que devem ser coibidas.
14º SLIDE  II – OS DEVERES DAS MULHERES CRISTÃS
- Depois de falar da oração, Paulo traz a Timóteo orientações concernentes ao papel da mulher na igreja local., mais uma das passagens que as feministas equivocadamente querem apresentar como “provas do machismo do apóstolo Paulo”. Não há qualquer “machismo”, pois:
a) a simples existência de recomendações específicas às mulheres de Paulo a Timóteo mostra claramente que a mulher era dignificada pelos cristãos;
b) tais recomendações tinham como objetivo mostrar que tanto homens como mulheres deveriam ter um comportamento diferente dos que não serviam a Deus.
15º SLIDE
- A primeira orientação que Paulo dá a Timóteo é que as mulheres deveriam usar traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos (I Tm.2:9).
- Temos aqui um princípio bíblico a respeito das vestimentas, que foram criadas como uma necessidade depois da queda do homem no Éden (Gn.3:7,21), quando se originou o pudor, que nada mais é que a vergonha que decorre da inserção da malícia no coração humano.
16º SLIDE
- O princípio é que o traje deve ser honesto, com pudor e modéstia.
- Traje honesto é traje com decoro, com pudor, “…vergonha recíproca, que os obriga a cobrir a própria nudez, a esconder os próprios corpos, a tirar da vista do homem o que forma o sinal visível da feminilidade, e da vista da mulher o que forma o sinal visível da masculinidade.…”
17º SLIDE
- A vestimenta foi feita para esconder a nudez, assim Deus estabeleceu, já que foi o primeiro a dar trajes permanentes e hábeis a cumprir seu propósito.
- Desta maneira, não só as mulheres mas também os homens devem se vestir de modo a esconder as partes pudendas do corpo.
18º SLIDE
- Mas, além de trajes honestos, as mulheres deveriam, também, vestir-se com pudor e modéstia.
- Modéstia indica senso de pudor, receio de ultrapassar os limites da decência. A vestimenta deve ser com sensatez. Seu intuito não deve ser o de exibir-se, de ‘provocar indignação’, usando aparato apelativo com o intuito de levar outrem a invejá-las.
19º SLIDE
- A honestidade do traje, com pudor e modéstia, impede que a vestimenta seja utilizada como instrumento de sensualidade.
- As vestimentas, por serem traços culturais, são, como todo elemento cultural, variáveis de lugar para lugar, de época para época e que, portanto, ao contrário do que entenderam alguns no passado, não seguem padrões imutáveis.
20º SLIDE
- A vestimenta, em si mesma, embora tenha um papel importante na questão da moral, não é um objetivo a ser alcançado nem representa, por si só, um padrão de espiritualidade.
- Paulo, em sua orientação a Timóteo, é bem claro ao dizer que a mulher deve mostrar que serve a Deus não pelos seus trajes, mas, sim, pelas suas boas obras (I Tm.2:10).
21º SLIDE
- Dois extremos devem ser evitados:
a) achar que a vestimenta, por si só, é demonstração de salvação;
b) achar que a vestimenta nada representa em termos de demonstração de salvação.
22º SLIDE
- Os adornos mencionados pelo apóstolo Paulo (tranças, enfeites com ouro, pérolas e vestidos preciosos) eram ornamentos na época do apóstolo que custavam fortunas, que demonstravam um luxo desmedido e uma ostentação que não correspondia à profissão de fé cristã.
- Em nossos dias, devem ser interpretados como toda e qualquer extravagância, como toda e qualquer ostentação, que deve ser repudiada por todo que cristão se diz ser.
23º SLIDE
- Depois de ter falado a respeito da vestimenta das mulheres, o apóstolo Paulo fala a respeito do papel que tinham elas nas igrejas locais.
- O ensinamento de Paulo é o de que o “ministério da palavra”, a liderança da igreja foi cometida por Cristo Jesus aos homens, de modo que inexiste um “ministério feminino”.
24º SLIDE
- Nada há, porém, que impeça que a mulher dê ensinamentos na igreja local, desde que o faça sob a orientação e coordenação do ministério pastoral.
- Paulo justifica esta diferenciação de funções, que não significa discriminação injusta nem qualquer superioridade ao homem em relação à mulher pelo fato de Adão ter sido criado antes da mulher e de a mulher ter sido enganada e se tornado o veículo pelo qual o pecado entrou no mundo, ou seja, trata-se de um resultado do juízo divino sobre o pecado, algo que somente poderá ser totalmente retirado quando houver “nova terra onde habita a justiça” (II Pe.3:13).
25º SLIDE
- A mulher é altamente considerada por Cristo Jesus, que lhe restituiu a dignidade.
- A mulher alcançaria a salvação, tanto quanto o homem, tendo ainda o privilégio de dar à luz filhos, algo que homem algum pode fazer, a nos mostrar como há, sim, uma distinção entre homem e mulher.
26º SLIDE
- A verdadeira e genuína mulher cristã não só terá o prazer de alcançar a sublimidade da feminidade, que é a maternidade, como, também, a salvação, permanecendo com modéstia na fé, na caridade e na santificação (I Tm.2:15).
- Não tem o menor cabimento querer utilizar esta passagem como uma suposta base bíblica para a proibição de um legítimo planejamento familiar, ou seja, de um projeto de ter uma determinada quantidade de filhos num determinado período, o que é perfeitamente lícito para um casal cristão, desde que não se vulnere o mandamento da procriação.
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/4344-3%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-3-ora%C3%A7%C3%A3o-e-recomenda%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0s-mulheres-crist%C3%A3s-i-plano-de-aula.html


COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO