ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 9 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 – LIÇÃO 9
(Revista: Central Gospel - nº 44)

Tema: PREDESTINAÇÃO E LIVRE-ARBÍTRIO

Texto Áureo: Romanos 14.12,13
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição explique o significado dos termos e estimule o aluno a construir suas próprias concepções.
“verdade absoluta”, é uma verdade que não depende de pontos de vista, nem cultura ou momento histórico.
“correntes teológicas”, são linhas de pensamentos teológicos aceitas por grande quantidade de eruditos, por isso são chamadas de “correntes”.
_______________________________________________
1. CALVINISMO E PREDESTINAÇÃO
“João Calvino”, a doutrina sobre a predestinação divulgada por Calvino recebeu o nome de calvinismo por ter sido ele o seu principal elaborador e defensor.
“soberania absoluta de Deus”, é a característica de Deus, que o define como Senhor de todas as coisas. Faz o que quer e não precisa dar satisfação a ninguém.

1.1. A predestinação
“elegeu (escolheu) previamente”, é o mesmo que dizer que os outros foram destinados ao inferno, esse tipo de predestinação é conhecido hoje como “fatalista”. É muito combatida pela grande maioria dos teólogos.

1.2. A predestinação na história
“Era Cristã”, período a partir do nascimento de Cristo.
“complexidade do assunto”, na verdade os próprios teólogos fizeram os assunto ficar mais complexo do que parece, pois os crentes no período dos apóstolos davam as suas vidas pelo evangelho sem estarem preocupados com essas questões teológicas.

1.2.1. Os reformadores
“Lutero”, principal nome da reforma.
“Deus queria que todos os homens fossem salvos”, esse é o principal argumento contra a predestinação fatalista.
________________________________                 
2. ARMINIANISMO, LIVRE-ARBÍTRIO E PRESCIÊNCIA
- “princípios do amor de Deus”, o arminianismo é contra o calvinismo por destacar o amor do Senhor pela humanidade, impossibilitando assim a ideia de que Deus reservasse alguns para a destruição.
“expiação universal”, segundo os princípios arminianos a salvação está ao alcance de todos, é a doutrina mais aceita pelos evangélicos.

2.1. O livre arbítrio
“livre-arbítrio”, significa arbitrar livremente.
“determinando assim seu destino”, segundo essa doutrina o ser humano faz suas escolhas livremente definindo assim se vai para o céu ou para o inferno.
“cisões”, cortes, divisões.

2.1.1. Agostinho
Agostinho ou santo Agostinho como é conhecido pela igreja Católica foi o maior teólogo do catolicismo e seus estudos e pensamentos são reconhecidos até mesmo pelos crentes.

2.1.2. Erasmo
“obrigado a pecar”, por ser um escravo do pecado, pois o escravo faz por obrigação.
“misericórdia de Deus”, se refere à salvação e a libertação da escravidão do pecado.
“caso buscasse”, aqui está a manifestação do livre arbítrio, a salvação não é imposta, mas é concedida a quem a desejar.

2.1.3. Na idade contemporânea
“idade contemporânea”, é o período atual da história humana que teve início com a Revolução Francesa.
“John Wesley”, um dos maiores teólogos da idade contemporânea, revolucionou a prática devocional cristã, dando a ela o aspecto que tem hoje.

2.1.3. Na idade contemporânea
“idade contemporânea”, é o período atual da história humana que teve início com a Revolução Francesa.
“John Wesley”, um dos maiores teólogos da idade contemporânea, revolucionou a prática devocional cristã, dando a ela o aspecto que tem hoje.

2.2. A presciência
...
 ________________________________________
3. A SOBERANIA DE DEUS
“o homem é considerado totalmente responsável”, é como ter um ser totalmente independente no mundo controlado por Deus.
“como poderia ser culpado”, ninguém pode ser condenado por algo que foi obrigado a fazer.

3.1. Ideias complementares
“o ser humano é responsável por suas ações”, mesmo Deus sabendo de tudo o que irá acontecer, Ele deixa o ser humano fazer suas escolhas. Às vezes o Senhor alerta, mas nunca impede o homem de tomar decisões ainda que sejam erradas.
“Spurgeon”, Charles Spurgeon, foi um grande pregador batista na Inglaterra, viveu de 1834 à 1892.
______________________________________
CONCLUSÃO
“Deus não se limita a sistematizações”, quer dizer que Ele não se limita às definições que a teologia dão para Ele.
“redimir o perdido indistintamente”, quer dizer que Deus se entregou por todos.
“predestinados para a salvação”, esse é o conceito mas moderno sobre predestinação, afirma que todas as pessoas estão predestinadas ao céu, mas nem todos querem.
- Corrija o questionário e faça o seu resumo.

Boa aula!


Marcos André – professorhttp://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/11/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_28.html