A IRA DE DEUS? RAIO ATINGE GRANDE MESQUITA DE MECA E DERRUBA GUINDASTE MATANDO 107 MUÇULMANOS (VÍDEOS)

guindaste-collapse-kills-scores-de-pessoas-meca-islam-911

Ao menos 107 pessoas morreram após a queda de um guindaste na Grande Mesquita de Meca, cidade da Arábia Saudita considerada sagrada pelos muçulmanos. Outras 238 ficaram feridas. O incidente ocorreu nesta sexta-feria, uma tragédia que ocorre a poucos dias do início da grande peregrinagem muçulmana. 


A Defesa Civil informou em seu Twitter que equipes de resgate foram enviadas para o local do acidente imediatamente após a "queda de um guindaste na Grande Mesquita". 

Uma hora antes, o órgão havia alertado para "fortes chuvas", enquanto fotos circulavam nas redes sociais mostrando um raio que poderia ter atingido o guindaste, provocando a sua queda.

As autoridades ainda não divulgaram nenhuma declaração oficial sobre as causas do incidente.

O governador da região, príncipe Khaled al-Faiçal, ordenou a abertura de uma investigação. 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram vários corpos e pessoas ensanguentadas no interior da enorme mesquita onde uma parte do guindaste parece ter caído. 


 

Um vídeo postado no site YouTube mostra pessoas gritando e correndo pouco depois de um grande estrondo. Uma enorme nuvem de fumaça também é visível. 





A Grande Mesquita, apelidada em árabe de Masjid al-Haram (a mesquita sagrada), costuma estar lotada nas sextas-feiras, dia do descanso e das orações dos muçulmanos. 

Ela abriga em seu pátio a Kaaba, a enorme estrutura em forma de cubo negro, na direção da qual os muçulmanos de todo o mundo devem se curvar para orar cinco vezes por dia. 

O acidente ocorre num momento em que as autoridades se preparam para receber, entre os dias 21 e 22 de setembro, centenas de milhares de peregrinos de todo o mundo para o hajj, um dos cinco pilares do Islã que todo fiel deve cumprir pelo menos uma vez em sua vida se tiver os meios. 

A agência oficial saudita SPA indicou nesta sexta-feira que 800.000 peregrinos já chegaram na Arábia Saudita para realizar o hajj. 

Entre eles estão muitos iranianos. Citado pela agência de notícias iraniana, o diretor da organização do hajj indicou que 15 peregrinos iranianos estavam entre os feridos. 

Três deles sofreram fraturas, segundo Saeid Ohadi. 

As autoridades conduzem importantes obras para expandir a área da mesquita em 400.000 metros quadrados, o que poderia acomodar até 2,2 milhões de pessoas. 

Desta forma, a mesquita, cuja parte mais antiga data do século XVI, está há anos cercada por inúmeros guindastes utilizados nessas obras. 

O porta-voz das duas mesquitas santas (Meca e Medina), Ahmed bin Mohamed Al Mansouri, citado pela agência SPA, informou que o guindaste caiu às 17h10 locais (11h10, hora de Brasília) "devido a ventos violentos e às fortes chuvas". 

O hajj não registrou quaisquer incidentes graves nos últimos anos. 

A Arábia Saudita tem investido bilhões de dólares em transporte e outras infraestruturas para facilitar o movimento da multidão que participa do evento. 

Em janeiro de 2006, 364 peregrinos morreram pisoteados em meio ao pânico, e 251 dois anos antes nas mesmas circunstâncias. Em julho de 1990, 1.426 peregrinos morreram, em sua maioria sufocados em um tumulto em um túnel. (AFP)http://www.libertar.in/2015/09/a-ira-de-deus-raio-atinge-grande.html