Lição 3 - O Livro de Deus dura para sempre

o Mestre
Os nomes mais comuns que a Bíblia dá a si mesma são: Escrituras (Rm 1.2); Livro do Senhor (Is 34.16); A Palavra de Deus (Hb 4.12). Como Livro Divino, a definição canônica da Bíblia é: A revelação de Deus à humanidade.
No Antigo Testamento, palavra no hebraico é dãbhã, que se traduz como Palavra de Deus, é usada 349 vezes para designar alguma comunicação divina provinda da parte de Deus aos homens, na forma de mandamento, profecia, advertência ou encorajamento.
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2015
JARDIM DE INFANCIA – Tema: O livro que conta as histórias do meu amigo
Comentaristas: Midiam Pessoa, Monica Barreto e Valente Varela
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP


LIÇÃO 3 – O LIVRO DE DEUS DURA PARA SEMPRE

Ao Mestre
Os nomes mais comuns que a Bíblia dá a si mesma são: Escrituras (Rm 1.2); Livro do Senhor (Is 34.16); A Palavra de Deus (Hb 4.12). Como Livro Divino, a definição canônica da Bíblia é: A revelação de Deus à humanidade.
No Antigo Testamento, palavra no hebraico é dãbhã, que se traduz como Palavra de Deus, é usada 349 vezes para designar alguma comunicação divina provinda da parte de Deus aos homens, na forma de mandamento, profecia, advertência ou encorajamento.
A forma usual é “a Palavra de Yahweh veio a ...”, ainda que algumas vezes a Palavra de Deus seja vista como visão (Is 2.1; Jr 2.38; 38.21) A Palavra de Yahweh (que quer dizer SENHOR no hebraico), é uma extensão da personalidade divina, investida de autoridade, e deve ser ouvida tanto pelos anjos como pelos homens (Sl 103.10 e Dt 12.32). A Palavra de Deus permanece para sempre (Is 40.8), e uma vez proferida não pode deixar de ser cumprida (Is 55.11). É também usada como sinônimo da Lei (Toráh), de Deus, em Sl 119, onde a referencia é a mensagem escrita e não falada da parte de Deus.
Em o Novo Testamento, palavra geralmente se traduz por dois termos: Rhema e Logos.
A Bíblia foi escrita originalmente em Hebraico (Antigo Testamento) e Grego (Novo Testamento). Os livros de Ester e Daniel foram escritos em Aramaico, que foi o idioma trazido do cativeiro babilônico. A Bíblia originalmente foi escrita em dois tipos de materiais: Papiro e Pergaminho.
Os livros da Bíblia eram escritos em forma de rolos que variavam de dois a doze metros. Esses rolos eram tiras enroladas em cabos de madeira para facilitar o uso. Cada livro da Bíblia era um rolo separado.
O vocábulo Bíblia não se acha no texto das Sagradas escrituras. Vem do grego (que é a língua original do Novo Testamento). É derivado do nome que os gregos davam a folha preparada para receber a escrita – BIBLOS.
Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado biblion, e vários rolos eram chamados bíblia. A palavra Bíblia significa literalmente coleção de livros pequenos. Com a invenção do papel desapareceram os rolos, e a palavra biblos deu origem a livro, como se lê em biblioteca, bibliografia, etc.
E porque as Escrituras formam uma unidade perfeita, a palavra Bíblia, sendo um plural, passou a ser singular, significando o Livro por excelência. Foi João Crisóstomo, patriarca da Alexandria no século IV, quem primeiramente chamou de Bíblia as escrituras Sagradas.
Diversidade de escritores, épocas e locais 
Deus é o autor da Bíblia por excelência, e o Espírito Santo, seu real intérprete. 
Embora Deus seja o genuíno autor da Bíblia, inspirou cerca de 40 homens para escrevê-la.
Esses homens tinham diferentes atividades, viviam distantes uns dos outros, tinham estilos e características distintas e eram provenientes de três continentes. O trabalho de todos levou pelo menos uns 1.500 anos - de Moisés ao apóstolo João. 
Independente dessas circunstâncias, na Bíblia há um só plano, que de fato mostra que há um Único Autor divino, guiando os humanos. Isto é o que garante a unidade da revelação bíblica.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa crer que a Bíblia não é um livro comum. Sua veracidade e atualidade demonstra ser de origem divina e portanto, infalível em seus conselhos para todas as áreas da vida humana.

Texto Bíblico: Jr 36.1-32

Para memorizar:
“Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.” (1 Pe 1.25 - NVI)

Aprendendo a Bíblia
No quarto ano em que Jeoaquim, filho de Josias, reinou em Judá, o Senhor Deus chamou o profeta Jeremias e lhe disse:
_ Jeremias, pegue um rolo, um livro e escreva nele tudo o que lhe falei a respeito do povo de Israel e de Judá e a respeito de todas as nações. Escreva tudo o que eu disse desde a primeira vez em que falei com você, quando Josias era rei, até hoje. O povo de Judá vai ficar sabendo de toda a destruição que estou pensando fazer cair sobre eles. Aí talvez todos abandonem os seus maus caminhos, e eu perdoarei a maldade e os pecados deles.
Jeremias foi um profeta muito usado pelo Senhor. Escolhido por Deus.
Então, Jeremias chamou Baruque, e ditou tudo o que o Senhor o tinha dito, e ele escreveu num rolo
Jeremias falou: 
_ Eu estou proibido de ir ao Templo. Mas quero que você vá, quando o povo lá estiver. Leia o rolo em voz alta, de modo que eles escutem tudo o que o Senhor Deus me disse e que eu ditei a você. Faça isso de maneira que o povo e também os que vierem das cidades de Judá possam ouvir. Pode ser que assim eles orem a Deus e abandonem os seus maus caminhos, pois o Senhor está furioso e muito irado com este povo.
Então Baruque leu no pátio do Templo as palavras do SENHOR, exatamente como o profeta Jeremias havia lhe mandado.
No nono mês, do quinto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, em Judá, o povo se reuniu na Casa do Senhor, para estarem diante de Deus. Estavam reunidos todos os que viviam em Jerusalém e todos os que tinham vindo das cidades de Judá.
Então Baruque leu no rolo tudo o que Jeremias tinha dito, e todo o povo escutou. Ele fez essa leitura num dos pátios do Templo.
Micaías ouviu Baruque ler no rolo aquilo que o Senhor tinha dito. Aí desceu ao palácio real e foi até a sala do secretário do rei, onde todas as autoridades estavam reunidas. Encontravam-se ali Elisama, conselheiro do rei, Delaías, Elnatã, Gemarias, Zedequias, e todas as outras autoridades.
Micaías contou tudo o que tinha ouvido Baruque ler para o povo.
Então as autoridades mandaram que Jeudi, fosse dizer a Baruque o seguinte: 
- Venha e traga o rolo que você leu para o povo.
Aí Baruque pegou o rolo e foi ao palácio. E eles lhe disseram: 
- Por favor, sente-se e leia o rolo para nós.
E Baruque leu para eles.
Depois de terem escutado tudo, eles olharam assustados uns para os outros e disseram a Baruque: 
- Temos de contar isso ao rei.
Então perguntaram:
- Diga uma coisa: como é que você escreveu tudo isso? 
- Jeremias ditou palavra por palavra, e eu escrevi tudo com tinta neste rolo! — respondeu Baruque.
Então eles disseram: 
- Você e Jeremias precisam se esconder. Não deixem ninguém saber onde vocês estão.
As autoridades deixaram o rolo, isto é, o livro, na sala de Elisama, o secretário do rei. Em seguida, foram até a sala onde o rei estava e lhe contaram tudo.
Então o rei mandou que Jeudi fosse buscar o rolo. Ele foi e trouxe o rolo e leu para o rei Jeoaquim e todas as autoridades que estavam em volta dele.
Ao ouvir a Palavra de Deus, que o Senhor havia dado através do profeta Jeremias, vocês nem imaginam o que o rei Jeoaquim fez!
Era tempo de frio, e o rei estava no seu palácio de inverno, sentado perto do fogo.
Depois que Jeudi terminou a leitura de três ou quatro folhas, o rei ficou muito furioso, pegou um canivete, cortou a mensagem de Deus em pedaços e jogou no fogo. Assim ele fez até que o rolo inteirinho virou cinza.
Nem o rei, nem nenhuma das autoridades que ouviram todas aquelas coisas ficaram com medo ou mostraram qualquer sinal de arrependimento. Acontece que Elnatã, Delaías e Gemarias tinham pedido ao rei que não queimasse o rolo, mas ele não deu atenção.
Pelo contrário, mandou que o príncipe Jerameel, junto com Seraías e Selemias, prendesse Baruque e o profeta Jeremias. Mas o Senhor os havia escondido.
O rei pensava que, queimando o rolo pudesse acabar com a Palavra de Deus. O que ele não sabia era que a Palavra do senhor dura para sempre!
Tudo o que está na Bíblia, que é o Livro de Deus, já aconteceu ou ainda vai acontecer. Mesmo se alguém rasgar e queimar o Livro de Deus, as palavras que Ele falou não vão se perder. Elas ficam para sempre e se cumprem. É isso que está escrito em Isaías 40.8.
Depois que o rei queimou o rolo, a Palavra de Deus continua, Deus mandou que o profeta pegasse outro rolo e escrevesse tudo o que estava naquele que o rei tinha queimado e mandou dizer o seguinte: 
- Rei Jeoaquim, você queimou o rolo, perguntando: “Por que foi que Jeremias escreveu que o rei da Babilônia certamente virá, e destruirá esta terra, e matará a sua gente e os seus animais?” Por isso, eu, o Senhor, digo a você, rei Jeoaquim, que nenhum dos seus descendentes será rei no reino de Davi. Castigarei você, os seus descendentes e as suas autoridades por causa dos pecados de vocês todos. Nem você nem o povo de Jerusalém e de Judá se importaram com os meus avisos. Por isso, muitas coisas ruins virão sobre vocês.
Então, Jeremias pegou outro rolo, entregou ao seu secretário Baruque, e ele escreveu tudo o que lhe foi ditado. Baruque escreveu tudo o que estava no rolo que o rei Jeoaquim havia queimado e ainda muitas outras coisas parecidas que o Senhor havia falado.

Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que podemos aprender com esta emocionante história que apesar das lutas contra a Bíblia, ela continua a existir, e durará para sempre. As pessoas podem até ter raiva das mensagens deixadas pelo Senhor, mas nunca conseguirão destruí-las!
A Palavra de Deus é eterna! Não há como destruí-la, não podemos simplesmente esquecer que ela existe. A Bíblia é a base para nossas vidas, é o manual que nos ajudará a chegar até o céu, onde Deus está. Seja fiel como o profeta Jeremias: Siga as Escrituras sagradas e espalhe pelo mundo a mensagem de Salvação.

Oficina criativa
Imprimir o desenho no link abaixo para os pequenos fazer a atividade
copie o link e cole no navegador
http://portalsementinhakids.com/wp-content/uploads/2010/02/Jeoaquim-queima-a-Palavra-de-Deus_visual-para-colorir.jpg

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da Silva
 http://www.portalebd.org.br/index.php/mais/jardim-de-infancia/34-jardim-de-infancia-licoes