Lição 3 - Relacionamento no ambiente de trabalho II


O trabalho é um dom de Deus para os homens e deve ser contemplado não como um castigo ou sentença de julgamento e sim como um presente de Deus de modo que o homem possa desfrutar com alegria. (Ec 5:18-20)
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2015
JOVENS - ESTABELECENDO RELACIONAMENTOS SAUDÁVEISVivendo e aprendendo a viver
COMENTARISTA: ESDRAS COSTA BENTHO
COMENTÁRIO: PROF. LUCAS NETO
ASSEMBLEIA DE DEUS EM FORTALEZA/CE


LIÇÃO 3 - RELACIONAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO

A - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁG. 19 DA REVISTA CPAD - JOVENS - PROFESSOR

I - VOCÊ E O TRABALHO
O trabalho é um dom de Deus para os homens e deve ser contemplado não como um castigo ou sentença de julgamento e sim como um presente de Deus de modo que o homem possa desfrutar com alegria. (Ec 5:18-20)
Por outro lado a Palavra de Deus nos adverte que não podemos amar as riquezas e nem as vaidades advindas destas riquezas, isto é muito desagradável aos olhos do Senhor. De que adianta se preparar e trabalhar para ter, acumular riquezas se não podemos desfrutar delas e levá-las deste mundo. (Ec 5:10-17).
Por sermos um ser material e espiritual formado por corpo, alma e espírito devemos ter em nossa vida cotidiana um equilíbrio entre a nossa vida neste mundo e a nossa vida espiritual. Temos que ser prósperos fruto de nosso trabalho e de nossa vida em comunhão plena com Deus, tipificando a verdadeira prosperidade Bíblica que Deus quer para os seus filhos. Deus ama a prosperidade espiritual e material dos seus servos (Sl 35:27).

1. PRINCÍPIOS DA PROSPERIDADE BÍBLICA
1.1. REPÚDIO A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E A TEOLOGIA DA MISÉRIA
i. Nem a teologia da prosperidade que coloca o bem material no lugar de Cristo e nem a teologia da miséria que condiciona a escassez das posses materiais para uma vida espiritual plena, mas sim a prosperidade verdadeiramente bíblica, onde o homem deve ter uma vida equilibrada discernindo o que é espiritual, e o que é material, sem tirar de foco a salvação em Cristo Jesus sendo abençoado com saúde e provisões. ( 3 Jo 1-4; Pv 30:5-9).
ii. Como já mencionamos Deus ama a prosperidade espiritual e material dos seus servos e por ter este desejo o homem deve buscá-las segundo a vontade de Deus (Sl 37:25).
iii. Deus faz promessas aos homens e então assegura que essas promessas tenham cumprimento sendo ele a garantia do cumprimento de suas próprias promessas (Hb 6:13-20), sendo ainda estas promessas positivas, certas e arraigadas de fidelidade. (2 Co 1:18-22)

1.2. OBEDIÊNCIA A DEUS PARA SER PRÓSPERO
i. A obediência a Deus é o preceito fundamental para a prosperidade espiritual e material. (Dt 28:1-14).
ii. Sem a presença de Deus em nossa vida e a incondicional obediência a Ele, qualquer esforço por mais árduo que seja não nos fará prosperar de forma integral, e também ficamos impossibilitado de discernir o que é espiritual do que é material.(Lc 5:1-11). 
iii. Com generosidade no coração obedeçamos ao Senhor e façamos a sua vontade de modo que o nosso celeiro e o nosso lagar venha a transbordar com abundância (Pv 3:9-10).

1.3. DEDICAÇÃO AO TRABALHO
i. Um cristão para ter uma vida próspera e equilibrada precisa trabalhar com afinco no desprendimento mental, muscular e espiritual. A Palavra de Deus nos adverte que:
- só colhe quem planta(Gl 6:6-9),
- só come quem trabalha (2 Ts 3:6-12) ,
- só multiplica seus bens quem poupa.(Gn 41:46-57 ).
ii. A Bíblia Sagrada nos ensina que devemos ter o conhecimento, a habilidade e a atitude para ser próspero nos pilares da disciplina, da organização e da capacidade de poupar, segundo a
configuração organizacional semelhante a das formigas.(Pv 6:6-11; Pv 30:24-25)

1.4. REJEIÇÃO A PREGUIÇA
i. No Reino de Deus não há espaço nem lugar para o preguiçoso que dorme em berço esplêndido, esperando ser engolido por um leão, vendo a sua pobreza material se consolidar e a 
sua vida espiritual se apagar conforme as cinzas de um carvão que se queimou.(Pv 22:13; Mt
25:14-30).
ii. O preguiçoso não gosta de trabalhar e se não trabalhar não prospera na dimensão material e espiritual, mesmo porque há uma interface entre trabalho e espiritualidade. O ocioso cai na
inércia pecaminosa e a sua mente desocupada mergulha este homem para a insensatez e o torna negligente para os cuidados de sua vida material e espiritual ( Pv 24:30-34)
PONTO IMPORTANTE:
Tenha o seu ambiente de trabalho por mais simplório que seja, como uma benção de Deus para você se desenvolver, crescer, demonstrar o seu valor e potencial, ser útil para o bem estar social e se realizar
profissionalmente, sem deixar de vislumbrar a sua saúde espiritual.

2. TRABALHO, PROSPERIDADE E ESPIRITUALIDADE
O homem é um ser espiritual e também material e assim ele vive nestas duas dimensões interagindo de forma permanente. As bênçãos de Deus para o homem são efetivadas nestas duas dimensões, as
quais, denominaremos mundo material (terra) e o mundo espiritual (céu).

2.1. BÊNÇÃOS MATERIAIS DE DEUS NO MUNDO MATERIAL (TERRA)
i. PROVISÃO - Vida digna e de sustentabilidade de forma equilibrada (Ec 5:18-20)
ii. PROTEÇÃO - Guarda e proteção contra as ciladas malignas e do inimigo (Sl 121:1-8)
iii. VIDA FELIZ -Felicidade na família e no lar (Sl 128:1-6)
iv. SAÚDE - Saúde plena (Sl 30:1-4)

2.2. BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS DE DEUS NO MUNDO MATERIAL (TERRA)
i. PERDÃO DOS PECADOS - Libertação da morte eterna e provisão de uma cidadania celestial (Ef 2:1-10)
ii. PODER DO EVANGELHO - Receber o poder do Evangelho de Cristo ( At 1:6-8)
iii. SANTIFICAÇÃO - Transformação de um ser humano segundo a pessoa de Cristo, a ponto de virmos a possuir a própria plenitude de Cristo (Ef 1:15-23)

2.3. BENÇÃOS DE DEUS NO MUNDO ESPIRITUAL (CÉU)
i. VIDA ETERNA - Deus sem nós merecermos nos deu gratuitamente a vida eterna. Um dia assumiremos um corpo glorificado para vivermos eternamente com Jesus (Jo 5:19-29)
ii. PROSPERIDADE - Vida plena e abundante no céu (Ap 21:1-8)

II - VOCÊ E AS PESSOAS NO AMBIENTE DE TRABALHO
É no ambiente de trabalho que vivemos pelo menos um terço de nossa vida e nesta condição devemos
torná-los saudáveis sempre, apesar dos conflitos sociais, dificuldades técnicas e administrativas, bem como, outras situações que possam influir negativamente em nosso desempenho e bem estar emocional.
Cada instituição possui a sua própria cultura organizacional, com normas estabelecidas segundo os valores de cada empresa, que variam de empresa para empresa, sendo muitos diversificados, por vezes
contraditórios. Neste contexto de um universo de padrões, o servo de Deus deve se comportar de modo a construir sempre um ambiente laboral e social de humanização, cordialidade, cooperação, solidariedade
etc. Os conflitos são inevitáveis, porém, devem ser analisados sob a ótica de um equilíbrio racional com o objetivo de buscar a conciliação dos interesses contrários e a resolução definitiva dos problemas.
Logo, vamos tomar da carta a Tito escrita pelo Apóstolo Paulo algumas importantes virtudes recomendadas aos homens idosos que se forem praticadas resultarão em um ambiente de trabalho
saudável e de bem estar para as pessoas.(Tt 2:2)
Nº VIRTUDES   SIGNIFICADO
1 TEMPERANTES
Devemos ser moderados, com autocontrole, agindo sempre de forma  equilibrada e com sobriedade.
2 RESPEiTÁVEIS                                      
Devemos ser homens sérios, dignos de demonstrar respeito ao próximo e de reverência a Deus em todas as nossas ações.
3 SENSATOS                                          
Devemos ser pessoas prudentes no pensar, falar e agir de forma a evitar   atitudes indevidas, não convenientes ou de excesso.
4 SADIOS NA FÉ                                    
Devemos exercer a fé de forma ortodoxa, ou seja, crê de verdade nas  doutrinas da fé abraçada, sem se deixar levar por qualquer outro vento de doutrina.
5 SADIOS NO AMOR                            
Devemos exercer as virtudes segundo o fruto do Espírito (amor, alegria,paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio) sendo especialmente o amor em conformidade com as características do amor de Deus exaradas 1 Co 13:4-8.
6 SADIOS NA CONSTÂNCIA
Devemos ter resistência e paciência frente as perseguições de qualquer ordem, mas sobretudo, especificamente por causa do Evangelho de Cristo.

III - VOCÊ E SEUS SUPERIORES NO TRABALHO
Um dos princípios que promove as bênçãos de Deus sobre os homens é a obediência ao Senhor. Na carta aos romanos em seu capítulo 13, vvs. 1-7 há uma alusão direta ao dever de obedecer as
autoridades constituídas por Deus (Rm 13:1-7) 
Considere-se que esta obediência deve sua consecução nas mais variadas esferas hierárquicas, pais e filhos, governo e governados, professor e aluno, empregadores e empregados, resguardando-se nesta
obediência a preservação da essência das ordenanças, preceitos e mandamentos de Deus.(Ef 6:5-8)
Considerando este contexto, vamos tomar da carta a Tito escrita pelo Apóstolo Paulo algumas importantes virtudes recomendadas aos servos que se forem praticadas resultarão em um ambiente de
trabalho saudável e de bem estar para as pessoas.(Tt 2:9-10)

Nº VIRTUDES SIGNIFICADO
1 OBEDIENTES EM TUDO
Os servos devem obedecer as ordens de seu senhor de forma a agradá-lo, sendo isto motivo de satisfação da parte dele.
2 NÃO RESPONDÕES
Os servos não devem contradizer as ordens de seu senhor e nem falar contra ele.

3 NÃO FURTEM
Os servos não devem se apossar de nenhum bem de seu senhor. O servo só deve querer e usufruir do que é seu e não de outrem.
4 SEJAM FIÉIS
Os servos devem provar a partir de suas ações a sua fidelidade e lealdade para com o seu senhor.
A Palavra de Deus também exorta aos senhores, ou seja, em nossos dias os empregadores os seguintes
deveres:
1. NÃO FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS
O senhor não deve promover tratamento relacional diferenciado para com os seus servos, tratando a todos de maneira educada, com respeito, cordial, sem ameaças, sem perseguições e sem assédio moral.
Não se deve fazer acepção de pessoas. (Ef 6:9).
2. PAGAR RIGOROSAMENTE OS SALÁRIOS DE SEUS EMPREGADOS
Deus condena as riquezas mal adquiridas e mal empregadas, por isso, deve o empregador reter apenas o que é seu e não deixar de pagar os salários, benefícios e direitos dos trabalhadores regiamente em dia e de forma justa. (Tg 5:1-6)
IV -CONCLUSÃO
A nossa vida neste mundo chamado terra não será permeada sempre com caminhos floridos e atapetados de rosas, sempre haverá espinhos que devem ser enfrentados e arrancados para não impedir a nossa caminhada rumo a consolidação da nossa salvação em Cristo Jesus. Em qualquer área de nossa vida, esta deve ser permeada pelo amor a Deus sobre todas as coisas e pelo amor ao próximo e assim teremos vida feliz.
Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/4t_2015_jovens_lic3a7c3a3o-3_relacionamento-no-ambiente-de-trabalho.pdf  Acesso em 13 out. 2015  http://www.portalebd.org.br/index.php/jovens/15-jovens-licoes/493-licao-3-relacionamento-no-ambiente-de-trabalho-ii