Dinâmica da Lição 06: A sabedoria e a solidez para a vida (Juvenis)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A sabedoria e a solidez para a vida.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir utilize a dinâmica “A sabedoria no livro de provérbios”.

Dinâmica: A sabedoria no livro de provérbios

Objetivo:
Mostrar a importância da sabedoria divina na vida prática do cristão.
Material didático:
Cartolina Guache
Pincel atômico
História: Um velho sábio
Atividade didática:
Coloque em um local visível um pequeno cartaz com o significado da palavra sabedoria.
Sabedoria = prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão.
Analise esse conceito, dando bastante atenção à palavra sensatez. Conte a história que segue.
História: Um velho sábio
Diz uma lenda que existia um velho que tudo sabia e tudo adivinhava. Certo dia, dois meninos resolveram pôr o sábio à prova.
"Vamos levar um passarinho vivo, escondido na mão, e perguntar a ele: ‘Está vivo ou morto?’ Se ele disser que está morto, a gente solta o passarinho vivo. Se disser que está vivo, a gente esmaga o passarinho na mão e mostra que ele errou."
Dito e feito.
"Que é que eu tenho na mão?", perguntou um dos garotos.
"Um passarinho", afirmou o sábio.
"Está vivo ou morto?"
O velho olhou o menino no fundo dos olhos e respondeu:
"A resposta está em suas mãos".
Pergunte:
1. Que teria ocorrido, se ele tivesse escolhido uma das opções dadas pelo garoto?
2. O home da história era sábio ou inteligente?
3. Ao responder de tal forma, o velho agiu sabiamente ou quis fugir da questão para se livrar de uma situação difícil?
4. O cristão que não teme ao Senhor, no entanto é uma pessoa muito inteligente, pode-se dizer que ele tem a sabedoria de Deus em sua vida? Por que?
5. Qual a importância prática da sabedoria de Deus na vida de um cristão?

Diga que o livro de Provérbios é um verdadeiro compêndio da sabedoria do povo hebreu. São sentenças curtas, porém carregadas de significados e verdades que foram aprendidas no dia a dia dos israelitas.
Sente-se com seus alunos em círculo. Faça um comentário geral a respeito da sabedoria no livro de Provérbios. Explique que a sabedoria do livro e ensinar os leitores a viverem de forma justa, correta e ética. O objetivo é levar as pessoas a expressarem, no seu dia a dia, a sabedoria de Deus. Embora o livro também trate das questões da vida, do dia a dia, ele é um convite à busca da sabedoria que vem do alto, a divina. Em seguida, escreva no quadro: inteligência x sabedoria. Peça que os alunos expliquem qual a diferença entre ser sábio e ser inteligente. Depois faça a seguinte pergunta: "Salomão era sábio ou inteligente?" Ouça os alunos com atenção. Explique que segundo a Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal (CPAD), ser "sábio significa pôr em prática aquilo que sabemos". Muitos são inteligentes, mas não aplicam aquilo que sabem para o bem. Então de que adianta tanta inteligência? Salomão foi sábio e inteligente, mas quando ele deixou de aplicar os princípios de Deus em sua vida deixou de agir com inteligência e acabou cometendo tolices. Conclua explicando que para ser sábio e viver com inteligência precisamos conhecer e aplicar a Palavra de Deus em nosso dia a dia.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-6-sabedoria-e-solidez.html#ixzz3qT2mdWe8