ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 8 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 8
(Revista: Central Gospel - nº 43)

Tema: A CERTEZA DO CRISTÃO: O SENHOR ESTÁ CONOSCO

Texto Áureo: Mateus 28.20
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição procure testar os alunos com perguntas, para tornar a aula mais interativa, prepare as perguntas antes da aula.
“esforça-te e tem bom ânimo”, essa foi a palavra de Deus para Josué, Deus deu a certeza que estaria com ele, mas ele precisava se esforçar e colocar as mãos a obra.
“para motivar tanto a si mesmo como a seus liderados”, as pessoas são animadas quando veem seus líderes animados trabalhando na obra de Deus.
“eu te esforço, e te ajudo, e te sustento”, muitos sabem disso, mas não vivem isso na prática, só aprendem quando passam por experiências.    
_______________________________________________
1. QUEM FOI JOSUÉ?
- “ele manteve sua fé nos planos do Senhor”, Josué fazia a diferença enquanto outros davam o mau testemunho. Isso nos mostra que aqueles que querem construir uma história no futuro devem começar a fazer a diferença agora.
“seu oficial superior”, Moisés era o mentor espiritual de Josué, com ele Josué aprendeu a sabedoria de se servir a Deus, por isso ficou habilitado a prosseguir com o plano do Senhor. Cada jovem deve se achegar a alguém que seja um exemplo de homem ou de mulher de Deus para seguir seus passos e ser bem sucedido na carreira da fé.
________________________________                 
2. QUANDO DEUS ESTÁ CONOSCO ELE REVELA
“garantia de Seu cuidado”, eram palavras que tiravam a dúvida do servo de Deus, hoje podemos encontrá-las na Bíblia. Se os crentes lerem as Escrituras sempre terão fé, pois nunca deixarão entrar a dúvida.
“Ele sempre se dá a conhecer”, Deus se revela a seus servos, mas assim como Josué devemos estar na posição para fazer a obra que Deus colocar em nossas mãos.

2.1. Deus manifesta Sua vontade
- “falou de forma a motivar”, o contato com a Palavra de Deus sempre nos motiva e nos dá coragem para fazer coisas extraordinárias, nos dá ânimo pra viver e para lutar. Estar na presença de Deus faz o homem se tornar um lutador.
- É provável que Josué estivesse apreensivo diante do grande desafio de conquistar a Terra Prometida, mas depois das palavras de Deus ele provavelmente afastou toda dúvida e todo o temor.

2.2. Deus aponta responsabilidades
“Deus assumiu suas responsabilidades”, isso se chama aliança, onde as partes se comprometem a assumir responsabilidades. Durante a trajetória da humanidade Deus fez várias alianças com o Seu povo e com alguns servos em particular, e por fim fez a última aliança com toda a Igreja pelo sangue de Jesus.
2.3. Deus não deixa dúvidas
“repetindo o mesmo discurso ao povo”, quer dizer que ele aprendeu com as palavras de Deus, precisamos também aprender com as palavras do Senhor expressas nas Escrituras, dessa forma saberemos falar quando for necessário. Precisamos ler para que o Espírito possa nos fazer lembrar o que aprendemos.
- “quem as tinha proferido”, o povo de Deus precisa saber que a Palavra de Deus tem poder e que nunca volta vazia.
________________________________________________
3. QUANDO DEUS ESTÁ CONOSCO, MILAGRES PODEM ACONTECER
“ou um acontecimento formidável”, nem sempre o milagre será uma cura, pode acontecer de ser algo parecido com uma coincidência.

3.1. O milagre bíblico é comprovável
“eram testemunhados por pessoas”, quer dizer que eram comprovados pelo povo como um real milagre. Naquela ocasião o Jordão ficou represado e secou para que o povo passasse.
“além de inédito”, esse milagre não foi igual a travessia do mar vermelho, pois não foi feito dois paredões de água, apenas uma represa de um lado e resto secou.
_______________________________________
4. QUANDO DEUS ESTÁ CONOSCO, ELE NOS EXALTA
“para que todo povo soubesse que Deus o guiava”, quando o povo observa que Deus está guiando o líder, então o povo fica confiante também.

4.1. Quem se exalta será humilhado
- “não consegue quebrantar o coração do homem”, é a religião que não faz o homem enxergar a sua real condição, de pó e cinza. A mensagem de Cristo nos faz ver que somos dependentes de Deus.
“falência espiritual”, ocorre quando a pessoa se afasta de Deus, e não consegue enxergar devida a arrogância de achar que está tudo bem por ser religiosa.

4.2. Quem se humilha será exaltado
“não se sentia superior”, não há registros de Josué agindo com altivez, ele parecia acessível a todos.
“torna-se uma de nossas marcas distintivas”, é uma marca que nos identifica, que mostra quem somos. Os que são humildes mostrará a todos que é de Cristo.

4.3. Quando Deus nos exalta, há celebração
“cessou a oferta de maná”, foi o cumprimento da promessa, Deus os sustentou até quando eles pudessem plantar e colher. Deus nos sustenta espiritualmente em tudo até o momento em que passamos a ter forças para buscar a profundidade da sua revelação.
“servir-nos-emos dos frutos espirituais”, nesse caso está comparando a nossa caminhada aqui como o povo caminhando no deserto e assim seremos alimentados pelo maná que desce do céu, que é a Sua Palavra.
______________________________________
CONCLUSÃO
“não importa os perigos”, quando acredita realmente na Palavra de Deus, então as lutas se tornam mais fáceis de se lutar.
“aperfeiçoa-se em nossa fraqueza”, quando nos sentimos fracos nos aproximamos de Deus, passamos a orar mais e a ler mais a Sua Palavra.
- As lutas sempre estarão em nossas vidas, mas estando com Deus e acreditando nisso, podemos combater se esmorecer.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor