SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

09 novembro 2015

Dinâmica da Lição 07: A Bíblia e a Ciência (Adolescentes)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Bíblia e a Ciência.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para esta lição sugerimos a dinâmica “Descobertas cientificas que comprovam a Bíblia”.

Dinâmica: Descobertas cientificas que comprovam a Bíblia

Objetivo:
Mostrar que a verdadeira ciência não desfaz a Bíblia, no entanto confirma a sua veracidade.
Material didático:
Pesquisa apresentada logo abaixo
Quadro de giz ou branco
Giz ou marcador para quadro branco
Atividade didática:
Antes da Aula:
Imprima as 5 descobertas científicas que comprovam a Bíblia
Durante a Aula:
Inicie a dinâmica perguntando: Será que existe alguma descoberta científica que comprovem a Bíblia? Se alguém tiver com algum smartphone na sala solicite que eles façam uma busca na internet, a fim de encontrar alguma coisa sobre o assunto. A medida que eles forem citando escreva no quadro. Após as citações dos alunos diga que enquanto muitos duvidam, outros usam a inteligência para mostrar que Deus é real
Enquanto alguns homens e mulheres da ciência declaram sua presunção visto que fazem questão de afirmar que não acreditam em Deus, muitos de seus colegas não só acreditam como usam sua inteligência para provar que muito do que está na Bíblia é verdade. Embora para muitos baste estar escrito nela para que creiam, outros são encorajados por essas descobertas a perceberem que o divino não está excluído da natureza somente porque algo pode ser explicado fisicamente.
A todo momento, novas descobertas comprovam as Escrituras. Grandes nomes da ciência, ao longo das eras, partiram da Bíblia para investigar o cosmos e nosso planeta, assim como seus fenômenos, sem deixar de lado a submissão a Deus. São físicos, médicos, astronautas, astrônomos, navegadores, biólogos, arqueólogos, filósofos, matemáticos, geólogos, oceanógrafos, engenheiros a vários outros que, apesar de suas mentes brilhantes, sabem que Alguém muito superior é o responsável pela origem de tudo o que existe.

Veja 5 descobertas que comprovam algumas informações da Bíblia:

As correntes marítimas
Muito antes das grandes navegações e de o mundo submarino ser explorado, o rei Davi já falava de “caminhos nos mares” na Bíblia:
“Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?
Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.
Deste-lhe domínio sobre as obras da Tua mão e sob Seus pés tudo lhe puseste:
ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo;
as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.”  Salmo 8.5-8
Essas “sendas” chamaram atenção de um importante oficial da Marinha dos Estados Unidos no século 19. Partindo desse trecho dos Salmos, Matthew Maury, pesquisador marítimo e navegador, descobriu “rios submarinos”, as correntes marinhas que hoje conhecemos e que influenciam a natureza por onde passam. Como um antigo pastor de ovelhas da Antiguidade saberia disso, se não pela inspiração de Deus? Maury, neto de um pastor cristão, confiou nisso e entrou para a História como competente marinheiro, astrônomo, historiador, oceanógrafo, meteorologista, cartógrafo, escritor, geólogo e professor dos mais respeitados.

A existência da Babilônia
Reino importante no Antigo Testamento, a Babilônia subjugou os israelitas e os escravizou por décadas. Naquele país Daniel se destacou por sua fé, fazendo reis admitirem que só o Deus único era real.
Ainda assim, muitos estudiosos alegavam que a Babilônia era um reino fictício, fruto de uma “mitologia” bíblica, até que arqueólogos encontraram vários indícios de sua existência em artefatos que comprovavam o contexto bíblico e, mais tarde, acharam a própria cidade-estado que já foi uma das mais poderosas de sua época no mundo então conhecido, no atual território do Iraque. Alguns desses artefatos estão expostos ao público em famosas instituições da ciência e da História, como o Museu de Arqueologia Bíblica Paulo Bork, em Engenheiro Coelho (como o tablete de argila na foto ao lado), São Paulo, e nos museus europeus Louvre – em Paris, França – e Britânico – em Londres, Inglaterra –, só para citar alguns.

A Terra é redonda
O formato de nosso planeta já não é novidade nem mesmo para crianças em idade pré-escolar. Mas, como já sabiam disso os seres humanos dos tempos bíblicos, quando viagens espaciais, telescópios e satélites estavam bem longe da realidade?
“Ele é O que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é Ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;” Isaías 40.22
Embora muitos teorizassem que a Terra era uma esfera milênios depois de Isaías, só no século 15 grandes navegadores como Cristóvão Colombo o provaram na prática, confirmando mais uma vez que a Bíblia estava certa e acima do entendimento humano da natureza.

A diabetes
Muito antes dos vastos conhecimentos sobre o corpo humano, o sábio Salomão já dizia em seus Provérbios:
“Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra.” Provérbios 25.27
Saúde era uma questão divina para os israelitas. Não só era importante para a sobrevivência de um reino, como também era questão de honrar a vida que Deus deu a todos, sagrada, e por isso devia ser mantida como a dádiva que era.
Hoje a ciência não esconde de ninguém que consumir carboidratos em demasia aumenta as chances de diabetes, o aumento anormal da glicose no sangue, que causa sérios problemas de saúde, abre as portas para outros, compromete bastante a qualidade de vida e pode levar à morte.
Salomão, usando a sabedoria com que Deus lhe presenteou, já aconselhava seu povo a respeito disso.

Sim, o Rei Davi existiu
Davi é uma das figuras mais importantes da história não só de Israel como do mundo. Ainda assim, muitos defendiam que ele também era apenas um herói criado para “levantar a bola” dos israelitas.
Pastor, músico, guerreiro e rei, foi um dos grandes responsáveis pela imponência que Israel conquistou, mas sempre se pôs como servo de Deus, acima de tudo, ainda que tenha cometido falhas – e, por isso, também é entre nós um dos maiores exemplos da misericórdia de Deus.
Mas outros cientistas decepcionaram aqueles céticos. Arqueólogos encontraram (e continuam a encontrar) indícios da existência de um dos reis mais importantes da História (como os artefatos na foto ao lado), ajudados pelos modernos métodos tecnológicos que permitem escavações detalhadas nos lugares em que o monarca viveu ou passou.

Fonte: www.universal.org

Adaptação da dinâmica: Escriba Digital


Algumas curiosidades científicas na Bíblia

AQUECIMENTO GLOBAL NO APOCALIPSE
Apocalipse 16:8 e 9 – “E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória”.
A temperatura do Planeta está se elevando nestas últimas décadas e os resultado serão furacões e mais furacões (Hemisfério Norte) e ciclones (Hemisfério Sul); até a nossa calma costa brasileira já sofre com essas super-tempestades.

O COLAPSO DO SOL NAS PROFECIAS
O Sol vai desaparecer. As profecias bíblicas apontam para isso e os cientistas seguem na mesma direção em suas pesquisas. Apocalipse 22:5 afirma:“E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre”. Essa descrição do novo planeta restaurado após o milênio indica a ausência da estrela solar.
Uma nova análise mostra que o Sol está mais ativo agora do que em qualquer outra época nos últimos mil anos.

A BIBLIA JÁ REVELAVA QUE AS ESTRELAS SÃO INCONTÁVEIS
"Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar..." Gênesis 15:5
No final do século passado, a surpresa. O Hublle, um telescópio instalado fora da atmosfera, e circulando extratosfera do planeta, fotografou o espaço sideral de forma nunca já vista. As estrelas chegavam a conta dos trilhões.

A BÍBLIA JÁ DECLARAVA QUE A TERRA ESTAVA SUSPENSA NO COSMOS
“Ele [Deus] estende o norte sobre o vazio; suspende a Terra sobre o nada." Jó 26:7
Hoje sabemos que o Planeta com uma Massa de Seis tilhões de toneladas, está ´suspenso sobre o nada´, como a narrativa bíblica declarou a quase 4000 anos.

A BIBLIA JÁ DECLARAVA QUE A TERRA ERA REDONDA
“Ele é o que está assentado sobre o globo da Terra..." Isaías 40:22.
Antes dos gregos (Pitágoras III AC) afirmarem que a terra era redonda, o profeta e porta voz do Deus Eterno, seu servo Isaias, já havia declarado o fato.

A BÍBLIA JÁ DECLARAVA QUE A LUA NÃO POSSUI BRILHO PRÓPRIO
Jó 25:5  “Eis que até a lua não tem brilho...”
Segundo os cientistas a magnitude da Lua Cheia é de -12,7, sendo, portanto o objeto mais brilhante do céu depois do Sol. Mas essa luminosidade não é própria; é uma reflexão dos raios solares que incidem sobre o satélite natural.

A BIBLIA JÁ DECLARAVA QUE O AR TEM PESO
"Quando regulou o peso do vento, e fixou a medida das águas” Jó 28:25.
O barômetro, instrumento usado para medir a pressão atmosférica, só foi inventado em 1643, entretanto, a Bíblia já declarou antes disso que o ar (ou a atmosfera) tem peso!



Fonte: http://ciencianabiblia.blogspot.com.br


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-07-biblia-e-ciencia.html#ixzz3r0fDepez