EXÉRCITO CHINÊS PARTIRÁ PRA CIMA DO ESTADO ISLÂMICO


A China tem estado afastada da linha de frente do combate ao terrorismo internacional, mas depois da morte de três chineses no ataque ao hotel no Mali e da execução de Fan Jinghui, um chinês de 50 anos raptado em Setembro, o Presidente Xi Jinping veio garantir que o país vai reforçar os esforços de cooperação internacional e prometeu “arrasar de forma resoluta as operações terroristas que ameaçam vidas inocentes”.

Apesar de o presidente não ter concretizado como a China vai apoiar as coligações que já estão no front a combater o autoproclamado Estado Islâmico, o jornal espanholEl Confidencial diz que a resposta da China será “firme e clara” dentro e fora de fronteiras.

“Não podemos garantir que a China entre de forma direta, como a Rússia ou a França, mas teremos um papel mais ativo para garantir a segurança dos nossos cidadãos em todo o mundo”, disse um fonte do exército chinês ao jornal espanhol.

A China tem um exército com 2,3 milhões de soldados e o investimento em defesa cresceu 10% nos últimos cinco anos, com armamento poderoso e formação dos seus soldados, comparando-se já nalgumas áreas às forças armadas dos Estados Unidos.

É bom destacar que a China está envolvida num longo conflito com separatistas islâmicos da área ocidental de Xinjiang, sendo que alguns dos combatentes desta região já encontram-se na Síria e no Iraque combatendo nas fileiras do Estado Islâmico.

Além de reagir ao assassinato dos seus cidadãos, a China busca também apoio internacional para legitimar as ações que vem empreendendo a nível interno contra o inimigo comum.

Unir-se às coligações internacionais que estão realizando os ataques aéreos na Síria com algum tipo de apoio, assim como equipamento ou formação ao exército iraquiano que enfrenta o Estado Islâmico na frente de combate, pode resultar à China o apoio esperado.

Via: https://noticiasdesiao.wordpress.comhttp://www.libertar.in/2015/11/exercito-chines-partira-pra-cima-do.html