Putin diz que Israel e Rússia continuarão a compartilhar informações de inteligência sobre ações antiterrorismo

A Rússia continuará a compartilhar informações antiterrorismo com líderes israelenses, disse o presidente russo Vladimir Putin na sexta-feira, de acordo com Sputnik, site noticioso estatal.
Primeiro-ministro de Israel e presidente russo
“Continuaremos a manter contatos com líderes israelenses para estabelecer uma paz justa, abrangente e permanente no Oriente Médio, para compartilhar informações sobre a trajetória antiterrorismo,” Putin disse de acordo com o site, durante uma cerimônia para entregar credenciais a 15 novos embaixadores na Rússia, inclusive o embaixador de Israel.
Os comentários de Putin ocorreram poucos dias depois que uma autoridade da Força Aérea de Israel disse que Israel não abateria jatos russos que voem em seu espaço aéreo, principalmente sobre as Colinas de Golã.
Putin se reuniu com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em setembro para discutir a guerra civil que está ocorrendo na Síria.
De acordo com o jornal The Economist, os dois líderes concordaram que a Rússia não prejudicaria os interesses estratégicos israelenses na Síria, os quais incluem impedir que armas cheguem ao Hezbollah no Líbano, e Israel pararia de ajudar grupos que lutam para remover o presidente sírio Bashar Assad.
Separadamente, o general-de-divisão Yair Golan, vice-chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, se encontrou com Nikolai Bogdanovski, vice-chefe do Estado-Maior da Rússia, em outubro para discutir a coordenação de atividades na Síria, para evitar colisões inesperadas.
A Turquia, que exige que Assad deixe a presidência para resolver o conflito na Síria, recusa pedir desculpas por abater um avião russo de guerra na quarta-feira passada perto da fronteira síria.
Traduzido por Julio Severo do original em inglês do Algemeiner: Putin Says Israel and Russia Will Continue Sharing Intelligence on Anti-Terrorism