ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 12 - Revista da Editora Betel


AULA EM 20 DE SETEMBRO DE 2015 – LIÇÃO 12
(Revista: Editora Betel)

Tema: O MILAGRE DO LIVRAMENTO DO NAUFRÁGIO

Texto Áureo: 2 Coríntios 4.11
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição você pode traçar o comparativo com as situações que nos envolve e como o Senhor nos conduz a fazer a Sua obra.
“Paulo testemunhava aos grandes”, nessa desastrosa viagem, Paulo tem a oportunidade de testemunhar de Jesus ao centurião, ao capitão do navio, aos anciãos da ilha de Malta e depois a César. 
__________________________________________
1. OS VENTOS E A VONTADE DE DEUS.
“ lhe disse para não temer”, quando alguém tem a fé no que está fazendo na obra de Deus consegue ficar tranquilo nas adversidades, não vemos Paulo entrando em desespero e nem passando desanimo para os companheiros.

1.1. Uma fiel testemunha de Cristo.
- “cumprir a ordem do Senhor que pôs em jogo a própria vida”, foi devido a esses homens que o evangelho atravessou os continentes e chegou a nós hoje. Quero dizer que se o evangelho dependesse da maioria dos crentes de nossa geração, ele ficaria apenas em Jerusalém.
“oportunidade de aparecer diante de César, a quem havia apelado”, na sua audiência em Jerusalém, Paulo por ser também cidadão romano, usou do direito de ser ouvido pelo imperador.
“o apóstolo era o capitão e os demais eram os prisioneiros”, interessante analogia, vejamos uma outra: para o mundo nós somos loucos e fanáticos, mas Deus nós somos os mais normais que existe e o mundo está cheio de loucos e fanáticos.

1.2. Discernindo os tempos.
“conclusões de peritos e nas ciências”, conforme a ciência evoluiu, o homem passou a confiar mais nela do que em Deus.
- Veja o texto:
“Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre, do que no que dizia Paulo.” At 27:11
“pode destruir sociedades civilizações inteiras”, ensinando as pessoas a serem racionais e basearem suas decisões em fatos e não considerarem que existe um mundo espiritual onde o Criador habita e quer se comunicar com a criatura. Dessa forma as pessoas só buscam a Deus quando estão arrasadas, tristes, sem bens, desempregadas, etc.
“havia passado por três naufrágios”, o naufrágio ocorre quando o barco encalha ou afunda e os sobreviventes são chamados de náufragos.
“e alertou para o problema”, o detalhe é que o capitão da embarcação também tinha experiência, mas a sua experiência era terrena e decidiu prosseguir. O centurião que conduzia Paulo ficou no dilema, mas preferiu seguir razão científica.
“certeza de que lhe abrimos a porta”, certeza de que tínhamos os sinais, mas decidimos tentar no caminho errado e por isso veio o problema.

1.3. O contraste entre Paulo e Jonas.
- “Jonas fugia de uma chamada; Paulo viajava para cumprir uma missão”, existem tempestades que nós buscamos pela rebeldia, foi o caso de Jonas e existem outras que o Senhor nos permite passar para nos levar a lugares que não iríamos se estivesse tudo bem, foi o caso de Paulo.
- “encorajava os passageiros”, nas adversidades os verdadeiros servos de Cristo tem as palavras para animar os que estão passando pela mesma prova.
“Jonas foi disfarçado a dar testemunho”, não adianta aqueles que foram comissionados e alcançaram os dons espirituais, agora fugirem da missão de Cristo, vai acabar fazendo de uma forma ou de outra.
_____________________________________________
2. PERDEREMOS O NAVIO, AS ALMAS JAMAIS
- “ser a diferença até mesmo em um naufrágio”, é pela boca de um servo de Deus que se ouve a pergunta: quer receber a Jesus como salvador? O servo de Cristo sempre será útil.

2.1. O encorajamento de um líder.
- “faz aflorar a verdadeira liderança”, os líderes cristãos são moldados nas adversidades. Aprendem a liderar na crise, o Senhor conta com esses, não adianta ser líder só na tranquilidade. Deus precisa de líderes para as provas de seu povo.
“poupara todos eles somente por causa do Apóstolo”, e diria que Deus poupou a Paulo por causa de todos no navio e de todos na ilha de Malta, porque desejava anunciar-lhes a mensagem da Palavra de salvação.
“conselhos abalizados”, conselhos construídos em cima de teorias científicas ou fatos.
“nos fiando nas condições “ideais””, fiar é passar por dificuldades sérias, eles pensaram que aquelas condições eram as ideais para prosseguir, mas entraram na prova. Algumas condições que parecem ideais acabam arrastando o servo de Deus para a luta.

2.2. Deus me deu a vida de vocês.
- “Podemos dormir profundo no meio do rugido”, a tranquilidade vem no coração do homem pela certeza de algo, tanto Jonas como Paulo dormiram no meio da tempestade, Paulo pela certeza da vitória e Jonas pela crença de que havia conseguido escapar da mão de Deus.
“O navio e a carga se perderiam”, as muitas cargas desse mundo impedem as pessoas de ouvirem a voz e de se relacionarem com Deus.


2.3. E todos se salvaram.
- “em comunhão com Ele, tornou-se benção para todos”, essa é a posição do crente que é coluna espiritual dentro da família, no trabalho, na escola. Através desses o Senhor salva a muitos.
“pois era costume romano”, esse costume vinha do rigor militar de Roma, se um prisioneiro fugisse o responsável pela fuga muitas vezes pagava com a vida.
“Júlio foi impulsionado a poupar a vida de todos”, note que ele foi impulsionado, às vezes pensamos que o livramento ou a benção veio pela mão de um homem, mas essa pessoa foi usada por Deus, impulsionada pelo Espírito Santo para nos abençoar.
________________________________________
3.  VENCENDO AS TEMPESTADES
- “situações que o Senhor nos coloca”, os verdadeiros servos de Deus andam direcionados pela mão do Senhor, se entram em provas foi porque Deus colocou ou permitiu.
“aflorar em nossas vidas algumas qualidades e ações”, algumas provas são escolas de Deus para produzir líderes, e dar ao povo de Deus a experiência necessária para aconselhar outros.
3.1. Nem estrela, nem esperança.
“perder a visão durante a tempestade”, sol e estrelas são elementos utilizados pelos marinheiros para a navegação, se faltasse esses elementos o navio ficava desorientado, atualmente existe o GPS que identifica o sinal de satélite, mas na época de Paulo as nuvens fecharam o céu. Assim acontece com as pessoas em uma provação, ficam desorientadas. Apenas o servo de Deus sabia o que fazer e para onde ia, é como se Paulo tivesse um GPS em pleno século primeiro.
“podem esconder a face de Deus”, Deus sempre está presente, o problema é que alguns deixam de olhar para Ele em meio a tempestade e passam a olhar as ondas, os problemas.
“a não utilização dos meios da graça”, esses meios da graça seriam a oração, o jejum, a intercessão. Às vezes, no meio de uma crise, o servo de Deus deixa de orar, então ele começa a perder a orientação de Deus.

3.2. Transformando adversidade em oportunidade
- “não lhe disse como chegaria lá”, Deus não trabalha com regras humanas, se o Senhor nos avisa que iremos à Europa não podemos afirmar que será de avião ou de navio, o Senhor sabe.
“porque o Senhor nos comissionou”, ser comissionado pelo Senhor é receber uma missão. Passar por uma crise cumprindo uma missão de Deus, com certeza é melhor do que entrar nela por tomar caminhos errados.
“a finalidade é nos transformar em bênçãos”, muitos homens de Deus, pregaram a Palavra com suas próprias vidas, se entregaram para a obra e não receberam horárias materiais, nem promoções e nem dinheiro por isso. Alguns obreiros atualmente só pregam se receberem algum valor ou esperam certo reconhecimento.
“será a porta de uma grande oportunidade”, as portas que o Senhor nos abre são oportunidades para pregar a Sua Palavra, algumas referências mostram isso: 2 Co 2.12, Ap 3.8 Diferente das portas que anunciam nos cultos por aí.

3.3. Imitadores de Cristo.
“identidade não pode ser nada além de Cristo”, o que nos identifica deve ser algo de Cristo em nossa vida.
“no que Ele fez por nós, não no que fazemos para Ele”, a obra Dele na cruz deve aparecer mais do que as nossas obras. O que fazemos não deve ofuscar o que Deus fez por nós.
“um aconselhamento especializado”, às vezes alguns de nossos amigos não estão na mesma visão espiritual que nós e aconselham segundo as suas experiências e concepções humanas. 
_____________________________________
CONCLUSÃO
“servem para revelar o caráter do cristão”, seja para mostrar os fieis ou revelar os infiéis, Deus pode mexer algo para a obra não venha a sofrer mais tarde.
“a fé nos permite ver”, por isso os crentes devem sempre fazer manutenção de sua fé. Orando, pedindo, jejuando e lendo a Palavra de Deus.

Marcos André – professor

Boa Aula!