SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

09 novembro 2015

Dinâmica da Lição 07: A Família que Sobreviveu ao Dilúvio (Adultos)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Família que Sobreviveu ao Dilúvio.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Eu sei em quem tenho crido”.

Tema: Protegendo a família da corrupção do mundo

Objetivo:
Orientar para que possamos escapar com nossa família da corrupção deste mundo.
Material Didático:
Copo com água (copo bem alto);
Um vasilhame com água
Uma pequena bacia
Bolinhas de gude,
Quadro de giz-, giz.
Atividade didática:
Sente-se com os alunos em círculo. Depois, escreva no quadro de giz a seguinte questão: "O que fazer para que a nossa família possa escapar da corrupção vivida pelo mundo hodierno?" Discuta com os alunos. Ouça-os com atenção e explique que a Queda fez com que a família sofresse. Já desde o início, na família de Adão podemos ver vários acontecimentos ruins, como por exemplo, inveja e assassinato. Viver em família não é fácil, cada membro tem que fazer a sua parte e procurar cumprir os princípios bíblicos estabelecidos por Deus para esta importante instituição divina. Em seguida, peça que um aluno leia parte destes princípios narrados em Efésios 6.22-29 e 6.1-4. Discuta com eles estes princípios e em seguida pegue o copo com agua e coloque no centro do círculo. Diga que Deus criou a família e o seu desejo é que o nosso lar seja um lugar de proteção e cuidado. Peça que observem a água pura e cristalina. Em seguida, diga que algumas atitudes podem comprometer a vida familiar saudável. Distribua as bolinhas de gude e peça que cada aluno fale, utilizando apenas uma palavra, o que pode atrapalhar a união e a felicidade de uma família. Em seguida o aluno vai jogar a bolinha dentro do copo com agua que ficará dentro de uma pequena bacia. As bolinhas vão ocupando os espaços e água vai sendo lançada para fora do copo. Explique que na vida familiar, se cada membro não fizer a sua parte, as atitudes ruins, o pecado, vai tomando conta e vai "esvaziando" as pessoas de tudo que é bom. Vamos perdendo o afeto, o carinho, o companheirismo, a amizade, etc. Os sentimentos bons vão se acabando. Resta apenas um monte de entulho (mostre o copo só com as bolinhas). Retire as bolinhas do copo e coloque água novamente. Não existem famílias perfeitas, mas se cada membro fizer a sua parte, buscando obedecer aos princípios de Deus, nossos lares são abençoados. Diga que com a ajuda de Jesus podemos retirar tudo que não presta e restabelecer a pureza, o amor, a alegria, a paz, etc. Conclua com uma oração em favor das famílias.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Autora: Telma Bueno


Adaptado por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-07-familia-que.html#ixzz3r0e61eF8
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS