SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

03 novembro 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço da Lição 4 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 – LIÇÃO 4
(Revista: Central Gospel - nº 44)

Tema: A QUEDA E SUAS IMPLICAÇÕES

Texto Áureo: Gênesis 3.15
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição ensine sobre as consequências do pecado na vida da pessoa.
“de forma deliberada”, ou seja, de forma consciente, não por acidente.
“pecado original”, é o pecado que deu origem a todos os outros, é a desobediência. O ser humano até hoje tem uma inclinação para a desobediência.
_______________________________________________
1. A NATUREZA DO PECADO

1.1. O pecado não é eterno
“dualismo cósmico”, é a crença da existência do bem e do mal, coexistentes e opostas.
“maniqueísmo”,  é a doutrina originária da Pérsia que afirma a existência de um conflito cósmico entre o reino da luz (o Bem) e o das sombras (o Mal), esse conflito seria eterno estando acima até mesmo de Deus.
“por que não o aniquila?”, essa pergunta lança dúvidas sobre a onipotência de Deus, mas como o comentarista mesmo está falando, é um equívoco teológico. Na verdade Deus permite que o mal exista para que o ser humano possa exercer a sua escolha.  

1.1.1. Consequências dessa teoria
“infinita eterna de dois entes”, não há como existir dois seres onipotentes. Não poderia existir o Senhor e o mal, como entes infinitos e acima de todas as coisas.

1.2. O pecado não é a antítese do bem
- Quer dizer que o pecado não é o oposto do bem.
“algo que age em primeira instância”, é como se a primeira coisa que ocorresse no ser humano fosse o pecado, mas sabemos que antes do pecado vem a tentação.
- “atribuem ao pecado um caráter passivo”, como se o pecado fosse algo normal, que não promove nenhuma mazela ao ser humano. Sabemos que o pecado escraviza e destrói o ser humano.

1.3. O pecado não se origina nos órgãos dos sentidos
“não são fontes primárias do pecado”, o pecado chega a atingir os sentidos, mas ele se origina primeiro no coração, por mais que seja acidental, o pecado vai sempre aparecer no coração em primeiro lugar.
“instrumentos da natureza carnal”, quer dizer que os órgãos dos sentidos serão usados para consumar os pecados ligados à carnalidade humana.
“asceticismo (enfraquecimento do poder dos sentidos)”, é pratica de abstenção de comida, sexo e de dormir, com o objetivo a meditação.

1.3.1. O pecado originou-se no ato livre de Adão
“caminho da desobediência”, como já dissemos é o pecado original do ser humano. Para o homem aquilo que é proibido parece mais atraente, pois o ser humano está inclinado à desobediência.
________________________________                 
2. A QUEDA DO PRIMEIRO CASAL
- “ensino central das Escrituras”, toda a Escritura foi feita para salvação do homem e a morte de Cristo é o ato que possibilitou essa salvação.

2.1. Os passos da tentação no Éden
“colocou-o em xeque”, figura de linguagem que significa lançar dúvida sobre algo e forçando a pessoa a tomar uma decisão.
“à justiça e à santidade do Altíssimo”, como se Deus tivesse com uma intenção maldosa que não revelara ao homem.

2.2. Consequências da Queda
- “consciência da nudez”, o homem passou a adquirir uma malícia que não tinha antes.
“expulsão do jardim”, na verdade foi a expulsão da presença de Deus.
“modificação da natureza do trabalho”, o trabalho já existia, porém ele passou a ficar mais árduo e condição para o sustento.
“morte”, o ser humano não foi feito para morrer, a morte veio pela proibição de comerem da árvore da vida.
________________________________________
3. CONCEITUAÇÃO DE PECADO

3.1. Harmatia
“errar o alvo”, o ser humano foi constituído para ser o representante de Deus na criação, o homem cuidaria de tudo na Terra Gn 1.28, ao pecar, ele ficou impossibilitado de cumprir isso.

3.2. Parabasis
- “quebra deliberada”, é quando a pessoa tem a intenção de transgredir a Lei.

3.3. Anomia
- ...

3.4. Adika
“padrões de justiça vigente”, e não somente os padrões da Lei. O pecado não pode ser definido somente por erros contra a Lei de Moisés.

4. SOLUÇÃO PARA O PECADO
- “entregou-se em nosso lugar”, com a Lei foi estabelecido um sistema jurídico no qual o ser humano era o culpado pelo pecado e a punição era a morte. Deus não somente perdoava a dívida do homem, pois isso não modificava a sua natureza corrompida, mas o Criador fez algo para transformar essa natureza e libertar o homem do pecado.

4.1. A Graça de Deus
- “intermédio da Graça”, a Graça é um favor imerecido de Deus ao homem, onde o Senhor pagou a dívida no lugar do homem. Dessa palavra surgiu o termo “gratuito” ou “de graça”.

4.2. Abandono do pecado
“propiciação pelos pecados”, é o ato de pagar a dívida do culpado, satisfazendo a Lei.
“confessar suas iniquidades e abandoná-las”, confessar é o primeiro passo, é reconhecer o erro. E “abandoná-las”, constitui no segundo passo, que é o mais difícil, envolve trabalho e devoção a Deus.
______________________________________
CONCLUSÃO
“condição elevada”, ele era perfeito, falava diretamente com o Pai, cuidava do jardim de Deus e era imortal.
“decidiu livrar-nos do inferno”, o interessante é que essa decisão foi tomada antes da criação do homem Ap 13.8.
- Corrija o questionário e faça o seu resumo.

Boa aula!

Marcos André – professor http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/11/escola-dominical-esboco-da-licao-4.html