ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 1 - Revista da Central Gospel



AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 1
(Revista: Central Gospel - nº 43)

Tema: O VERDADEIRO CRISTIANISMO

Texto Áureo: 1 João 2.4.6
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), antes da lição apresente a revista e seus assuntos e chame a atenção para as práticas do verdadeiro Evangelho.  
“pela primeira vez chamados cristãos”, isso devido eles pregarem o nome de Jesus afirmando ser Ele o Cristo.
“seja por desprezo ou por louvor”, essa afirmação é devido a esse apelido ter sido dado de forma pejorativa para escarnecimento do povo de Deus, mas foi muito bem recebido pela igreja como motivo de orgulho.
“eles faziam alguma diferença”, eles marcaram o tempo dando um bom testemunho fazendo com que ficasse esse registro até hoje, do momento que recebemos nosso melhor apelido.
_______________________________________________
1. OS TRÊS PILARES DO CRISTIANISMO
- “autênticos”, ter autenticidade é ser cópia perfeita do autor do evangelho, Jesus.
“fé farisaica”, cheia de preceitos legalistas.
“quaisquer sombra de variação”, quer dizer que a essência da mensagem de Jesus não mudou em nada.
“seguidores de determinado seguimento religioso...do que entre os que se dizem cristãos”, se referindo a outras religiões, quer dizer que algumas religiões são mais coerentes do que alguns que afirmam serem crentes, mas seus atos são de ímpios.
“quais pilares o cristianismo está sustentado?”, interessante pergunta. Coloque em destaque e deixe pra dar a resposta depois.

1.1. A certeza de que Jesus é o único Salvador e o único Mediador entre Deus e o homem
- “e ao Seu Filho a quem Ele enviou”, reconhecer que Jesus é o Filho de Deus é uma revelação do próprio Deus. Esse é um fundamento da fé cristã. Mt 16.17
- “esvaziou-se de si mesmo”, quer dizer que Jesus deixou a posição de majestade e assumiu a posição de servo. Os verdadeiros cristãos são antes de tudo, verdadeiros servos.

1.2. A transformação do ser
“mudança radical de crença”, o verdadeiro Evangelho transforma o estilo de vida dos discípulos porque primeiro mudam o seu interior.
“é um processo natural”, quer dizer que acontecerá natural na vida da pessoa.
“não dogmático”, o dogma é uma atividade ou posicionamento que caracteriza a religião, independente de estar previsto em lei, norma ou regra. Quer dizer que a transformação ocorre de dentro pra fora sem precisar ser imposto por regras dogmáticas.
“dom inefável”, inefável significa que não pode ser explicado com palavras.

1.3. O evangelho em ação
- “ininterrupta prática do evangelho”, é a chamada vida devocional. A pessoa precisa estar no ajuntamento de Cristo o qual ele chamou de “Eclésia” e depois foi traduzido por “Igreja”. É o ajuntamento do povo de Deus:
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18
Existem atualmente os crentes desigrejados que assumem ser crentes, mas não participam de nenhuma comunidade cristã e de nenhum ajuntamento de servos de Deus. Esses crentes estão correndo o risco de estarem sem a salvação pensando que estão salvos.
________________________________                 
2. AMOR: O CAMINHO MAIS EXCELENTE
“alimentam rixas”, alguns crentes veem a igreja como um clube, um local de reuniões, não entenderam e não receberam a principal mensagem do Evangelho de Jesus. O amor a Deus e ao próximo.
“compartilham ideias que contrariam”, quer dizer que eles apóiam tais ideias, incentivando irmãos que assumem papéis de críticas a outros irmãos ou ao próprio ministério. Muitas vezes usam as redes sociais para isso.

2.1. A marca indelével
- “indelével”, significa aquilo que não pode ser destruído ou apagado.
- “se nos amarmos uns aos outros”, de fato desde o surgimento das primeiras comunidades cristãs, o amor tem sido a principal marca dos discípulos de Jesus.
- Quando se afirma que a marca é indelével, quer dizer que ela não pode ser apagada, ou seja, aquele que pratica o amor ao próximo será com certeza reconhecido como servo de Jesus.
“amor sincero e fraternal”, fraternal é o que diz respeito a irmãos, o amor fraternal é o amor entre ou de irmãos.

2.2. O agente precipitador da transformação
- “O agente”, lembre-se que está se referindo ao amor, o amor é o agente que precipita a transformação.
- Esse sub tópico é uma pergunta. Faça ela aos alunos de forma dramática. Convide-os a questionarem-se a si mesmos, se estão vivendo a verdadeira vida cristã, ou se praticam essa que a pergunta está mencionando.
- Conclui-se que se não houve a transformação que está sendo questionada aqui, então não há amor.

2.3. A legitimidade do amor
“teste de DNA”, o teste de DNA identifica a essência da célula, a sua assinatura genética, para saber se a pessoa é quem afirma ser, assim o texto de 1 Co 13.1-8 identifica a assinatura do amor, para sabermos se é o verdadeiro amor ou falso.

________________________________________________
3. VARAS E TEMPLO, PARA A GLÓRIA DE DEUS
- “coração dobre”, é a pessoa de duplo ânimo. Que uma hora está de um jeito e noutra está de outro. A ideia não sermos inconstantes na fé.

3.1. Que tipo de cristãos somos nós
“os frutos (ou a ausência destes)”, frutos se refere a resultados, ao que produzimos na obra de Deus, aqui nesse caso é se há algum resultado ou se não há resultado nenhum.

3.1. Varas infrutíferas
- “produzido em nossa vida multiplique-se no mundo”, não basta mudarmos para nós mesmos, devemos conduzir outros a mudança também. Nesse conceito todos os crentes são obreiros de Deus.
“que não dá fruto, [o Pai] a tira”, na realidade quando alguém está no Reino de Deus e não trabalha para o Reino, o desânimo logo vem e a pessoa não suporta.

3.1.2. Varas frutíferas
-  “[o Pai] limpa”, quer dizer que aqueles que já dão fruto, passa ainda por processos de limpeza, para dar mais fruto. Essa limpeza pode às vezes ser um pouco dolorosa, mas é eficaz.
- A limpeza consiste em tirar o excesso, aquilo que está atrapalhando.

3.2. Templo do Espírito Santo
“habita em nosso corpo pelo Seu Santo Espírito”, o Espírito Santo é a pessoa da trindade que habita no ser humano. Fazendo desse um Templo móvel.
“profanar Seu templo”, profanar significa tocar com algo imundo aquilo que está santificado. Como somos templo de Deus, então o que entra de imundícia são os pensamentos e aquilo que ouvimos ou vemos e deixamos entrar no coração.
______________________________________
CONCLUSÃO
“para os interesses do Reino”, todos os outros interesses dele ficaram em segundo plano e Deus passou a estar em primeiro lugar na sua vida. Se em nossa vida temos algo que ainda está acima de Deus para nós, então não somos Igreja de Deus.
“resgatar a essência do verdadeiro cristianismo”, compreende-se que essa essência está se perdendo a cada dia. Por isso esse clamor para um resgate daquilo que está se perdendo.

Boa aula!

Marcos André – professorhttp://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/07/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_4.html