Dinâmica da Lição 05: A justiça de Deus (Juvenis)



,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A justiça de Deus.
- Em seguida, deguste com os seus alunos cada assunto importante da lição, sempre de forma criativa e contextualizada.
- Para o encerramento da aula de hoje sugerimos a dinâmica Os atributos de Deus”.

Dinâmica: Os atributos de Deus
Objetivo:
Relacionar os atributos divinos, destacando a justiça de Deus.
Material didático:
Tesoura
Cartolina
Atributos divino (Escritos logo abaixo)
Guloseimas tipo bombons ou pequenos presentes.
Uma pequena mesa
Atividade didática:
Recorte a cartolina em vinte partes iguais. Em cada pedaço você irá escrever: Na parte da frente um atributo divino e na parte de trás a definição desse atributo (Veja sugestão logo abaixo). Coloque todos os pedaços de cartolina com os atributos divino em cima de uma pequena mesa. O atributo justiça ficará guardado com você para ser lido por último. Leve para a sala também uma boa quantidade de guloseimas ou presentes. Para esta dinâmica é importante que a quantidade de guloseimas ou presentes tenha, no mínimo, a mesma quantidade do número de participantes. Estes presentes ou guloseimas devem ser leves e de fácil manejo, pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhar todos em um só volume de forma atrativa com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo.
Inicie a dinâmica dizendo que hoje vamos refletir um pouco sobre os atributos de Deus, especialmente sobre o atributo chamado justiça. Peça que cada aluno vá à mesa e escolha um atributo divino que ele ache interessante. Diga que devem escolher com cuidado pois quem escolher o atributo que for mais interessante vai ganhar um presente. Depois que todos os alunos pegarem um papelzinho peça para que cada um leia o nome e a definição do atributo que escolheu. No final de cada leitura o aluno deve dizer eu mereço ganhar esse presente. Após a leitura o aluno deve entregar o papel para você. O último papel a ser lido será o seu.
Amor - O amor envolve afeição, mas também envolve atitude de entrega, cuidado e correção. O amor busca o bem do ser amado e paga o preço pela promoção desse bem. Eu mereço ganhar esse presente.
Bondade - A bondade divina pode ser definida como a preocupação benevolente com suas criaturas (At 14.17). Eu mereço ganhar esse presente.
Misericórdia - A misericórdia é o aspecto da bondade que faz Deus demonstrar piedade e compaixão (Ef 2.4,5). Eu mereço ganhar esse presente.
Santidade - Significa que Deus é separado de tudo que é indigno ou impuro e que, ao mesmo tempo, é completamente puro e distinto de todos os outros. Eu mereço ganhar esse presente.
Verdade - Quer dizer que Deus é coerente consigo mesmo, que ele é tudo que deveria ser, que ele se revelou como realmente é e que sua revelação é totalmente confiável, pois Ele não mente. Eu mereço ganhar esse presente.
Fidelidade - É uma perfeição em Deus pela qual Ele é fiel à sua Palavra e a todos os Seus concertos. Ele nunca quebra um contrato consigo mesmo nem com Suas criaturas. O que Ele propôs, isto fará, e o que prometeu, isto executará. Eu mereço ganhar esse presente.
Unidade - Significa que só existe um Deus e que ele é indivisível. Eu mereço ganhar esse presente.
Longanimidade - A longanimidade fala sobre o controle diante das provocações (1Pe 3.20). Eu mereço ganhar esse presente.
Imensidão - É a perfeição de Deus pela qual Ele transcende (ultrapassa) todas as limitações espaciais e, contudo está presente em todos os pontos do espaço com todo o seu Ser PESSOAL. Eu mereço ganhar esse presente.
Eternidade - A eternidade significa que Deus não tem começo nem fim. Sua existência é eterna, tanto no passado como no futuro, sem interrupções ou limitações causadas por uma sucessão de eventos. Eu mereço ganhar esse presente.
Imutabilidade - A imutabilidade significa que Deus não muda. Não quer dizer que ele esteja imóvel ou inativo, mas que não se altera, cresce ou se desenvolve. Eu mereço ganhar esse presente.
Infinitude - A infinitude significa que Deus não tem limites ou limitações. Não é limitado nem pelo tempo, nem pelo espaço. Eu mereço ganhar esse presente.
Liberdade - Deus independe das suas criaturas e da sua criação. Não há qualquer criatura que impeça Deus ou que o obrigue a algo. Eu mereço ganhar esse presente.
Vida - Deus tem vida; Ele ouve, vê, sente e age, portanto é um Ser vivo e o princípio de vida. Eu mereço ganhar esse presente.
Onipotência - Deus pode fazer qualquer coisa compatível com sua própria natureza. Mesmo podendo tudo, o que ele escolhe fazer ou não tem motivos que só ele conhece. Eu mereço ganhar esse presente.
Onipresente - Significa que Deus está presente em todos os lugares, inclusive aqui. Eu mereço ganhar esse presente.
Onisciência - Deus sabe todas as coisas de modo pleno sem esforço algum. Não há coisas ou assuntos que ele não conheça melhor que outros. Ele conhece tudo igualmente bem. Eu mereço ganhar esse presente.
Soberania - Significa, em primeiro lugar, que Deus é o ser supremo do universo e, em segundo lugar, que ele é o poder supremo do universo. Eu mereço ganhar esse presente.
Auto-Existente - Significa que Ele existe por si mesmo. Deus é absolutamente independente de tudo fora de Si mesmo para a continuidade e perpetuidade de Seu Ser. Deus é a razão de sua própria existência.  Eu mereço ganhar esse presente.
Justiça – Justiça é a união de todos os atributos divinos. Justiça significa dar a cada um o que merece. Deus é um juiz imparcial. Ele julga a causa. Os homens geralmente julgam a pessoa, mas não a causa. Como Deus é justo, a sua justiça faz com que Ele perceba que todos merecem ganhar o presente. Agora abra e distribua uma guloseima ou um presente para cada aluno.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/07/dinamica-da-licao-05-justica-de-deus.html#ixzz3hVtnZZsL