ESCOLA DOMICAL - Esboço e Susídio da Lição 10 - Revista da Editora Betel


AULA EM 06 DE SETEMBRO DE 2015 – LIÇÃO 10
(Revista: Editora Betel)

Tema: O MILAGRE DA LIBERDADE DE PEDRO

Texto Áureo: Atos 12.11
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição você falará de oração, por isso procure falar de forma mais prática aos alunos, mostrando como eles devem colocar em prática a oração em suas vidas.
“a todos aqueles que professassem o nome de Jesus”, embora muitos do povo simpatizassem com a nova fé, os judeus mais conservadores odiavam os crentes por pregarem uma fé nova. Eles rapidamente esqueceram tudo o que Jesus fez.
“uma arma poderosa: a oração”, a oração foi o que manteve 120 crentes unidos enquanto o Espírito Santo não havia sido enviado. Jesus se apresentou vivo a mais de quinhentos irmãos 1 Co 15.6, mas no dia do Pentecostes só estavam reunidos cento e vinte crentes, At 1.15. Foi a oração que ajudou aqueles cento e vinte crentes a ficarem firmes.
__________________________________________
1. A PERSEGUIÇÃO E A PRISÃO DE PEDRO
“Para agradar aos romanos”, a referência mostra que Herodes visava agradar aos judeus e não cita os romanos, embora saibamos que Herodes era aliado de Roma.

1.1. Herodes, o perseguidor.
- “Herodes, o Grande”, esse foi o rei que reconstruiu o Templo de Salomão.
“não aceitavam a ideia de serem governados por edomitas”, Herodes o Grande era edomita originário da idumeia. Os edomitas eram descendentes de Esaú irmão de Jacó. Os judeus não simpatizavam com os edomitas por questões históricas.
“eram considerados uma seita fanática”, para os judaizantes os cristãos eram hereges por ensinar que Jesus era o Messias e o Filho de Deus.
“para demonstrar zelo pela religião judaica”, os líderes religiosos judeus controlavam a população, provavelmente Herodes queria agradá-los.

1.2. Dormindo na prisão.
“Será que conseguiríamos dormir”, Pedro havia aprendido diretamente com o Senhor, que a nossa vida está nas mãos de Deus. Jesus estava dormindo na ocasião em que as ondas do mar acoitavam o barco onde os discípulos estavam.Mc 4.38 Só quem tem a certeza da sua salvação e fé em Deus pode descansar em meio a tribulação. Diga aos alunos, se alguém está passando por alguma dificuldade que possa estar lhe tirando o sono, precisa confiar que tudo está no controle de Deus.
“sabia que o livramento estava a caminho”, esse tipo de afirmação se alinha com a fé triunfalista. Sabemos que não era a certeza do livramento da morte que motivava os crentes da igreja primitiva, mas a certeza de que tudo estava no controle de Deus.

1.3. A morte de Tiago e a prisão de Pedro.
- “importantíssimos para a Igreja”, esses líderes haviam andado com Jesus, eles conheciam tudo o que Jesus havia ensinado quando esteve aqui na terra. Tanto a vida como a morte desses homens inspiravam a todos os crentes.
“Mas, em Sua vontade soberana”, a vontade soberana de Deus determina que ele pode fazer o que quer, quando quer e como quer. Por isso quando o Senhor quer recolher alguém, ficamos tristes, mas aceitamos, entendemos e logo nos alegramos em Cristo.
“estava estendendo Sua mão para realizar sinais e prodígios”, para que ocorram milagres é preciso haver provações, não há porque Deus operar maravilhas se tudo estiver bem.
_____________________________________________
2. A ORAÇÃO QUE PRODUZ O SOBRENATURAL
- “havia dezesseis soldados que guardavam a prisão”, o motivo de haver tantos soldados se explica no fato de a Igreja ter crescido muito e talvez houvesse o temor de alguma tentativa de resgate.

2.1. A oração e sua eficácia.
- “O exercício que Jesus mais praticou”, parece que Ele também gostava de um jejum.
“Jesus tinha por hábito orar”, Jesus fez da oração o seu hábito, já era algo que Ele estava acostumado como parte de Sua vida. Existem hábitos que se apegam a nós de uma forma que quando não fazemos dá a impressão que há algo errado com o dia. O crente deve fazer da oração o seu hábito.
“buscou em Deus um milagre”, Deus poderia livrar a Pedro de várias formas, mas devido à oração da Igreja, o milagre foi simplesmente magnífico. Deus pode nos dar vitórias de várias formas, mas através das orações essas vitórias serão de forma tremenda.
- “Thomas Watson”, importante escritor puritano que viveu de 1620 a 1686. O puritanismo foi uma doutrina protestante com base no calvinismo, visava conduzir à pureza, por isso era orientada por princípios morais rigorosos.

2.2. Uma luz vinda dos céus.
- “Deus prova que está no comando”, e toda a situação demonstra que a oração move a mão de Deus.
“quando é acionado, envia sempre em defesa dos Seus”, foi acionado pela oração, a igreja usou o exemplo da parábola que Jesus proferiu sobre o juiz injusto Lc 18.1-6
- Professor(a), diga aos alunos que a oração em torno de algum propósito deve ser contínua e persistente.
2.3. O toque da liberdade.
- “anjo toca Pedro na ilharga e ele”, ilharga é a lateral do corpo, o anjo tocou um dos lados do corpo de Pedro.
“muitos dormem algemados”, tipificando os que estão fora da presença de Deus (dormindo) e os que estão nas garras do pecado (algemados). E Pedro ainda ficou invisível aos olhos dos guardas, representando o poder de Deus fazendo seus servos invisíveis a Satanás.
________________________________________
3.  PORTAS QUE SE ABREM
- “simples advérbio “mas”, aqui tem a função de advérbio de adversidade, apontando uma situação diferente do normal. Quer dizer que tudo estava normal, Pedro estava preso e bem guardado, mas algo estava para acontecer, mas havia algo que não estava de acordo com a situação, havia uma igreja orando.

3.1. Vem e segue-me.
“para Deus, ele estava guardado”, é uma questão de ponto de vista, as adversidades que passamos, para nós é uma coisa terrível, mas para Deus é algo normal que está dentro de Deus controle.
“tão firmes e seguros que não há correria”, as coisas acontecem dentro do tempo de Deus, por isso não há correria. Quando tentamos fazer as coisas do nosso jeito apressamos e metemos os pés pelas mãos.
“e o terceiro era de ferro”, pode representar aquele momento em que as coisas parecem piorar. As barreiras já estão ruins e de repente surge uma de ferro.

3.2. Pedro está às portas.
- “Mas algumas, nós mesmos temos que abrir”, olha o advérbio de adversidade de novo! Nem tudo será dado de mão beijada pra nós.
“ainda podemos ter um cantinho de incredulidade”, quer dizer que quem ora por uma benção deve se comportar como se já a tivesse recebendo. Se alguém pede uma porta de emprego deve se preparar para assumir uma nova função. Os irmãos oravam pelo livramento de Pedro, mas demoraram a acreditar que ele estava à porta.

3.3. Tudo é possível ao que crê.
“não estavam abertos ao que Deus poderia fazer”, muitas pessoas dizem ter fé, mas só na hora da adversidade é que podemos ver o tamanho dessa fé. Na adversidade, a fé de alguns desaparece completamente, mas alguns agem de forma inversa, na adversidade tem a fé fortalecida.
“baseados no que acreditavam acontecer”, eles acreditavam que Deus poderia libertar a Pedro, por isso estavam motivados a orar.
“esperam encontrar uma Igreja convicta de que Deus deseja”, muitos que não conhece a Deus e outros que o conhece, sabem que pregamos um Deus de poder e por isso, quando eles estão em aperto recorrem a nós, pois sabem que somos o contato com o Senhor.
_____________________________________
CONCLUSÃO
“potestade”, significa autoridade, uma potestade das trevas é uma entidade que tem uma certa autoridade no mundo das trevas e uma potestade governamental tem autoridade no governo humano.
“a Igreja fez o seu papel”, o papel da igreja é orar para que possamos fazer a obra que o Senhor nos confiou.

Marcos André – professor

Boa Aula!

- Esse esboço é gratuito, porém se alguém desejar ofertar para essa obra, fique a vontade, é só clicar aqui!
- Se alguém quiser acrescentar algo interessante ao esboço, mande para licks1996@gmail.com