Quer encontrar a felicidade? É fácil, é gratuito

Quer encontrar a felicidade? É fácil, é gratuito
“Uma Reflexão Momentânea “

Quer encontrar a felicidade?
É fácil, é gratuito.


Francisco Jacob Ferreira*

Francisco Jacob Ferreira Jacob



(...) Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
(Salmos 128:1)

                        Eis ai a questão! O que fazer para se ter a felicidade? E quanto custa isto? Bem! Hoje vivemos em uma busca incessante da felicidade, buscamo-la de balde, mesmo que não seja plena, ou até pode ser parcial, já ajuda, quando não se tem nada de felicidade, diria alguns que não possuem nenhuma felicidade, é melhor um pouco do que nada. Isto porque os dias de agora são maus, são tenebrosos, (Efésios 5:16), dias de grandíssima aflição, desespero e angústias. Estamos muito próximos, ou porque não dizer, que estamos vivendo dias de aflição de final dos tempos, porém, não se esqueçam, JESUS CRISTO está voltando, dias em que pais matam filhos e filhos matam país; terremotos; maremotos; fome; vulcões em erupção contínua dia e noite, até parece que a natureza quer tomar de volta o que lhe tomaram com o famigerado progresso; pestes como o Ebola, por exemplo, que dizimou milhões na África e em outros continentes; guerras e rumores de guerra; a economia já está em adiantado estado de putrefação; a fome permeia as famílias, dando conta que alguns, se puderem, comerão o outro literalmente falando; países dão calotes uns nos outros gerando desavenças mundiais; dias de promiscuidade humana, homem com homem, mulher com mulher (Levitico18:22-25). Leis que querem inserir neste contexto promíscuo às crianças, dando a elas o direito de decidirem seus próprios caminhos, mesmo que estejam ainda fora da idade da razão, tudo está indo em desencontro com a vontade de DEUS e Seus preceitos firmados lá no Jardim do Éden. Vivemos como viviam os moradores de Sodoma e Gomorra, cometendo abominações contra DEUS (Gênesis 18:20-21), e assim são os dias de hoje. Nem na Justiça do homem, que está encarregada, pelas Leis dos próprios homens, de coibir e corrigir quem a transgride, não tem moral para isto, pois está, juntamente como todas as coisas, deteriorada, afundada no lodo da promiscuidade e do pecado, e tudo isto é um mal já anunciado há mais de 2000 anos atrás pela Palavra de DEUS: a Bíblia Sagrada.
(...) E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
                        Porém, entremeio a todas estas coisas o homem, falando no sentido genérico da palavra, que busca incessantemente, e por todos os meios, a felicidade para si e para sua prole, busca a paz de espírito, busca. com necessidade premente, a prosperidade na terra, até porque é do próprio ser humano esta busca incessante, em alguns casos, até incompreensível, porque sempre quer o ser humano um pouco mais, ter um escape, uma saída, uma porta para entrar.
                 Más, como que num ato desesperado e fazendo de todas as possibilidades que os seus olhos percebam, a possibilidade de encontrar a felicidade, faz destas oportunidades obscuras a pedra de salvação para o seu problema de busca de felicidade, e corre desesperadamente para todos os lados e para muitos lugares onde estão dizendo que Deus está, porém, nestes lugares,  DEUS não está, ou melhor dizendo, DEUS não está em qualquer lugar, porque DEUS esta no meio de dois ou três que estão buscando a Sua face(Mateus 18:20). O homem veio na terra, ou melhor, foi colocado por DEUS na terra com a missão de crescer e de se multiplicar e louvar a cada instante de sua vida a DEUS que o criou (Gênesis 9:1).
                       Más, DEUS, o Criador de todas as coisas, reserva para o homem uma oportunidade única e de fácil acesso, e, diga-se de passagem, para todos indiscriminadamente sem acepção de pessoas, não necessitando o homem de sofrer angústias e dores para encontrar a felicidade, não existe a necessidade de buscar-se na internet, nos facebooks da vida ou mesmo fazer-se uma pesquisa profunda para saber como encontrar a tão desejada e buscada felicidade ou onde ela está, DEUS não requer do homem sacrifícios de dores, até porque as bênçãos do Senhor não acrescentam dores.
(...) A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores. 
                       Esta receita miraculosa, maravilhosa e definitiva e deixada por DEUS para a vida do homem na terra está na Bíblia Sagrada, e como diz o hino, está ao alcance da mão do homem, basta observar (Filho meu, abra sua Bíblia agora, pois dentro dela em frases belas já expus), até porque DEUS nos faz uma advertência que, se não observamos a Sua Palavra como via de regra, erramos, deveríamos usar como via de regra para uma vida fácil na terra esta regra mandada por DEUS que é apenas examinar as Escrituras todos os dias para não pecarmos contra DEUS, e fazermos como fez o Salmista no Salmo 119:11.
(...) Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; 
                        Ah! Já sei! Você então deve estar se perguntando: Como então, encontrar a tão sonhada e desejada felicidade? Pois bem, vou dar-lhes o caminho fiel, o caminho das pedras por assim dizer.
                  Vamos abrir as nossas Bíblias? Eu aqui e você aí, onde está agora, no livro dos Salmos, cuja maior parte foi escrita por Davi, um homem segundo o coração de DEUS (Atos 13:22). O Salmo 128:1 dá-nos o início da receita infalível para que tenhamos a felicidade completa na terra dos viventes: (...) Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos Seus caminhos. Este é o primeiro e o único passo para que tudo lhe vá bem na vida, porque o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria (Provérbios 1:7). O Senhor nosso DEUS quer que tenhamos paz, felicidade, prosperidade em abundância, quer também que o obedeçamos por vontade própria como faziam os servos que furavam suas orelhas para demonstrarem fidelidade e amor ao seu dono e senhor, e Ele é o nosso DEUS. Nosso Senhor e Criador quer que sejamos e tenhamos por Ele amor e obediência por vontade própria e por livre arbítrio, isto nos faz estar perante DEUS como servo e filho, e como pai celestial que nos abençoa de maneira sobrenatural com paz de espírito, com paz na alma, com felicidade e bênçãos materiais incomensuráveis.
                        No versículo dois, continua o salmista garantindo que, se nós  obedecermos a DEUS, seremos felizes e abençoados até no trabalho de nossas mãos e isto é para  o homem que teme ao Senhor, até porque é necessário que o homem trabalhe, porque até JESUS CRISTO trabalhava(João 5:17)e DEUS, desde lá do Éden, já deu esta ordenança (Gênesis 3:19), porque ser trabalhador não é qualidade somente e, sim, uma obrigação de todos os homens, do suor do nosso rosto comeremos o nosso pão e em tudo iremos bem, concluindo que, em todo lugar que colocarmos a nossa mão, prosperaremos.
(...) A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
                        O versículo três dá a nós, leitores da Bíblia, uma ideia real que não é bom que o homem esteja só, porque já nos coloca como casados e já nos mostrando que, quando servimos ao Senhor e andamos em Seus caminhos com obediência, a nossa mulher será o exemplo vivo da felicidade e prosperidade em nossa vida de obediência a DEUS, pois ela frutificará igualmente a plantas em volta da casa que tem o seu cuidado a cada dia, e a bênção dos filhos, que é a extensão da nossa felicidade, pois completa a nossa vida como alongamento futuro que levará para a posteridade a nossa descendência, crescerá em saúde e vigor. Isto é o premio da obediência a DEUS sobre a terra dos viventes, e isto é felicidade que é encontrada na observância das Escrituras Sagradas a Bíblia Sagrada.
(...) Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
(...) O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
(...) E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.
                        Eis aí nos versículos acima e abaixo a confirmação da fidelidade que devemos ter com o nosso DEUS, se quisermos ser felizes e prósperos sobre a terra, mesmo que ela, a terra, esteja em perpétua aflição, conturbada, mesmo que ela esteja totalmente corrompida, degenerada, a ponto de mudar-se de um lugar para outro como nos diz o Salmo 46:2 e ainda que ela se transporte ela para o meio dos mares, não precisamos temer, porque estamos seguros, repito:

(...) O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. 
(...) O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. 
(...) O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. 

* Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério do Belém - Setor 5 (Osasco/SP) - congregação de Jardim Rochdale I/Vista Alegre.http://www.portalebd.org.br/atualidades/reflexoes/item/4403-quer-encontrar-a-felicidade?-%C3%A9-f%C3%A1cil-%C3%A9-gratuito.html