SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

10 dezembro 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e subsídio da Lição 10 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 – LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel - nº 44)

Tema: A MISSÃO DA IGREJA EM SOCIEDADE

Texto Áureo: Provérbios 3.27,28
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição alerte os alunos dessa importante obra que não tem recebido muito apoio dos ministérios ultimamente. A origem da igreja em Jerusalém foi com o trabalho social, ela se iniciou em comunidade, onde tudo era comum a todos.
“cerne da mensagem”, cerne é a essência, ou o a mensagem propriamente dita.
“reconciliados com o nosso Criador”, assim como Adão foi expulso da presença de Deus, também estava toda a humanidade longe da presença do Pai, Mas em Cristo houve reconciliação, onde podemos todos retornar a casa do nosso Criador.
“evidenciaremos se, de fato, somos filhos”, algo é evidente quando todos podem ver, ou seja, uma coisa é sabermos que somos filhos e outra é todo mundo poder ver e perceber que somos filhos de Deus e somente amando o próximo poderemos demonstrar nossa paternidade.
_______________________________________________
1. SEMPRE HAVERÁ SERVIÇO

1.1. Amparo ao necessitado no Antigo Testamento
“leis e ordenanças que previa o acolhimento”, as leis não tinham somente o aspecto religioso, abordavam também a vida social, por isso essas leis são modelo para todas as sociedades.
“Ano Sabático”, a melhor referência é a de Lv 25.1-7, era o ano em que a terra deveria descansar, não poderia plantar nada e tudo o que nascesse por si mesmo na terra seria para o pobre, estrangeiro e escravos da terra.
“Ano do Jubileu”, era o ano da restituição, onde aqueles que perderam possessões poderiam reavê-las gratuitamente nesse ano.  

1.2. Amparo ao necessitado no Novo Testamento
“população palestina”, é constituída pelos habitantes da Palestina, Sinai, Cisjordânia, Israel e Gaza, na época do Novo Testamento moravam apenas os judeus naquela região, atualmente moram os árabes e judeus.
“submetida ao governo imperial”, a Palestina naquele período era uma província romana governada por um procurador de Roma que era Pilatos.  
“faziam cumprir o código ético”, no início da era Cristã os judeus zelavam extremamente pelo cumprimento da lei, por isso eles tinham já o costume de ajudar ao necessitado.
________________________________                 
2. CRISTO, O LIBERTADOR
- “e começa a ler o livro”, essa foi um sinagoga em Nazaré, sua terra de infância, como Jesus era o homem mais velho de sua casa foi-lhe dada a oportunidade de leitura do texto.
“Hoje de cumpriu”, por isso Jesus afirmou que Ele veio cumprir a Lei, não quer dizer que Ele seguiria detalhadamente toda ela, mas que nele seria cumprido o objetivo da Lei.

2.1. Jesus, o Nazareno
“localizável no tempo e no espaço”, por isso a Bíblia afirma que Ele se esvaziou de si mesmo Fl 2.7, quer dizer que Ele deixou a sua glória, seus atributos de onipotência, onipresença e onisciência passando a ser localizável e acessível.

2.2. Os propósitos das ações do Messias
- ...

2.3. Jesus e a mulher inominada – um caso atípico
- “uma mulher inominada”, mulher cujo nome não foi citado, anônima.
“unguento”, é uma essência oleosa para perfumar
“a redarguiram”, recriminaram ou chamaram-lhe a atenção.
“falta de responsabilidade social de muitos cristãos”, quer dizer que muitos crentes não querem fazer nenhuma obra social e tomando como base a fala de Jesus “sempre tende convosco os pobres” afirmam que primeiro devemos trabalhar para a igreja.

2.3.1. Um ajuste no foco
“pois ao contrário Dele, os pobres estariam continuamente”, Jesus não estava estabelecendo uma doutrina sobre serviço social e nem estabelecendo prioridades de ajuda.
- O cuidado com os pobres é uma missão da igreja e deve ser associada ao evangelismo. Uma igreja que tem um departamento de evangelismo e um serviço de assistência social tem grande chance de crescer pelo ganho de almas. Existem grupos de evangelismo hoje que visitam pessoas necessitadas e não conseguem recursos para ajudar essas pessoas, devido a igreja não ter um serviço social desse tipo.
________________________________________
3. O AMOR EM AÇÃO
“a submissão ao evangelho de Cristo é comprovada”, o registro dessa comprovação é feito no livro das obras, geralmente não aparecerá hoje, note que no sermão profético, Jesus afirmou que as pessoas comparecerão diante do Cordeiro e ficarão com dúvida do que Jesus estará falando:
“Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?” Mt 25:37
Quer dizer que os justos de verdade terão feito o bem a vida inteira e nunca foram reconhecidos ou homenageados por Deus, mas serão no Grande Dia.

3.1. A religiosidade e a justiça divina
“o mais importante da Lei”, os fariseus se preocupavam com o estereotipo apenas, não se preocupavam com os ensinamentos da Lei. Para eles o que importava era o que a Lei mandava fazer e não com o que ele mandava ser.
“pratica religiosa destituída do amor”, é possível se mostrar religioso sem ter amor no coração, basta cumprir as práticas religiosas, mas é claro que tudo seria uma obra sem valor para Deus.
3.1.1. A profecia de Isaias
“mantinham a prática ritual”, de fato isso acontece até hoje, somos bons em praticar os rituais cristãos, mas são poucos os que são de fato transformados e libertos.
“implica em justiça social”, quer dizer que Deus não aceita sacrifício das mãos de quem não ama o seu próximo.
______________________________________
CONCLUSÃO
“resultado que seja percebido pela sociedade”, quer dizer que a igreja deve fazer a diferença na sociedade onde ela estiver inserida.
“pergunta retórica”, é um tipo de pergunta que não busca uma resposta, é para fazer a pessoa pensar sobre algo.
“não amemos de palavra”, é a recomendação para não ficarmos só dizendo que amamos e sim para colocarmos esse amor em ação e transformá-lo em obras.
- Corrija o questionário e faça o seu resumo.

Boa aula!

Marcos André – professor