ESCOLA DOMINICAL - Conteúdo da Lição 5 - Revista da CPAD - JOVENS


As Epidemias Globais
2 de Agosto de 2015


TEXTO DO DIA
“Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares”(Mt 24.7).

SÍNTESE
As epidemias que assolam o mundo apontam para duas coisas: a Queda do homem e o retorno de Cristo.

TEXTO BÍBLICO

Deuteronômio 32.24-27.
24 — Exaustos serão de fome, comidos de carbúnculo e de peste amarga; e entre eles enviarei dentes de feras, com ardente peçonha de serpentes do pó.
25 — Por fora, devastará a espada, e, por dentro, o pavor: ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de mama, como ao homem de cãs.
26 — Eu disse que por todos os cantos os espalharia; faria cessar a sua memória dentre os homens,
27 — se eu não receara a ira do inimigo, para que os seus adversários o não estranhem e para que não digam: A nossa mão está alta; o Senhor não fez tudo isso.

INTRODUÇÃO
Neste domingo, a lição trata de um assunto que preocupa não apenas as autoridades de saúde, mas a todos, desde os pobres até os mais abastados, pois quando uma epidemia surge, os meios de comunicação informam instantaneamente, fazendo com que em poucas horas o mundo inteiro saiba que há uma nova ameaça à vida. Neste início de século, algumas epidemias apareceram e a pergunta que precisamos fazer como Igreja do Senhor é: “Há alguma relação dessas epidemias com a vinda de Cristo, ou são elas apenas consequência do desmatamento e descaso com o meio ambiente, aliados à desenfreada e crescente produção alimentícia de origem animal?”.
Procuraremos, à luz da Bíblia, refletir sobre essa questão, cientes de que a vontade de Deus é levada a efeito de muitas formas, mesmo quando os homens pensam que estão agindo autonomamente ou à parte do Criador (Ec 3.1; 8.6,7).

I. A DESOBEDIÊNCIA — CAUSA DAS EPIDEMIAS

1. A desobediência humana como fonte das enfermidades.
Desde quando o ser humano resolveu rebelar-se contra Deus, o mundo teve sua condição negativamente alterada, possibilitando o surgimento de doenças e enfermidades (Gn 3.1-24). Tal situação só será revertida quando Cristo instaurar, definitivamente, o seu Reino (Ap 21.4).
No tempo do Antigo Testamento e até mesmo ainda no do Novo, havia a equivocada ideia de que as enfermidades eram decorrentes de algum pecado pessoal (Lc 13.16; 2Co 12.7-9). É o caso de Jó (Jó 2.7) e do cego de nascença (Jo 9.1-3), só para ficar com dois exemplos. Porém, tal raciocínio não pode ser aplicado a todos os enfermos, pois muitas doenças não são fruto de pecados pessoais.

2. A quebra do concerto com Deus traria terríveis consequências a Israel.
No último de seus discursos, Moisés falou ao povo de Israel que a desobediência significaria rebelião e, consequentemente, a quebra do concerto com o Senhor, que “esconderia o seu rosto” (Dt 32.20), ou seja, abandonaria o povo à própria sorte, assim como fez com a geração anterior (Dt 32.5-7,15-21). As pragas, doenças e pestes que o Senhor impedira que viessem sobre Israel (Dt 7.12-15), por causa da desobediência, viriam sobre o povo escolhido por permissão do próprio Deus (Dt 32.24-27).
Isto sucede pela simples verdade de o Senhor ser justo, pois se as outras nações foram punidas por tal desobediência, Israel, que conhecia o Eterno Deus, seria tratado com muito mais rigor (Dt 31.27,29).

3. A “função” das pragas do Egito.
A “função” das pragas do Egito (Êx 7 — 11; 12.29-36), e em qualquer outro lugar, é sempre a mesma: quebrar a arrogância, demonstrar que a humanidade depende de Deus, não pode viver à parte dEle e precisa reconhecer-lhe a soberania.
Acima de tudo, o teólogo Victor Hamilton, autor do Manual do Pentateuco (CPAD), diz que a “ênfase no conhecimento do Senhor alça as pragas para além de sua função de castigar severamente. As pragas não são uma vingança contra Faraó. O Senhor não tem a intenção de deixar no Egito um Faraó arrasado e destruído, nem tenciona fascinar o governante egípcio com uma exibição de milagres”.
Conclui-se, então, que o objetivo principal era demonstrar que existe, perante as divindades pagãs, “o verdadeiro Deus” (Êx 12.12; Nm 33.4). Se ainda assim os homens não reconhecem o Senhor e endurecem o coração, a responsabilidade recai exclusivamente sobre eles (Rm 1.20).

Pense!
Qual era o objetivo da punição divina no mundo antigo?

Ponto Importante
É preciso ter cuidado em relacionar as enfermidades com o pecado.

II. EPIDEMIAS DESTE SÉCULO

1. Sars.
Mesmo estando no tempo da graça, Deus manifesta seu poder por meio de pestes que despertam a humanidade e demonstram a esta ser impossível construir o mundo perfeito à parte do Criador (1Ts 5.3). O século 21, marcado pela tecnologia e o avanço científico, foi surpreendido, em novembro de 2002, com o aparecimento de uma epidemia moderna. Surgida no sul da China e popularizada em 2003, a Sars — Síndrome Respiratória Aguda Grave — em poucos dias infectou mais de oito mil pessoas, com surtos em cerca de 30 países, fazendo aproximadamente 800 vítimas em todo o mundo. Apesar de não mais se ouvir falar sobre esta primeira epidemia mundial, ela acabou por despertar a humanidade para o fato de que, mesmo com todos os avanços científicos, a fragilidade humana ainda é real e a sonhada imortalidade não passa de ficção (Is 51.12).

2. Gripe Aviária.
Em 2005, o mundo assustou-se com a chamada gripe aviária, doença que já existe há séculos, mas que ressurgiu de modo surpreendente trazendo prejuízos à economia mundiai, particularmente ao Brasil, grande exportador de aves.
À época, a conjectura de que a influenza H5N1, nomenclatura cientifica da epidemia, fosse o “retorno” da gripe espanhola (pestilência que matou milhões de pessoas no mundo todo no início do século passado), aumentou o pânico e o terror entre as pessoas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que a gripe aviária fez, desde 2003, 331 vítimas fatais. Também matou ou provocou o abate de mais de 400 milhões de aves domésticas em todo o mundo, causando um dano econômico estimado em 31 bilhões de reais.
O vírus tinha sido eliminado da maioria dos 63 países infectados no pico da doença em 2006, que viu 4.000 focos em todo o mundo. No entanto, continua endêmico em alguns países asiáticos e, em 2010, as autoridades alertaram para o possível ressurgimento mundial da doença.

3. Gripe Suína.
Quando o mundo ainda encontrava-se assustado pelo surto da gripe aviária, em 2009 mais uma doença de origem animal surgiu: a gripe suína (influenza H1N1). Quando o primeiro surto apareceu no México, havia a suspeita de 149 mortes pelo contágio do vírus. O Brasil, país afetado pela gripe suína, registrou 1.705 mortes em 2009, e em 2010, cerca de 50 vítimas.
Dados da OMS confirmam que a também chamada “gripe A”, foi responsável por quase 12 mil mortes em todo o mundo. Apesar de controlada, autoridades governamentais ao redor da Terra ainda seguem vacinando as suas populações contra a gripe suína.

Pense!
Você acha que o silêncio da mídia significa que a epidemia se extinguiu?

Ponto Importante
Apesar de, nas cidades de menor porte e interioranas, quase não se falar da existência dessas epidemias, sabe-se que muitos surtos, até mesmo não detectados, também se abatem sobre esses locais.

III. EPIDEMIAS ESCATOLÓGICAS

1. O início do tempo do fim.
O “tempo do fim” será marcado também por graves pestilências. Entretanto, é bom notar que ainda não será o fim, mas o começo deste (Mt 24.6-8; Lc 21.9).

2. Pestes apocalípticas.
Em toda a história, a humanidade sempre presenciou o surgimento de pestilências e pragas que devastaram populações inteiras. As do presente século, apesar de terem dizimado muitas pessoas, devido aos últimos avanços científicos, tiveram uma intensidade bem menor em relação às que as precederam. Todavia, as pestes apocalípticas, ou seja, as do tempo do fim, serão infinitamente piores do que tudo que já se viu (Ap 6.8).

3. A igreja diante das epidemias globais.
Enviadas como castigo, ou permitidas pelo Senhor para demonstrar a nossa dependência e finitude, é necessário que a igreja ofereça uma palavra de esperança em meio à desolação das epidemias. Assim como Moisés intercedeu pelo povo e Deus ofereceu uma solução (Nm 21.4-9), devemos também assim proceder. Tenhamos, tal como Davi, compaixão das pessoas (2Sm 24.10-17).

Pense!
Qual a relação entre as epidemias deste século e a Vinda de Cristo?

Ponto Importante
É importante não se fazer especulações a respeito das epidemias, reputando-as como sinais inequívocos da Vinda de Cristo.

IV. AS EPIDEMIAS E A MISSÃO DA IGREJA

1. A Obra de Cristo na Terra.
Qual foi a missão de Jesus Cristo de Nazaré quando esteve aqui na terra? O que o Filho de Deus fez? O apóstolo Pedro, na casa de Cornélio, afirmou que Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com Espírito Santo e com virtude, para fazer o bem e curar a todos os oprimidos (At 10.38). O próprio Cristo disse que não veio para ser servido e sim para servir (Mt 20.25-28; Mc 10.42-45). Afirmou ainda que não veio condenar o mundo, mas salvá-lo (Jo 3.14-17). Se Ele assim fez, qual é o nosso papel?

2. O papel da Igreja em relação ao mundo.
A Igreja tem um papel imprescindível na terra: dar continuidade ao trabalho de Jesus Cristo (Mc 16.15-20; Mt 28.19,20). Emílio Conde escreveu em seu livro Igrejas sem Brilho (CPAD), que a “igreja que não deseja afastar-se da revelação do Novo Testamento, deve ter sempre presente que o poder de salvar não foi transferido a nenhum homem nem a qualquer igreja ou religião: é Cristo quem salva”.

3. O bem como forma de pregação.
Jesus não recomenda que se faça uma relação entre pecado pessoal e infortúnio (Lc 13.1-5). O bem deve ser feito, independentemente do tipo de pessoa que estamos assistindo (Gl 6.10; 1Ts 5.15; Tg 2.8,9). Por isso, devemos, em todo o tempo, fazer o bem (Tg 4.17), cuidando daqueles que sofrem, pois essa é uma das melhores formas de pregar (Mt 5.16).

Pense!
Qual deve ser o nosso papel diante das enfermidades que assolam o mundo?

Ponto Importante
Servir a sociedade é, ainda, uma das formas mais eficazes de pregar o Evangelho.

CONCLUSÃO
É possível que o consumo exagerado e a criação inadequada de animais tenham provocado as últimas epidemias. Seja qual for a origem de tais pestes, na realidade o pecado sempre estará na raiz do problema, seja este espiritual (rebelião contra o Senhor), seja social (ganância e falta de responsabilidade). Cabe-nos estar alertas, mas não em pânico, pois, abrigados à sombra do Altíssimo, certamente Ele nos livrará da peste perniciosa (Sl 91.1,3).http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/07/escola-dominical-conteudo-da-licao-5_36.html