Dinâmica da Lição 10: Ausência de relacionamentos (Jovens)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Ausência de relacionamentos.
– Introduzam a aula refletindo com a classe sobre a palavra Solidão
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Solidão”.

Dinâmica: Solidão

Objetivo:
Entender o que é solidão e saber como lidar com ela.
Material didático:
Bíblia
Papel
Caneta
7 Balões coloridos
7 frases sobre como enfrentar a depressão
Quadro (De giz ou branco)
Giz ou Pincel para quadro branco
Atividade didática:
Antes da Aula:
Chegue cedo para encher sete balões coloridos e colocar dentro de cada balão uma frase escrita em papel sobre como enfrentar a solidão:
1.  Admitir a existência do problema;
2. Identificar as Causas;
3. Mudar a maneira de pensar;
4. Desenvolver a autoestima;
5. Incentivar novos contatos sociais;
6. Mudar atitudes que promovem isolamento;
7. Estimular o crescimento espiritual.
É importante que você escreva em cada balão um número de acordo com a ordem de cada frase. Por exemplo, na frase admitir a existência do problema você colocará o número 1 no balão, na frase Identificar as Causas você colocará o número 2, e assim sucessivamente.
Durante a aula:
Inicie a dinâmica perguntando aos alunos: Quando falamos em solidão quais os personagens bíblicos que lhe vem a mente que enfrentaram esses momentos? Caso eles não se recordem cite os nomes de Jesus, Moisés, Elias, Jó, Oseias, Jeremias e Neemias, mas incentive-os a lembrar em que situações esses personagens se sentiram solitários. Estude em casa um pouco sobre esses personagens para discutir com seus alunos sobre o assunto.
Escreva no quadro a expressão “uns aos outros” e solicite aos alunos que encontrem na Bíblia e leiam em voz alta versículos que contém essa expressão, usada no sentido de mutualidade (vá preparado com alguns versículos, caso os alunos não consigam encontrar sozinhos (Sugestão: Jo 13.34, 35; Rm 12.10; 15.7; Ef 4.2, 32; Cl 3. 13; 1 Ts 5.11; Hb 10.24; Tg 5. 16). Após ouvir a leitura de três ou quatro desses textos, enfatize que existem mais de trinta referências que tratam dos mandamentos de mutualidade no Novo Testamento, mostrando a preocupação de Deus em que nos relacionemos uns com os outros, o que ajuda a evitar a solidão
Agora jogue os balões no ar e peça que os alunos não os deixem cair. Depois de algum tempo solicite que os alunos segurem os balões, ninguém deve ficar com dois. Quando os balões estiverem nas mãos dos alunos diga que cada balão traz importantes orientações sobre como enfrentar a solidão. Peça que cada aluno, um a um, estoure seu e leia o que está escrito. Pergunte o que eles entenderam sobre o assunto. Acrescente alguma coisa caso seja necessário.
Encerre orientando os alunos a usufruir desta reflexão para mudar seus conceitos, e quando a sós, aproveite seu tempo para se relacionar com o melhor de todos os amigos, Jesus Cristo, Ele quer ser seu mais intimo amigo.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-10-ausencia-de.html#ixzz3t0WbCwrT