Lição 3 - E Deus os criou homem e mulher IV



PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - O COMEÇO DE TODAS AS COISASEstudos sobre o livro de Gênesis
COMENTARISTA: CLAUDIONOR CORREA DE ANDRADE
COMENTÁRIO: PR. EZEQUIEL PINTO
ASSEMBLEIA DE DEUS EM FORMOSO/BA

LIÇÃO 3 - E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER

Leitura bíblica em classe .Gn 2.7,18-24
7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
18 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

INTRODUÇÃO
O fato de crermos no Criacionismo Bíblico permite-nos afirmarmos a criação do ser humano como parte do processo criativo de Deus, porem, algumas indagações são feitas até mesmo pelos que acreditam na existência como tendo um Criador, como por exemplo: a criação do homem seria uma necessidade de Deus? Estaria ele se sentido solitário por isso criara o homem? Estas e outras indagações têm ocupado até os púlpitos.
Quero, contudo afirmar que, Deus não tinha necessidade alguma de criar o homem nem nenhuma outra coisa que criara, Ele o fez de livre e espontânea vontade, Ele nunca precisou de nada ou ninguém, tudo que criou o criou para sua gloria e satisfação da sua vontade.

I - COMO O HOMEM FOI CRIADO
É comprovada cientificamente a ligação que o homem tem com a terra
Existe uma série de elementos químicos que são considerados essenciais para a vida humana ou para algum outro organismo. Para que se considere um elemento químico essencial este deve cumprir quatro condições:
· A ingestão insuficiente do elemento provoque deficiências funcionais, reversíveis se o elemento voltar a ficar nas concentrações adequadas;
· Sem o elemento, o organismo não cresce e nem completa o seu ciclo vital;
· O elemento influi diretamente no organismo e está envolvido em seus processos metabólicos;
· O mesmo efeito no organismo não pode ser conseguido por nenhum outro elemento.
A maioria dos elementos que compõem os seres vivos são denominados elementos organógenos ou bioelementos. Geralmente são classificados segundo a sua abundância em majoritários, traços e microtraços. Os elementos em quantidades muito pequenas, traços e microtraços, são denominados oligoelementos.
A lista seguinte mostra os bioelementos presentes no ser humano, ordenados por ordem de abundância:
· Majoritários: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio.
· Traços: ferro, zinco, cobre, flúor , bromo e selênio.
· Microtraços (ultratraços): iodo, manganês, vanádio, silício, arsênio, 
boro, níquel, cromo, molibdênio e cobalto.
Existem outros elementos sem uma essencialidade muito clara como, por exemplo, lítio, cádmio e estanho.
Nem todos os seres vivos têm os mesmos elementos essenciais, por exemplo, o tungstênio não é essencial para os humanos mas é essencial para outros seres vivos. Na tabela periódica a seguir estão destacados os elementos químicos essenciais, assim como alguns outros cuja essencialidade está sendo discutida:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Pesquisa feita em 10/10/15 Às 15:55

Os elementos químicos do corpo humano
O corpo humano é constituído por, pelo menos, cerca de 60 produtos químicos diferentes, muitos dos quais são desconhecidos no propósito organismo. Destes 60, uma dúzia estão presentes em maiores quantidades. Hoje vamos falar sobre a química da vida, a composição química de nossos corpos e conhecer os 12 produtos químicos no corpo humano em maior abundância.
Composição química do corpo humano
Saber como e quais os elementos que compõem o corpo humano é essencial para entender como ele funciona, seus mecanismos fisiológicos e de como suas estruturas interagir. Cerca de 96% do nosso corpo é composto por quatro elementos, em particular, oxigénio, carbono, hidrogénio e azoto, em grande parte, na forma de água.
Os restantes 4% é composta por alguns outros itens e podemos dizer que 99% do corpo é composto de seis elementos: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo. Em seguida, expanda alguns detalhes.

Os 12 itens
Oxigénio (65%)
Todos nós sabemos a importância da água para a vida e 60% do peso corporal é água. Oxigênio (O, 8) ocupa o primeiro lugar na lista e faz-se 65% do corpo.
Carbono (18%)
De carbono (C, 6) é um dos elementos mais importantes para a vida. Através de ligações de carbono e que podem formar romper com uma quantidade mínima de energia, permite química orgânica dinâmico que ocorre a nível celular.
De hidrogénio (10%)
Hidrogênio (H, 1) é o elemento químico mais abundante no universo. Em nossos corpos algo muito semelhante acontece próximo ao oxigênio como a água é o terceiro na lista.
Azoto (3%)
Presentes em muitas moléculas orgânicas, azoto (N, 7) constituída por 3% do corpo humano. Trata-se, por exemplo, os aminoácidos que compõem as proteínas e ácidos nucleicos no ADN.
De cálcio (1,5%)
Dos minerais que formam o corpo, o cálcio (Ca, 20) é o mais abundante e vital para o nosso desenvolvimento. Encontra-se ao longo de praticamente todo o corpo, tal como ossos e dentes. Eles também são muito importante na regulação de proteínas.
Fósforo (1%)
Fósforo (P, 15) também é muito importante para as estruturas ósseas do corpo onde abunda. No entanto, também predominam no fornecimento de moléculas de energia ATP às células.
De potássio (0,25%)
Apesar de ocupar apenas 0,25% do nosso corpo, potássio (K, 19) é vital para a operação. Ajuda na regulação do batimento cardíaco e sinalização nervosa elétrica.
Enxofre (0,25%)
Enxofre (S, 16) é tão essencial na química de muitas agências. Ele está localizado nos aminoácidos e é essencial para a forma de proteína.
Sódio (0,15%)
Eletrólito é outra vital quando se trata de sinalização nervosas elétricos. Sódio (Na, 11), também regula a quantidade de água no organismo, sendo um elemento essencial para a vida igual.
Cloro (0,15%)
Cloro (Cl, 17), normalmente encontrado no corpo humano para o modo de ião negativo, isto é, como o cloreto. Trata-se de um electrólito importante manter o equilíbrio normal de líquido no corpo.
Magnésio (0,05%)
Mais uma vez, na estrutura óssea e muscular, sendo ambas muito importante. O magnésio (Mg, 12), por sua vez, é necessária em muitas reacções metabólicas essenciais para a vida.
Ferro (0,006%)
Apesar de ferro (Fe, 26) ocupa a última posição na lista, ainda é primordial. É essencial no metabolismo de quase todos os organismos vivos. É encontrado em hemoglobina, transporta o oxigénio nas células vermelhas do sangue.
Outros
Outros elementos químicos que constituem o corpo são: cobre, zinco, selénio, molibdénio, flúor, iodo, manganês, lítio, cobalto, estrôncio, alumínio, silício, chumbo, arsénio e de vanádio, entre outras proporções desprezáveis. Na realidade, pouco se sabe sobre as funções que muitos desses elementos desempenham em nosso corpo.
É muito interessante saber o que faz o nosso corpo em um nível químico e como tudo está intrinsecamente relacionado para lançar esta máquina muito complexa que chamamos de corpo humano em, você não acha? Você está surpreso em saber que no seu corpo existem diferentes quantidades desses elementos?
www.todabiologia.com/anatomia/elementos_quimicos_corpo.htm pesquisa feita em 10/10/15 As 15:55

1- Matéria prima do homem - por ser a matéria mais abundante e diversificada Deus escolhe o pó da terra para fazer o homem, e evidente que a escolha do pó da terra é essencialmente proposital, pois qual elemento criado seria tão impar para formar com as próprias mãos o ser coroa de toda a Criação? ao contrario de tudo que já havia criado Deus queria pôr, literalmente, as mãos na obra mais preciosa de toda a criação a quem o faria sua: "Imagem e semelhança". A terra é nosso perfeito lar por isso esta sintonia do homem com ela. Ela nos sustenta e nos devemos cuida-la.

2- O sopro divino - o sopro divino é o que nos diferencia de todos os outros animais criados, enquanto que eles são almas viventes, morrem e nada mais os espera, nós, serem humanos, recebemos a imortalidade, para por meio dela prestarmos contas a Deus de toda tarefa que executamos na terra. (Ec 12.7: I Ts 5.23).
justamente este cuidado paternal que nos inspira a sermos obedientes e lhe prestarmos um serviço voluntario a amoroso para seu reino.

3- Adão um ser imortal - É necessário compreender que ser imortal não é o mesmo que eterno. Imortal é capacidade de depois de existir não morrer mais. Foi justamente isto que Deus fez ao criar-nos ele nos fez para vivermos para sempre. Adão já nasce para não morrer se não tivessem pecado. A eternidade só Deus, A Trindade santa possui, é o fato não ter início nem fim isso é Eternidade.

4- A missão do Homem - Ao contrario do que muita pensa sobre o trabalho, conjecturando ser parte do castigo dado por Deus ao homem que pecou, é justamente ao contrario, Deus deu ao homem de ser útil à toda criação permitindo-lhe trabalhar em prol da ordem da criação: 1 - Governar a Terra; 2 - Cultivar o solo donde fora tirado; 3 - Guardar o Jardim que Deus plantara no Éden.
Ainda lhe restava a responsabilidade de espalhar, propagar, disseminar a semente humana na terra através da procriação isto com a missão de espalhar sobre toda a terra a imagem daquele que o criou.

II - CRIAÇÃO DA MULHER.
O sexto dia da criação foi cheio de tarefas, porem é nele que encontramos a instituição do casamento consequentemente o modelo de família.
1- A solidão do homem - sentir-se só foi uma constatação do criador ao perceber a solidão do homem, que ao contrario de todas as criaturas já dantes criadas não tinha quem "correspondesse". Esta constatação dará à criação humana a mais importante e duradoura instituição dos homens. Se a Mulher não é criada para atender esta necessidade de companheirismo e cumplicidade do homem, seria Adão só ate hoje. Só estamos aqui estudando esta lição por causa da criação da mulher.
2 - Criação da mulher - o processo da criação da mulher está cheio da manifestação das ciências médicas modernas, está carregado de sofisticação e detalhes que não encontramos em nenhum outro ato criador de Deus. Anestesista, Cirurgião, Geneticista são as manifestações da grandeza e soberania do Deus da Criação do homem e da mulher.
A riqueza dos detalhes do processo e retirada de parte do ser vivente por ultimo criado (o homem) para criação da ultima de todas as criações (a mulher) revela que a inteligência humana que tanto nos surpreendem, .é apenas uma fagulha da capacidade dAquele que nos fez para sua "Imagem e Semelhança".
A mulher é tão parte do homem e tão participante da sua natureza e responsabilidades que Deus se utiliza do homem vivo e cria outro ser animado e cônscio de si mesmo. Já não encontramos no texto Deus lhe soprando fôlego de vida.
3- A principal característica moral da mulher. Ela é cooperadora em seus atos, participante de suas escolhas e também responsável por suas consequências, ela não é um ser menor ou maior, ela é moralmente igual ao homem. O dever de ser auxiliadora e coparticipante das escolhas do homem a faz tão responsável quanto ele.

III INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO
O processo como se dá o 1º casamento da historia é de suma importância, pois revela que não há espaço para leviandade e depravação sexual pregada nestes últimos tempos. Há uma solenidade de entrega da mulher recém-criada ao homem Adão e declaração do pai, sogro, testemunha e juiz " portanto deixará o homem a seu pai e sua mãe e unir-se-á a sua mulher e serão ambos uma só carne." Aqui encontramos o principio das relações sexuais e conjugais, o "DEIXARÁ" pai e mãe define o processo pelo qual uma nova família se forma.
Costumo dizer nas minhas palestras para jovens sobre NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO. Que "Deixará" implica em duas verdades:
1º - Tempo;
2º - Propósito.
1 º - TEMPO - tudo tem um tempo determinado. Ec. 3.1
a) maturação física.
b) maturação psicológica.
c) independência profissional
d) independência financeira.
2º PROPÓSITO -
"...e serão uma só carne"
a) sexo é divino; mas só no casamento. Depois de haverem deixados pai e mãe.

Fonte:http://www.formosogospel.com.br/noticias/ebd/573406 Acesso em 13 out. 2015.http://www.portalebd.org.br/index.php/adultos/14-adultos-liccoes/489-licao-3-e-deus-os-criou-homem-e-mulher-iv