Dinâmica da Lição 04: O que são os Evangelhos (Adolescentes)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O que são os Evangelhos.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Os quatro Evangelhos”.

Dinâmica: Os quatro Evangelhos

Objetivo:
Destacar como os Evangelhos são excepcionais e sem igual.
Mostrar como os Evangelhos se completam.
Material Didático:
Cópias dos textos sobre cada Evangelho.
Atividade Didática:
Antes da Aula:
Imprima o material disponível logo abaixo, onde trata sobre as características importantes de cada um dos Evangelhos. Reproduza várias cópias de acordo com a quantidade de alunos de sua sala.
Durante a Aula:
Inicie dizendo que a termo Evangelho significa “boas novas” referentes a Jesus, o Filho de Deus. Seus autores são, respectivamente, Mateus; Marcos; Lucas e João. Alguém pode perguntar, porque quatro Evangelhos? Não teria bastado uma só narrativa direta e contínua? Não teria sido bem mais simples e clara? A resposta é simples e direta. Uma só pessoa, ou mesmo duas não nos teriam trazido um retrato da vida e obra de Cristo, que nos proporcionasse o completo entendimento de quem era Jesus, como os quatro evangelistas. Cada Evangelho tem suas particularidades e nos apresentam quatro funções de Jesus, reveladas distintamente em cada um deles. O certo é que, os quatro Evangelhos apresentam a pessoa e a obra de nosso Salvador; cada um, porém, de um ponto de vista distinto, escrito para povos distintos, conforme veremos logo a seguir.
Divida a turma em quatro grupos. Cada grupo terá a responsabilidade de falar sobre as características importantes de cada um dos Evangelhos: O grupo A fica com Mateus, o grupo B com Marcos, o grupo C com Lucas e o grupo D com João. Entregue a cada grupo cópias dos materiais disponíveis logo abaixo, de forma que, todos os alunos tenham uma cópia do material correspondente ao seu grupo. Cada grupo terá cinco minutos para ler o assunto e cinco minutos para falar sobre um dos evangelhos no qual foi designado.
EVANGELHO DE MATEUS
Escrito para o povo judeu, pode ser considerado o Evangelho da transição, ou seja, é uma ponte que liga o Antigo ao Novo Testamento. Há mais de cem citações diretas do Antigo Testamento no texto de Mateus. Seu propósito é demonstrar que Jesus é o Messias prometido, o verdadeiro Rei de Israel, e que o cristianismo é o fiel cumprimento da Antiga Aliança. Mateus de propósito cita várias vezes: “para que se cumprisse”. Deixando bem claro que estava escrevendo para um povo que conhecia as profecias a respeito do Messias, os judeus.
Mateus pinta o retrato de Jesus sob a figura de um Leão: O leão representa o Rei (Mateus 1:1 – “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.”). Ele estabelece o seu reino, traça-lhe as leis, fixa-lhe as responsabilidades e privilégios dos cidadãos (Sermão do Monte e parábolas).
EVANGELHO DE MARCOS
Escrito para, os gentios, os romanos, dominadores da Palestina na época de Jesus, o Evangelho de Marcos enfoca o ministério de Cristo sob a ótica da ação, por isso Marcos é chamado de “Evangelho de Ação”, mostrando Jesus como servo do Senhor, labutando incansavelmente na esfera da redenção do homem. Não cita as profecias. Pelo menos não tem a preocupação de as citar. Jesus é, como bom romano, um homem de energia. Jesus está constantemente em movimento: curando, expulsando demônios, confrontando adversários e instruindo os discípulos, com a finalidade de demonstrar sua divindade. Nele cumpriram-se as profecias do Antigo Testamento, ao vir a terra como Messias. Entretanto Ele não veio como um rei conquistador, mas como um servo.
 Marcos pinta o retrato de Jesus sob a figura de um boi: O boi representa o Servo. No princípio, atrás de seu arado; depois, oferecido em sacrifício, no altar. Ele veio para servir, para trabalhar. Servo não tem genealogia; ao contrário dos outros sinóticos, o evangelho de Marcos não dá a tábua genealógica. É o evangelho do ministério, da atividade, das obras.
EVANGELHO DE LUCAS
Em sua narrativa, datada dos anos 60 AD, apresenta Jesus como o Homem de Nazaré, homem perfeito que foi obediente a Deus onde o primeiro homem, Adão, não o foi. Por isso a sua descrição genealógica de Cristo é estendida até Adão.  É o Evangelho mais longo e inclui boa quantidade de informações não encontradas em outros textos. Seus escritos estão endereçados especialmente aos gregos, e particularmente a um importante homem grego chamado Teófilo, a quem discipulava, mostrando-o a plena verdade sobre o que já tinham sido oralmente inteirado (1.3-4).
Lucas pinta o retrato de Jesus como o Filho do homem. O homem representa o membro da raça. Jesus é o Filho do homem. É o descendente de Adão. Vive como homem no meio dos homens. É o “amigo dos publicanos e pecadores”. É o protetor dos arrependidos.
EVANGELHO DE JOÃO
Endereçado aos cristãos de todos os tempos, sua ênfase é dada ao retrato espiritual de Cristo, seu esforço é dirigido a apresentar Jesus não somente como o filho de Deus, mas a mensagem de que Cristo é Deus. Quão diferente é este Evangelho dos demais! Suas diferenças se manifestam em todos os planos: um quadro literário diferente, episódios inéditos, longos discursos de revelações, um Cristo mais celeste do que terrestre. João afirma diversas vezes, que Jesus é Deus, iniciando no primeiro capítulo e continuando em todo o livro repetindo a frase “Eu Sou”. A diferença mais evidente é sem dúvida aquela que se refere ao quadro geral do ministério de Jesus.
João pinta o retrato de Jesus sob a figura de uma águia. A águia representa Deus. Ele e o Pai são um. O verbo era Deus. Tudo por Ele foi feito. O “unigênito de Pai”, porém, só é compreendido pelos crentes. Falando com “o Caminho, a Verdade e a Vida”, Judas, incrédulo que se entregou ao diabo, já não está mais presente. Quando ressurge, passa vários dias só com os crentes.

Encerre mostrando que Cristo é apresentado a todos os tipos de pessoas que formam o mundo. Cada povo aprecia aspectos diferentes de Sua Pessoa, e os escritores sagrados tiveram essa preocupação, para que as Boas Novas trazidas ao mundo alcançasse a toda a humanidade, sem distinção.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


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