PAPA COMUNISTA: FRANCISCO RECEBE CRUCIFIXO EM FORMA DE FOICE E MARTELO DE EVO MORALES E CITA “CONSOLIDAÇÃO DA PÁTRIA GRANDE” (VÍDEO)

Presidente boliviano, Evo Morales, presenteou o Papa Francisco com um crucifixo de madeira com formato da cruz e machado, símbolo comunista da união de operários com camponeses, em La Paz, nesta quinta (9) (Foto: Osservatore Romano/Reuters)

A cruz em forma de martelo e foice entregue nesta quinta-feira ao Papa Francisco por Evo Morales, presidente da Bolívia, seria uma reprodução do objeto criado pelo jesuíta espanhol Espinal, morto em 1980 por paramilitares contrários às suas lutas sociais.



Confira o vídeo, aproximadamente no minuto 39:30, quando Bergoglio fala sobre a Pátria Grande, obstinação dos comunistas bolivarianos...



A imagem se espalhou pelas redes sociais como um furacão e dividiu internautas entre os que consideraram o presente pertinente, dada a homenagem que Francisco fizera na véspera ao colega jesuíta Espinal, e os que avaliaram o gesto como "blasfêmia" ou falta de respeito.

O papa também presenteou o presidente boliviano: suas escolhas foram um mosaico que reproduz um ícone bizantino de virgem Maria com o Menino Jesus e uma cópia da encíclica "Laudato se" ("Louvado seja"), em que discorre sobre ecologia.

Na chegada ao país, na tarde desta quarta-feira, o pontífice elogiou a política boliviana e disse que o país "integra os diferentes" e "faz dessa integração um novo fator de desenvolvimento". Em clima de cordialidade, Evo, por sua vez, referiu-se a Francisco como "amigo Papa".

A visita é parte da viagem do papa à América do Sul - ele já passou pelo Equador e termina a visita no Paraguai.

Tiroteio
O crucifixo em forma de foice e martelo, símbolos do comunismo, garantiu a Evo Morales um salto para o quinto lugar nos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil.

Veja nove opiniões distintas sobre o objeto tão polêmico:

@samjovana: "Melhor só se fosse tudo vintage que o Evo comprou num brechó muito charmoso em Perdizes"

@lucas_ed: "Sabe qual o problema da cruz do Evo Morales? Ela é feia. No Vale do Jequitinhonha os artesãos populares fazem "cruzes comunistas" bem bonitas!"

@KarinFaice: "Pensando no assunto, se a gente considerar o quanto o comunismo perseguiu, matou e silenciou cristãos, o presente do Evo foi bem adequado"

@andersonpedrini: "Todo mundo falando do presente de Evo Morales ao Papa, mas esquecem de falar da importância da visita junto aos movimentos sociais"

@MichelArbache: "Repartir o pão - máxima comunista do primeiro grande comunista. Por que então tanta polêmica do presente que Evo Morales ofereceu ao papa?"

@EduPavao: "Não me parece fora de propósito juntar o símbolo da opressão comunista ao símbolo da opressão religiosa. Evo escreveu certo por linhas tortas"

@arrudavic: "Presente totalmente absurdo e ofensivo que Evo Morales deu ao papa. Mas não tenhamos pena do constrangimento do papa e sim dos comunistas"

@StefanoArroque: "Evo Morales mitando, pra variar"

@_oliveira_cesar: "O Papa foi muito educado de receber presente desse do Evo Morales. Mau gosto do mais alto nível"

Notícia: G1http://www.libertar.in/2015/07/papa-comunista-francisco-recebe.html