3º Trim. 2015 - Jovens - Lição 5 - As epidemias globais II

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015
JOVENS - NOVOS TEMPOS, NOVOS DESAFIOS: Conhecendo os desafios do século XXI
COMENTARISTA: CÉSAR MOISÉS CARVALHO
COMENTÁRIOS - PR. MARCOS ALEXANDRE FERREIRA
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 19 GUARULHOS/SP



Alexandre Ferreira
LIÇÃO 5 - AS EPIDEMIAS GLOBAIS


O dicionário Houaiss mostra-nos o significado da palavra “Epidemia” como sendo uma  doença de caráter transitório, que ataca simultaneamente grande número de indivíduos em uma determinada localidade ou surto periódico de uma doença infecciosa em dada população e/ou região.


Tivemos alguns casos no começo deste milênio como a Síndrome respiratória aguda grave, síndrome respiratória aguda severa ou pneumonia atípica (geralmente abreviada SARS,  Severe Acute Respiratory Syndrome) , que é uma doença respiratória grave que afligiu o mundo no ano de 2003, cuja causa não foi ainda determinada (provavelmente causada por um coronavírus) mas se trata de uma grave pneumonia atípica.


Outra doença que atingiu a humanidade em escala global foi a Gripe aviária (gripe das aves em Portugal) causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1) hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos. Tendo sido identificada em Itália por volta de 1900, é, no entanto, conhecida por existir em grande parte do globo, concentrando-se hoje principalmente no sudeste asiático. Existem também casos recentes na TurquiaRomênia e Inglaterra (apenas aves foram infectadas nos três lugares).


 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens.html