Juvenis - Currículo do Ano 1: Bons Conselhos Lição 02: Não caia na conversa do ímpio

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Não caia na conversa do ímpio.
- Escrevam no quadro este provérbio: “Diz-me com quem andas, que te direi quem és”?
- Perguntem: Vocês já escutaram este provérbio: “Diz-me com quem andas, que te direi quem és”?
Quem falou este provérbio para vocês? Seus pais? Alguém da família? Professores?
Mas, na verdade o que quer dizer este provérbio?
Aguardem as respostas. Em seguida, enfatizem que o provérbio nos faz refletir sobre as influências da amizades.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Amizade”.
- Apresentem a figura abaixo e reflitam sobre as influências das amizades.
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir a aula, leiam o Salmo 1.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Amizade
Objetivos:
Enfatizar a importância das amizades.
Refletir sobre as influências positivas e negativas das amizades.
Material: ½ folha de papel ofício para cada aluno e caneta.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Falem que, usando este papel, eles deverão pegar a maior quantidade de autógrafos dos colegas, em apenas 01 minuto.
- Terminado o tempo estipulado, peçam para que os alunos contem a quantidade de autógrafos.
Aguardem as respostas.
- Depois, questionem:
É importante ter uma grande quantidade de amigos?
Os autógrafos pertencem a colegas que vocês têm amizade e/ou apenas se cumprimentam?
Qual a qualidade das amizades que eles têm na escola, na igreja, onde moram? São positivas? Há influência negativa?
- Agora, façam uma relação destas respostas com o provérbio “Diz-me com quem andas, que te direi que és”.
Não se esqueçam de alertar os alunos sobre o oferecimento de drogas, participação em grupos que fazem atos de vandalismo, sexo livre etc, que é muito comum em alguns grupos dentro das escolas.
- Para concluir, leiam:
 I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”.
 Pv 13.20 “ Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido.”
Ideia original da sessão de autógrafos desconhecida.
Esta versão elaborada por Sulamita Macedo.