ESCOLA DOMINICAL - Esboço e subsídio da Lição 10 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 – LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel - nº 44)

Tema: A MISSÃO DA IGREJA EM SOCIEDADE

Texto Áureo: Provérbios 3.27,28
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição alerte os alunos dessa importante obra que não tem recebido muito apoio dos ministérios ultimamente. A origem da igreja em Jerusalém foi com o trabalho social, ela se iniciou em comunidade, onde tudo era comum a todos.
“cerne da mensagem”, cerne é a essência, ou o a mensagem propriamente dita.
“reconciliados com o nosso Criador”, assim como Adão foi expulso da presença de Deus, também estava toda a humanidade longe da presença do Pai, Mas em Cristo houve reconciliação, onde podemos todos retornar a casa do nosso Criador.
“evidenciaremos se, de fato, somos filhos”, algo é evidente quando todos podem ver, ou seja, uma coisa é sabermos que somos filhos e outra é todo mundo poder ver e perceber que somos filhos de Deus e somente amando o próximo poderemos demonstrar nossa paternidade.
_______________________________________________
1. SEMPRE HAVERÁ SERVIÇO

1.1. Amparo ao necessitado no Antigo Testamento
“leis e ordenanças que previa o acolhimento”, as leis não tinham somente o aspecto religioso, abordavam também a vida social, por isso essas leis são modelo para todas as sociedades.
“Ano Sabático”, a melhor referência é a de Lv 25.1-7, era o ano em que a terra deveria descansar, não poderia plantar nada e tudo o que nascesse por si mesmo na terra seria para o pobre, estrangeiro e escravos da terra.
“Ano do Jubileu”, era o ano da restituição, onde aqueles que perderam possessões poderiam reavê-las gratuitamente nesse ano.  

1.2. Amparo ao necessitado no Novo Testamento
“população palestina”, é constituída pelos habitantes da Palestina, Sinai, Cisjordânia, Israel e Gaza, na época do Novo Testamento moravam apenas os judeus naquela região, atualmente moram os árabes e judeus.
“submetida ao governo imperial”, a Palestina naquele período era uma província romana governada por um procurador de Roma que era Pilatos.  
“faziam cumprir o código ético”, no início da era Cristã os judeus zelavam extremamente pelo cumprimento da lei, por isso eles tinham já o costume de ajudar ao necessitado.
________________________________                 
2. CRISTO, O LIBERTADOR
- “e começa a ler o livro”, essa foi um sinagoga em Nazaré, sua terra de infância, como Jesus era o homem mais velho de sua casa foi-lhe dada a oportunidade de leitura do texto.
“Hoje de cumpriu”, por isso Jesus afirmou que Ele veio cumprir a Lei, não quer dizer que Ele seguiria detalhadamente toda ela, mas que nele seria cumprido o objetivo da Lei.

2.1. Jesus, o Nazareno
“localizável no tempo e no espaço”, por isso a Bíblia afirma que Ele se esvaziou de si mesmo Fl 2.7, quer dizer que Ele deixou a sua glória, seus atributos de onipotência, onipresença e onisciência passando a ser localizável e acessível.

2.2. Os propósitos das ações do Messias
- ...

2.3. Jesus e a mulher inominada – um caso atípico
- “uma mulher inominada”, mulher cujo nome não foi citado, anônima.
“unguento”, é uma essência oleosa para perfumar
“a redarguiram”, recriminaram ou chamaram-lhe a atenção.
“falta de responsabilidade social de muitos cristãos”, quer dizer que muitos crentes não querem fazer nenhuma obra social e tomando como base a fala de Jesus “sempre tende convosco os pobres” afirmam que primeiro devemos trabalhar para a igreja.

2.3.1. Um ajuste no foco
“pois ao contrário Dele, os pobres estariam continuamente”, Jesus não estava estabelecendo uma doutrina sobre serviço social e nem estabelecendo prioridades de ajuda.
- O cuidado com os pobres é uma missão da igreja e deve ser associada ao evangelismo. Uma igreja que tem um departamento de evangelismo e um serviço de assistência social tem grande chance de crescer pelo ganho de almas. Existem grupos de evangelismo hoje que visitam pessoas necessitadas e não conseguem recursos para ajudar essas pessoas, devido a igreja não ter um serviço social desse tipo.
________________________________________
3. O AMOR EM AÇÃO
“a submissão ao evangelho de Cristo é comprovada”, o registro dessa comprovação é feito no livro das obras, geralmente não aparecerá hoje, note que no sermão profético, Jesus afirmou que as pessoas comparecerão diante do Cordeiro e ficarão com dúvida do que Jesus estará falando:
“Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?” Mt 25:37
Quer dizer que os justos de verdade terão feito o bem a vida inteira e nunca foram reconhecidos ou homenageados por Deus, mas serão no Grande Dia.

3.1. A religiosidade e a justiça divina
“o mais importante da Lei”, os fariseus se preocupavam com o estereotipo apenas, não se preocupavam com os ensinamentos da Lei. Para eles o que importava era o que a Lei mandava fazer e não com o que ele mandava ser.
“pratica religiosa destituída do amor”, é possível se mostrar religioso sem ter amor no coração, basta cumprir as práticas religiosas, mas é claro que tudo seria uma obra sem valor para Deus.
3.1.1. A profecia de Isaias
“mantinham a prática ritual”, de fato isso acontece até hoje, somos bons em praticar os rituais cristãos, mas são poucos os que são de fato transformados e libertos.
“implica em justiça social”, quer dizer que Deus não aceita sacrifício das mãos de quem não ama o seu próximo.
______________________________________
CONCLUSÃO
“resultado que seja percebido pela sociedade”, quer dizer que a igreja deve fazer a diferença na sociedade onde ela estiver inserida.
“pergunta retórica”, é um tipo de pergunta que não busca uma resposta, é para fazer a pessoa pensar sobre algo.
“não amemos de palavra”, é a recomendação para não ficarmos só dizendo que amamos e sim para colocarmos esse amor em ação e transformá-lo em obras.
- Corrija o questionário e faça o seu resumo.

Boa aula!

Marcos André – professor