Aula ao vivo - Lição 11 - A organização de uma igreja local



Transmissão ao vivo da aula a ser ministrada no Estudo Preparatório dos Professores e Amigos da Escola Bíblica Dominical (EPAPED) da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério do Belém - sede - São Paulo/SP, a partir das 19 horas (horário de Brasília) do dia 12 de setembro de 2015.

Watch live streaming video from portalebd at livestream.com
 
Lição 11
13 de setembro de 2015
A organização de uma igreja local.
Esboço.

Estamos iniciando com esta lição, o estudo da epístola a Tito. Há muita semelhança entre as epístolas de I e II Timóteo e a epístola a Tito. Essas três epístolas pastorais foram escritas na mesma época, no ano 64 d. C.
O apóstolo Paulo estando preso em Roma e, sabendo que as igrejas de Éfeso e de Creta estavam sendo ameaçadas com a introdução de falsos mestres e doutrinas heréticas, envia Timóteo para Éfeso e Tito para Creta.
Qual era a função desses dois ministros do Senhor companheiros de Paulo? Timóteo foi enviado a Éfeso para combater as doutrinas heréticas que ameaçavam entrar na igreja e contaminar os crentes; Tito, a Creta, com função semelhante: combater heresias que alguns judaizantes tentavam impor aos crentes. Além de combater as heresias, ele deveria também pôr em boa ordem as coisas que ainda restavam. Organizar igreja e separar presbíteros, ou bispos em cada cidade da Ilha de Creta.
Na separação de obreiros, Tito deveria observar certos requisitos que qualificassem o candidato para o exercício ministerial. Dos vv. 6 a 9, o apóstolo traz uma relação dos requisitos exigidos dos candidatos, a saber:
1°) Aquele que for irrepreensível, isto é, aquele que não dá motivos de repreensão, um fiel observador da Palavra de Deus. 
2°) Marido de uma mulher. Não poderia ser um bígamo, ou polígamo. Mas, existia na igreja algum membro nessas condições? Parece que sim, caso contrário não seria necessário essa observação do apóstolo.
A poligamia era cultura geral na época e, com a expansão do Evangelho, muitos polígamos creram em Jesus e se tornaram cristãos, mas não podiam despedir suas mulheres, pois elas dependiam de seus maridos para sobrevivência. À medida que o Evangelho foi penetrando no mundo, foi também educando as pessoas e as ensinando a respeitar o plano original de Deus, que é a monogamia(Tt.2:11-12). Atualmente nos países de cultura cristã, não se admite a poligamia.
Nos vv. 6 e 7, o apóstolo faz uma lista de nove itens que desqualificam um candidato a um posto ministerial. 
1°) Irrepreensível;
2°) Marido de uma mulher;
3°) Que tenha filhos fiéis. Os pais são responsáveis pelos filhos enquanto esses estiverem sob o seu teto. Na fase adulta, cessa a responsabilidade dos pais;
4°) Que não possam ser acusados de dissolução. Pessoas insubordinadas, desobedientes, que demonstram um espírito de divisão no seio da igreja; 
5°) Não soberbo. Arrogante, complexo de superioridade(Irmão, não; pastor).
6°) Nem iracundo. Pessoa que se ira com facilidade, emocionalmente descontrolado;
7°) Nem dado ao vinho. O homem de Deus precisa estar sempre sóbrio;
8°) Nem espancador. Será que tem crente que espanca a sua esposa e filhos? Fisicamente, ou psicologicamente. Usar o púlpito para desabafo pessoal e espancar os crentes;
9°) Cobiçoso de torpe ganância. Aquele que tem os olhos voltados somente para os seus interesses pessoais. Tenta transformar o ministério pastoral em profissão lucrativa.
No v. 8, o apóstolo fala de seis qualidades que o obreiro deve ter. Na separação de obreiros, são esses requisitos que ainda devem ser observados. A missão que Tito recebeu não foi nada fácil. Não havia nessa época algum curso para preparação de obreiros, não temos informação da existência de alguma escola teológica; as perseguições contra os cristãos eram intensas e cruéis e as falsas doutrinas proliferavam. Os obreiros precisavam estar preparados para confortar os crentes ante as ameaças das perseguições, e guardar o rebanho do Senhor das falsas doutrinas que tentavam infiltrar no seio da igreja.
Não temos informação sobre quem fundou as igrejas na Ilha de Creta; possivelmente cretenses que se converteram em Jerusalém no dia de Pentecostes(At.2:11). Certamente eram carentes de maior ensinamento. Além disso, a fama dos cretenses não era nada boa. No v. 12, o apóstolo Paulo cita um de seus próprios profetas falando das qualidades do povo cretense. O profeta citado era Epimenides, que viveu por volta do ano 600 a.C. Quais qualidades esse profeta cretense destacou desse povo? São mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Tito precisava repreendê-los severamente para que fossem sãos na fé. Não importa como se comportavam antes de conhecerem a Cristo, Deus não tem em conta os tempos da ignorância (At.17:30). Agora deveriam viver como nova criaturas (II Co.5:17; Ef.4:22-29).
Se as igrejas de Creta foram fundadas pelos convertidos em Jerusalém no dia de Pentecostes, eles já sabiam que Jesus batiza com o Espírito Santo e que o batizado com o Espírito Santo fala línguas estranhas. Precisavam agora se aprofundar e conhecer toda doutrina da Palavra de Deus.
Tito tinha, então, a responsabilidade de organizar as igrejas, separar obreiros, combater as heresias que ameaçavam contaminar os crentes e os ensinar a sã doutrina.
A autoridade máxima que os crentes devem se submeter é a Palavra de Deus.
A condição da igreja, em nossos dias, não é em nada diferente. Pessoas aceitam Jesus e o recebem como seu Senhor e Salvador, mas trazem do mundo os costumes e modo de vida mundana. São semelhantes aos cretenses (Tt.1:12). Precisam agora aprender a viverem como crentes, como servos de Deus.
Esse aprendizado e essa mudança de comportamento conhecemos como santificação. A santificação é um processo: à medida que as pessoas vão se aproximando de Deus pela oração e leitura da Palavra de Deus vão se tornando santas, isto é, vão se separando dos costumes mundanos e se tornando mais parecidas com Jesus.
Quando um pecador recebe Jesus como seu Senhor e Salvador, ele passa pelo processo do novo nascimento (Tt.3:4-5; I Pd. 1:23).
Como uma criança precisa de uma alimentação especial para o seu crescimento saudável, assim os novos convertidos, precisam alimentar-se da Palavra de Deus para o seu crescimento espiritual (I Pd.2:1-2).
É obrigação do pastor, do professor da escola dominical, alimentar os crentes com a sábia ministração da Palavra de Deus. Não podemos transformar o púlpito num palco de espetáculo, se o obreiro não tem mensagem, o melhor que ele faz é sentar-se e dar a outro a oportunidade de pregar a Palavra de Deus. O obreiro usa trinta, quarenta minutos e até uma hora ou mais do horário do culto e deve fazê-lo com muito senso de responsabilidade e temor de Deus. O povo vem para a igreja para se alimentar da Palavra de Deus, e é esta que deve ser ministrada.
O obreiro precisa ter conhecimento da Palavra de Deus para guardar o rebanho do Senhor das falsas doutrinas que se proliferam a cada dia.
Essa era a preocupação do apóstolo Paulo, e deve também ser esta a nossa preocupação. Os dias são maus, há muita heresia se espalhando no meio do povo de Deus, tenhamos cuidado para não nos desviarmos da sã doutrina ensinada pela Palavra de Deus. 

Amém
Pr. José Serafim de Oliveira.
http://www.portalebd.org.br/index.php/adultos/14-adultos-liccoes/380-aula-ao-vivo-licao-11-a-organizacao-de-uma-igreja-local