Lição 5 - Josias livro lê o livro de Deus

Durante toda a história dos reis de Israel, vemos reis que desobedeceram ao Senhor, e vemos também que tiveram reis que fizeram o que era reto aos olhos de Deus, mas a bíblia declara que apesar de terem obedecido a Deus estes mesmos reis não destruíram os altares, e imagens que corrompiam o coração do povo de Israel com o pecado de idolatria.

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2015
JARDIM DE INFANCIA – Tema: O livro que conta as histórias do meu amigo
Comentaristas: Midiam Pessoa, Monica Barreto e Valente Varela
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP


LIÇÃO 5 - JOSIAS LÊ O LIVRO DE DEUS

Ao Mestre
Durante toda a história dos reis de Israel, vemos reis que desobedeceram ao Senhor, e vemos também que tiveram reis que fizeram o que era reto aos olhos de Deus, mas a bíblia declara que apesar de terem obedecido a Deus estes mesmos reis não destruíram os altares, e imagens que corrompiam o coração do povo de Israel com o pecado de idolatria.
O Capítulo 34 de 2 Cron. nos apresenta um rei que começou a reinar ainda quando criança, com oito anos de idade (v.1), que fez o que era reto aos olhos de Deus, andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar nem para direita nem para esquerda. Com apenas oito anos Josias foi feito rei de Israel. A bíblia nos diz que Jesus nos constituiu como reis e sacerdotes (Ap. 1.6). O Senhor te fez rei e sacerdote, líder e adorador. Josias foi um rei que exerceu influência na sua época.
E é isto que vamos aprender hoje estudando um pouco sobre sua vida. Como uma criança pode ser constituída como rei? Como um adolescente, jovem pode marcar sua geração? Você se acha pequeno demais para que isto aconteça com você? Vamos ver o que Josias fez para destruir a idolatria de Israel e como ele fez para que o aquele povo voltasse seus olhos para o Senhor.

Texto Bíblico: 2 Cro 34.18-28

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa

Para memorizar:
“Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação."  (Sl 119.35 - NVI) 
Todos que decidem obedecer os conselhos contidos na Palavra de Deus encontram grande alegria.

Aprendendo a Bíblia
O povo de Israel passou anos com um rei mau que não gostava de Deus, abandonou a igreja, deixando tudo relacionado a Deus abandonado. Depois de anos de sofrimento em meio a idolatria e tristeza, o mau rei morreu.
E um menino tornou-se rei. É um menino que se chamava Josias tornou-se rei quando tinha apenas oito aninhos.
Josias amava a Deus e ao ver a igreja abandonada, escalou sacerdotes e levitas que organizassem ofertas para restaurar a igreja. Quando já havia recursos, enviou o escriba Safã ao templo, para que ele dissesse a Hilquias, o sumo sacerdote, para ele usar o dinheiro que tinha sido trazido á casa do Senhor para concertar o templo que estava em más condições.
Um dia em meio a reforma, foi encontrado a Palavra de Deus quehá muito tempo estava perdida dentro da igreja. Hilquias entregou a Safã a Biblia que tinha encontrado no Templo, para que ele pudesse ler. Safã, imediatamente o levou ao rei Josias e leu para ele. O Livro Sagrado era um livro que tinha sido escrito por Moisés com instruções de Deus de como se devia viver e o que se devia e não devia fazer.
Quando o rei Josias ouviu o que estava escrito nele, rasgou as roupas para mostrar que estava muito triste e preocupado, pois ao ler o que nele estava escrito, descobriu que ele e o povo não estavam a fazer o que Deus tinha ordenado e sabia que Deus estava zangado.
Então Josias mandou seus homens irem consultar o Senhor sobre as palavras do livro e sobre o seu problema. E assim Safã, Hilquias e mais três homens foram consultar a profetisa Hulda. Profetiza era uma mulher a quem as pessoas recorriam quando queriam saber a opinião de Deus sobre um assunto. As pessoas falavam com ela e ela falava com Deus e depois dava-lhes a resposta de Deus.
E Hulda deu-lhes a resposta de Deus dizendo:
- “ Assim diz o Senhor: trarei males sobre este lugar e sobre seus moradores, porque eles se esqueceram de mim.”
Mas Deus também deu uma mensagem especial para Josias, por ele se ter preocupado com a situação, ao saber que estava a proceder mal. Disse-lhe que ele não iria ferir o povo enquanto ele fosse vivo.
Então Josias reuniu todo o povo e juntos foram ao Templo. No Templo o rei leu o Livro da Lei para que todos soubessem o que estava escrito e prometeu a Deus que obedeceria ás palavras do livro e que seguiria a Deus de todo o coração.
Depois da promessa que fez a Deus, Josias destruiu todos os altares que o povo tinha feito para adorar outros deuses, deuses que na verdade não existem. E ensinou o povo de que só deviam adorar ao verdadeiro Deus. E a promessa que Deus lhe fez, Deus a cumpriu, porque Deus cumpre as suas promessas. Enquanto o rei Josias viveu, Deus não enviou males ao povo.

Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que lendo a Bíblia e obedecendo aos conselhos que Deus nos deixou nela, seremos pessoas alegres, pois evitaremos muitos males, pois ela nos orienta em como viver e tomar as decisões.

Oficina criativa
Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof.  Jaciara da Silva