Lição 4 - A corajosa luta de Jônatas

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2015
PRIMÁRIOS – Tema: Conhecendo o último juiz, o primeiro rei e o maior rei de Israel
Comentarista: Ana Paula Nogueira
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

LIÇÃO 4 - A CORAJOSA LUTA DE JÔNATAS

Texto Bíblico: 1 Sm 14.1-23

Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que Deus sempre esta conosco, não por que termos medo.

Memória em ação
“Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Js 1.9 – NVI).

Crescendo no conhecimento
Jônatas teria sido um grande rei de Israel, mas sua trajetória ao trono foi interrompida pelo pecado de seu pai, Saul, que fez o que era mau aos olhos do Senhor e por isso, Deus tomou o reino de suas mãos e o entregou a Davi, cujo coração era segundo o coração de Deus.
Como filho mais velho do belo rei Saul, Jônatas era o herdeiro natural da coroa, se a dinastia de Saul tivesse se consolidado em Israel. Mesmo sem assumir o reino na sucessão de seu pai, Jônatas foi um homem de grandes virtudes e toda a sua história pessoal demonstra isso.
Jônatas significa “o presente de Deus” e, efetivamente, ele fez jus ao significado de seu nome. Quando Saul assumiu o trono de Israel, Jônatas tinha trinta anos e logo se destacou à frente dos exércitos de seu pai. Ele foi um guerreiro valente, de grande força física e habilidade com o arco e a funda, uma espécie de estilingue.
Jônatas era um assessor próximo de seu pai e em várias batalhas, a contar da primeira, no segundo ano do reinado de Saul, Jônatas esteve à frente dos exércitos em função da lealdade que inspirava nas tropas, embora não fosse o comandante do exército de seu pai que era Abner, primo do rei Saul.
Certa vez Jônatas, levando apenas seu pajem de armas e sem que seu pai soubesse, foi até a guarnição dos filisteus e matou cerca de vinte homens. Jônatas os derrubava e o pajem, que vinha atrás dele com as armas, ia matando, um a um, ao fio da espada.
Jônatas ganhou um lugar importante na História. Seu nome aparece dezenas de vezes no registro bíblico. Um fato é especialmente interessante a grande amizade entre ele e Davi. 
Mesmo se as escolhas de Jônatas não trouxessem nenhum benefício para sua própria família, ele se mostrou fiel a Deus e fiel ao servo ungido por ordem divina. Ele contribuiu ao cumprimento do plano de Deus, pois um dos descendentes de Davi foi o próprio Messias que oferece salvação a todos!

Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que como Jonatas, não devemos ter medo da circunstâncias. Deus sempre estará presente para nos ajudar.
Oficina criativa
Imprimir o desenho no link abaixo para os pequenos fazer a atividade
copie o link e cole no navegador
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9-9hZfKa9IXeXQFkWqLVJjlMrEceWBqZGLs76SJBPQ0zbSdjCMRcxZjbRiorRDbxJA01cjmiR58fY5FwshdEAakty4bKMLVGbYmcPnbCQdy-tK_VPHbq5RgSZqBjG92QWwF9wxFMgETY3/s1600/Davi+e+Jonatas+vers..jpg

Fontes Consultadas:
• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
• Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
• 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
• Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
 http://www.portalebd.org.br/index.php/mais/primario/35-primario-licoes/521-licao-4-a-corajosa-luta-de-jonatas