Dinâmica da Lição 12: Sociedade e Meio Ambiente (Adolescentes)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Sociedade e Meio Ambiente.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize uma das dinâmicas sugeridas logo abaixo:

Dinâmica: Cenas diárias

Objetivo:
Refletir sobre nossos hábitos diários de consumo e desperdício e agressão ao meio ambiente.
Material didático:
Roupas improvisadas
Atividade didática:
Diga que a luta para preservar o meio ambiente começa dentro de casa, continua no trabalho, nos acompanha na recreação e nas compras. Grande parte das agressões à natureza e à nossa saúde tem sua raiz no estilo de vida que adotamos. Por isso, pequenas mudanças nos hábitos do dia-a-dia são tão importantes quanto combater aqueles que exploram o planeta de modo insustentável.
Divida a classe em dois grupos.  Propor à classe a criação de uma peça teatral, que espelhe os nossos hábitos diários de consumo e desperdício de produtos e agressão ao meio ambiente: água, luz, terra, natureza, destino do lixo etc. Criando personagens, diálogos, cenários, figurinos e muitas provocações para interagir com a classe e discutir o tema. Dê a cada grupo dez minutos para se organizarem e dez minutos para a apresentação.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Fonte: http://www.mundojovem.com.br

Adaptada por Escriba Digital



Dinâmica: O que pensamos e sentimos em relação ao ambiente

Objetivo:
Interagir com a classe e proporcionar um melhor conhecimento sobre o que eles pensam sobre o meio ambiente. 
Material didático:
Vários papeis previamente elaborados, contendo uma pergunta (conforme lista de sugestões logo abaixo). 
Atividade didática:
Elaborar papeis, previamente, contendo uma pergunta em cada. Formar um círculo com os alunos, todos no chão, e colocar os papeis com as perguntas dobradas no centro. Explicar que cada papel tem uma pergunta dentro. Solicite aos alunos a pegar um papel e responder a pergunta que está nele. Logo após, mais um voluntário, e mais outro, até que todos tenham participado. Caso sobre algum papel repita a ação.
 (Salientar que não há respostas certas ou erradas e que a intenção é somente proporcionar uma reflexão sobre as perguntas da dinâmica)

Sugestões de perguntas:
- O que você faz para poupar água?
- O que você pode fazer para poupar energia elétrica?
- O que você pode fazer para diminuir a produção de lixo?
- O que você faz para colaborar com o meio ambiente?
- O que você mais gosta na natureza?
- Você se considera parte da natureza? Por quê?
- Qual a importância da água?
- Qual a importância da terra?
- Qual é o maior problema ambiental, para você?
- A pobreza é um problema ambiental? Por quê?
- A superpopulação é um problema ambiental? Por quê?
- O que você pensa sobre pássaros em gaiolas?
- O que você pensa sobre o consumismo?
- Como você se sente quando vê pessoas com más posturas ambientais?
- Para você, quais as diferenças entre viver em um ambiente urbano (cidade) e um ambiente rural (campo)?
- Para você, por quê é tão difícil mudar hábitos e atitudes?
- Você acha que a igreja colabora com o meio ambiente?
- Você se preocupa com o meio ambiente? Por quê?
- Como colaborar com o meio ambiente?
- O que você pensa sobre o tráfico de animais silvestre?

Fonte: http://gutarocha.blogspot.com.br

Adaptada por Escriba Digital


Dinâmica: Completar as frases
Objetivo:
Promover a troca de ideias sobre questões ambientais através de uma brincadeira de completar frases de improviso:
Material didático:
Frases incompletas sobre a natureza e o meio ambiente (Sugestão logo abaixo).
Atividade didática:
Reúna a classe em um grande círculo, e peça que cada aluno complete as frases que serão lidas por você fazendo algum comentário. O professor pode iniciar essa atividade.
- Quando penso no futuro do meio ambiente, eu vejo...
- Quando estou em um parque, eu gosto de...
- Quando entro num ambiente sujo, com muito lixo no chão, eu penso que...
- O que mais me deixa triste em relação ao meio ambiente é...
- Eu me sinto integrado a natureza quando...
- Quando alguém desperdiça água, eu...
- No dia do Meio Ambiente, eu...
- Quando falam em poluição eu...
- Para mim, a reciclagem é...
- A vida é um bem precioso que deve ser...
- Quando leio nos jornais notícias sobre catástrofes ambientais, eu...
- Eu colaboro com a natureza quando...
- Para mim o ambiente é...
- O desmatamento é triste porque...
- Sobre o tráfico de animais silvestres penso que...
- Conscientização ambiental é...
- Ser ambientalmente responsável é...
- Para mim o maior problema ambiental é...
- O desequilíbrio ecológico é quando...
- Sobre a alimentação, penso que os alimentos industrializados são...

Fonte: http://gutarocha.blogspot.com.br

Adaptada por Escriba Digital


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/09/dinamica-da-licao-12-sociedade-e-meio.html#ixzz3lqSSHEsr