Lição 5 01 de Novembro de 2015 Caim era do maligno

 (Foto: formosogospel.com.br )
Texto áureo: 1° João 3. 11 e 12
Texto bíblico: Genesis 4. 1 - 10

Introdução
Como vimos na lição anterior um mal terrível chamado pecado chega até a raça humana, e agora o que fazer? O segredo para se livrar desse mal é voltar se para Deus, vemos pelo contexto desta lição que Abel soube fazer uma escolha certa, Caim até que tentou, mas por fazê-la de forma imprudente deixou azedar seu coração e tornou-se o primeiro homicida da terra trazendo assim uma grande tragédia dentro da sua própria família.

Caim seguidor de satanás
Nasce à semente da mulher, e isso gera um grande contentamento na família de Adão, tanto que Eva faz menção do favor de Deus ao conceber Caim e o glorifica por isso, pouco tempo depois nasce Abel e aquela família começa a crescer na terra. Caim vendo talvez seu pai cultivar a terra se torna um grande agricultor e Abel torna-se pastor e ambos começam a desenvolver habilidades cada um segundo a necessidade que sua profissão exigia e a fim de agradar a Deus eles vão ao sacrifício, cada um trazendo o que produzira só que Deus que é onisciente e ver a nossa intenção; aceita o sacrifício de Abel porem rejeita o de Caim e isso gera no coração de cai uma amargura sem tamanho, vendo pois Caim a rejeição de Deus ao invés de tentar melhorar sua oferta ele cria em si uma revolta e passa a invejar e odiar seu irmão. Às vezes isso acontece também em nosso meio quantas pessoas que não oferecem o melhor de si e quando Deus reprova sua oferta, passam a perturbar aqueles que estão totalmente envolvidos em adoração e devoção a Deus. Tomemos cuidado, pois somos frágeis e suscetíveis a quedas, mas como Abel, entreguemos tudo em oferta agradável ao senhor.
O culto de Caim
Dando continuidade, julgamos necessário nós também nos observarmos e com muita cautela analisarmos como tem sido oferecida a nossa adoração a Deus; as atitudes de Caim não foram reprovadas por causa do tipo de oferta, mas sim pela forma como ela era oferecida. Caim como cita João deixou que satanás dominasse seu coração e não conseguiu agradar a Deus com seu sacrifício e ao tempo que Deus o reprova ele começa agora a arquitetar a morte do seu próprio irmão. Precisamos entender que o pecado está às portas querendo nos derrubar a todo instante e para não cedermos a ele devemos nos aproximar da graça de Deus, pois somente Ele na sua infinita bondade pode nos libertar de todo desejo maligno.
O que precisamos entender é que o coração de Caim foi envolvido grandemente pelo ódio, esse ódio foi o dominando até consumi-lo por inteiro, então Caim agora abandona tudo que é da vontade de Deus e passa a cometer atrocidades. Não podemos negar irmãos que em nossas mentes também passam muitas coisas ruins, mas precisamos revesti-la da palavra de Deus e com oração firmarmos nosso relacionamento com ele para vencer a nossa carne e estar cheios do espírito santo (efésios 5.18)
Caim não guardou seu irmão
Toda família cresce em um ciclo de proteção, e nada mais do que normal é que o filho mais velho tenha um sentido de proteção pelo menor; o que Caim deveria ter feito era proteger Abel, mas o diabo entrou no seu coração e Caim leva Abel ao campo e lá o mata ai está concretizado o primeiro crime da historia; como se não bastasse Caim volta ao natural de sua vida como se nada tivesse ocorrido, o pecado cegou o jovem Caim, porém Deus que é vingador dos oprimidos vem ao encontro de Caim e como sentença  o pune a viver com o fardo da morte do seu irmão, ele foi marcado para sempre e para sempre será lembrado pelo seu crime terrível dentro da própria casa.
Como o pecado nos destrói! Leva-nos a ruína, a viver sem rumo, sem esperança, e amargamente; que o senhor nos guarde e nos fortaleça em tudo para aguardar com esperança a sua gloriosa vinda.

Conclusão
Caim não foi gerado para o mal, porem suas atitudes o levou a ser considerado um dos mais perversos homens da bíblia; como o diabo é terrível cega o filho de Adão a ponto de torná-lo um ímpio. Como seres humanos cheios de emoções, precisamos voltar os nossos olhos em cristo a fim de preservar a nossa alma do mal.

 http://www.formosogospel.com.br/

Dc. Sergio Lopes