3º Trim. 2015 - Lição 5 - Apostasia, fidelidade e diligência no ministério I Plano de Aula

3º Trim. 2015 - Lição 5 - Apostasia, fidelidade e diligência no ministério I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO: As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP



PLANO DE AULA Nº 5
LIÇÃO Nº 5 – APOSTASIA, FIDELIDADE E DILIGÊNCIA NO MINISTÉRIO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da Primeira Epístola de Paulo a Timóteo, analisaremos o seu .
quarto capítulo.
- O salvo em Cristo Jesus deve estar atento à realidade da apostasia dos últimos dias e permanecer fiel e diligente no seu serviço ao Senhor.
2º SLIDE  I – A APOSTASIA
-  “Apostasia” -  deslocamento de uma posição, a saída de um lugar, o distanciamento de um local.
- A apostasia individual é possível somente para quem já experimentou a salvação, a regeneração e a renovação pelo Espírito Santo .
3º SLIDE
- O Espírito Santo revelou a Paulo e o apóstolo dá a conhecer a seu filho na fé Timóteo a realidade da apostasia.
- O Espírito Santo revela as coisas futuras para que os salvos não sejam confundidos com os acontecimentos.
4º SLIDE
- A revelação do Espírito Santo ao apóstolo Paulo é a de que, nos últimos tempos, haveria a apostasia, ou seja, alguns salvos em Cristo Jesus abandonariam a fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, a doutrinas de demônios.
                                   
- Estes “espíritos enganadores” manifestam-se entre os próprios cristãos, pois só nas igrejas locais é que existem verdadeiros servos de Cristo que poderão apostatar da fé.
5º SLIDE
- Os pastores, ao impedir os falsos ensinos, cerceia a ação destes “espíritos enganadores” que levarão falsos mestres a ensinar “doutrinas de demônios”, que resultará na apostasia de alguns cristãos.
- Vivemos estes “últimos tempos” previstos pelo Espírito Santo ao apóstolo Paulo, pois estes “últimos tempos” nada mais são que os dias finais da dispensação da graça, os dias imediatamente anteriores ao arrebatamento da Igreja.
6º SLIDE
- Os “espíritos enganadores” estão atuando no meio das igrejas locais, utilizando-se de pessoas que têm aparência de cristãos, embora não o sejam, pois, como nos ensina o Senhor Jesus, os falsos profetas vêm até nós vestidos como ovelhas mas, interiormente, são lobos devoradores (Mt.7:15).
- As “doutrinas de demônios” podem ser identificadas por aqueles que são homens espirituais (pois estes, tendo a mente de Cristo, tudo discernem — I Co.2:14-16), mediante o confronto de seus ensinos com a Palavra de Deus, que é a verdade (Jo.17:17).
7º SLIDE
- Os agentes dos “espíritos enganadores” são hipócritas, ou seja, aparentam ser o que não são e não têm qualquer temor de Deus, pois suas consciências estão cauterizadas, ou seja, vivem em tal nível de engano que não mais ouvem a voz de Deus que foi posta no interior de cada pessoa.
- Por isso, é imperioso que não nos deixemos levar pela aparência, mas devemos julgar segundo a reta justiça, ou seja, segundo a Palavra de Deus (Jo.7:24). Precisamos conhecer verdadeiramente quem está querendo nos ensinar.
8º SLIDE
- Paulo traz algumas dicas a respeito de tais “doutrinas de demônios”, a saber:
a) proibição do casamento;
b) ordem para abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis.
9º SLIDE
- Estes falsos ensinos procuram criar restrições e proibições que não foram, em absoluto, estabelecidas na Palavra de Deus.
- São ensinos que procuram fazer com as que as pessoas sejam “mais santas” do que o patamar de santidade estatuído pelo Senhor. São ensinos que querem que os homens sejam “mais realistas do que o rei”.
10º SLIDE
- Como fazer uso legítimo daquilo que Deus nos deixa à disposição? Paulo nos diz claramente: pela Palavra de Deus e pela oração.
-  Se vivemos em santidade, e os principais meios de santificação são a Palavra de Deus e a oração, tudo que fizermos será para glória e honra ao nome do Senhor.
11º SLIDE  II – A FIDELIDADE E DILIGÊNCIA NO MINISTÉRIO
- Paulo diz a Timóteo que ele seria um bom ministro de Cristo se advertisse os irmãos dos perigos da apostasia e pudesse em prática as palavras da fé e da boa doutrina que tinha seguido e na qual fora criado.
- Não há como ensinar o que não se aprendeu e daí vermos a importância do requisito de ser “apto para ensinar” para que alguém seja separado ao ministério. Ninguém poderá ser um bom ministro de Jesus Cristo se não tiver tido um amadurecimento espiritual através do aprendizado das Escrituras Sagradas, aprendizado teórico e prático.
12º SLIDE
- Para ser um bom ministro de Jesus Cristo, ensina o apóstolo dos gentios, é preciso “rejeitar as fábulas profanas e de velhas”, bem como “exercitar-se a si mesmo em piedade”.
- Não basta que o ministro pregue aos crentes na igreja local que não se pode dar ouvidos a ensinos que estão “além do que está escrito” (I Co.4:6), mas é necessário que ele próprio não viva de acordo com ensinos e preceitos que não se encontram nas Escrituras Sagradas. Ele deve ser o exemplo dos fiéis (I Tm.4:12), jamais acolhendo em sua vida qualquer doutrina ou ensinamento que não tenha base bíblica.
13º SLIDE
- Além de rejeitar as fábulas, o bom ministro de Cristo Jesus deve, também, exercitar-se a si mesmo em piedade, ou seja, ele precisa ter ele próprio uma vida piedosa, ser um “cristão prático” e não teórico.
- Timóteo deveria buscar, com prioridade, o exercício da piedade, pois isto é absolutamente necessário para que alguém seja um bom ministro de Jesus Cristo. Não deve o ministro se ater às coisas materiais, não deve se preocupar demasiadamente com as coisas passageiras deste mundo.
14º SLIDE
- Paulo diz que trabalhava e lutava para que as igrejas locais procurassem ter uma vida piedosa, que tivessem esperança no Deus vivo, que é o salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis (I Tm.4:10).
- O bom ministro de Jesus Cristo indica à membresia da igreja local a eternidade, o verdadeiro alvo do cristão que é o céu. O bom ministro de Jesus jamais pode negligenciar em dar prioridade às “coisas de cima” (Cl.3:1), lembrando sempre aos crentes que eles ressuscitaram com Cristo e, por isso, estão mortos para este mundo, vivendo para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor (Rm.6:11).
15º SLIDE
- Para que tivesse bom êxito em sua missão, Timóteo, apesar de sua pouca idade, deveria ser o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé e na pureza.
- Timóteo deveria demonstrar, por seu testemunho diante dos membros da igreja local, a sua maturidade espiritual que sua mocidade não revelava. Não é a idade cronológica que conta para o ministério, mas a maturidade espiritual.
16º SLIDE
- Timóteo deveria ser exemplo dos fiéis (I):
a) na palavra – sua linguagem deveria ser irrepreensível;
b) no trato – deveria tratar bem a todos os membros da igreja local, ser sociável;
c) na caridade, ou seja, no amor – deve mostrar que ama a Deus e ao próximo;
17º SLIDE
- Timóteo deveria ser exemplo dos fiéis (II):
d) no espírito – uma referência na vida espiritual;
e)  na fé – deve mostrar que confia em Deus;
f) na pureza – uma vida de santificação constante, de desvio do mal e do pecado.
18º SLIDE
- Timóteo deveria, ademais, persistir em ler, exortar e ensinar. O obreiro nunca deve parar de estudar as Escrituras como também ler outros livros até o final de seu ministério (II Tm.4:13).
- Sem que se leia, não se poderá exortar nem tampouco ensinar os crentes. É indispensável que deixemos os rudimentos e nos aprofundemos na Palavra de Deus!
19º SLIDE
- Timóteo, sendo persistente em ler, exortar e ensinar, não menosprezaria nem desprezaria a chamada divina.
- A chamada, embora seja indispensável, não é suficiente. Timóteo tinha de honrar esta chamada por Deus com o devido preparo, tanto teórico, quanto prático.
20º SLIDE
- O bom ministro de Jesus Cristo faz com que, na igreja local, sejam priorizados a leitura pública das Escrituras, a exortação e o ensino da Palavra de Deus.
- Agindo desta maneira, o ministro de Jesus Cristo transmite à membresia da igreja local o próprio aproveitamento que teve por ter uma vida pessoal que é envolvida com as coisas espirituais.
21º SLIDE
- Paulo insiste que Timóteo deveria cuidar dele mesmo e da doutrina, perseverando nas coisas que o apóstolo havia dito, porque fazendo isso não somente se salvaria como aos que o ouviam.
- O ministro precisa, em primeiro lugar, cuidar de si próprio, e este cuidado envolve não apenas a vida espiritual, mas também a vida física.



COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/4405-3%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-5-apostasia-fidelidade-e-dilig%C3%AAncia-no-minist%C3%A9rio-i-plano-de-aula.html