ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 11 - Revista da Editora Betel


AULA EM 13 DE DEZEMBRO DE 2015 – LIÇÃO 11
(Revista: Editora Betel)

Tema: CALEBE: UM EXEMPLO DE VISÃO, CORAGEM E PERSEVERANÇA

Texto Áureo: Josué 14.11
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição procure enaltecer a atitude de Calebe e mostre como alguns irmãos podem causar tanto dano nas igrejas hoje assim como aqueles espias causaram no passado.
“como a incredulidade pode nos afastar das promessas”, se refere ao fato ocorrido logo após a volta dos espias que Moisés havia enviado. Nm 13.18,19
“reagir diante das adversidades”, adversidades são situações incomuns que fogem ao nosso controle.
“perseverar no Senhor”, como fez Calebe ao se manter na fé diante das palavras dos espias.
__________________________________________
1. OS MALEFÍCIOS DA INCREDULIDADE
“expor um relatório completo de tudo”, eles deveriam permanecer neutro na exposição do relatório, só falar do que viram e ouviram.

1.1. A influência negativa dos olhos.
- “a terra da promessa era fértil e abundante”, a Palestina fica numa região conhecida como Crescente Fértil, devido a ser uma faixa de terra produtiva em meio ao deserto.
“Que prova a mais esse povo necessitava?”, não aprenderam nada com Abraão, nosso pai da fé.
“O povo não falhou diante da Terra Prometida”, quer dizer que o povo não falhou ao ouvir o relatório dos espias, mas somente pelo fato de eles não crerem de todo o coração já era uma falha. Até hoje nós pensamos que alguns irmãos caem em pecado de repente, mas nada é de repente, com certeza já vinha falhando na fé.

1.2. A influência negativa de um discurso.
“não para fazer cálculos negativos de si mesmos”, eles não deveriam nem ter a oportunidade de falar diante da congregação, o relatório deveria ser somente para Moisés e seus auxiliares.
“eles mesmos se inferiorizaram”, o problema é que eles se inferiorizaram e seus comentários aliciaram o povo. O problema de alguns irmão que tem uma visão negativa de si mesmos é que eles tentam puxar outros para seus ponto de vista espalhando a falta de fé e o medo.
“eles viram a questão de outra forma”, há grande diferença na visão de um para outro irmão, às vezes um irmão de classe média enxerga a sua situação com um grande pesar, enquanto um outro bem mais pobre financeiramente está dando graças por sua vida.
“poder que os havia libertado do Egito”, estavam olhando para o passado e vendo o poder de Deus e crendo. Assim nós devemos fazer sempre, visualizar o passado e enxergar os sinais que Deus operou tanto em nossas vidas como na vida de nossos irmãos e na Palavra.
“Tanto a confiança quanto a incredulidade contagiam”, basta alguns crentes animados para animarem todo o ministério de uma igreja e basta alguns crentes desanimados para desanimarem os demais. Cada um precisa estar seguro na Palavra e firmado na Rocha para não ser influenciado por palavras desanimadoras.

1.3. O benefício de uma sábia decisão.
- “nele houve outro espírito”, a palavra espírito aqui não se refere a uma entidade espiritual e sim ao ânimo da pessoa. Quer dizer que Calebe teve outro ânimo, agiu de forma diferente.
“levarei à terra em que entrou”, parece se referir ao local exato onde ele espiou.
“Ele escolheu ser odiado pelo povo”, a Bíblia não afirma que ele foi odiado pelo povo, mas podemos supor pelo fato de ele ter decidido ficar contra o povo e depois só ele e Josué receberam a promessa da vitória.
_____________________________________________
2. A CONFIANÇA EM DEUS
- “condenado a andar em círculo”, o povo fez uma grande volta sendo guiados pela nuvem, andando e parando conforme o Senhor determinava, por isso demoraram tanto para fazer aquela caminhada.

2.1. Uma profunda confiança em Deus.
- “confiança que subjugava o medo”, não quer dizer que ele não tivesse medo, ele apenas não deixava o medo lhe dominar. O medo é uma reação natural e defensiva do corpo e mente, a pessoa não deve ser dominada pelo medo.
“maximiza o problema”, torna o problema de proporções máximas.
- “éramos aos nossos olhos”, como se dissessem: “nós nos víamos como gafanhotos diante deles.
“Eles incendiaram a alma do povo”, alguns irmãos que tem oportunidades nas igrejas não se dão conta de que suas palavras podem rachar um ministério, destruir amizades e até afastar alguém da presença de Deus. É preciso ter muito cuidado com o que vai se falar nos microfones das igrejas.

2.2. O poder de reação diante da adversidade.
- “mas como reagimos diante delas”, a nossa reação diante de uma situação adversa pode fazer toda a diferença, alguns pessoas se desesperam e tomam decisões erradas ou precipitadas, mas o servo de Deus deve confiar no Senhor.
“se é vista desde Sua ótica”, ver pela ótica de Deus é considerar os problemas apenas como obstáculos a serem superados, é a certeza de ter que lutar, mas com uma certeza maior ainda da vitória.
“teremos a força necessária para superar os obstáculos”, o ânimo é o que nos mantém de pé na luta, por isso Calebe teve forças para viver mais 45 anos com o mesmo vigor de antes. O que dava esse ânimo a Calebe era a fé na promessa, a fé em Deus. Se hoje alguém quiser manter o vigor nas adversidades deve buscar essa fé. Meditar na Palavra de Deus é a chave para essa busca.
“não vê Deus porque se fixa nas circunstâncias”, como ilustração temos Pedro andando sobre as águas em direção a Jesus, num momento em que ele deixa de olhar para Jesus e começa a se concentrar nos ventos e nas ondas ele começa a afundar. 

2.3. Uma confiança inabalável.
- “não o deixaria morrer sem que essa palavra se cumprisse”, isso é obvio, pois a promessa de Deus foi bem específica, porém aqui não cabe sustentar aquela doutrina de que “quem tem promessa não morre”, ainda que Deus faça promessas o crente deve continuar cuidando de sua fida espiritual e de sua saúde. Crente que tem promessa tanto está suscetível a morrer como a se desviar.
“mesmo o deserto consumindo a todos”, as pessoas iam morrendo aos poucos conforme o passar do tempo, não foi de repente. De sorte que a geração que entrou na terra prometida nasceu no próprio deserto, apenas Josué e Calebe saíram do Egito e entraram na terra de Canaã.
“quarenta e cinco anos de humilhação”, talvez não seja correto considerar que foram anos de humilhação, pois todos iam morrendo a sua volta enquanto ele permanecia com saúde. Podemos imaginar Calebe agradecendo a Deus todos os dias pela grande benção que ele estava desfrutando.  
________________________________________
3. A VITÓRIA DA PERSEVERANÇA
“reação de um povo impactado pelo medo”, aquela geração estava se acabando e agora estava se levantando uma geração nova que alcançaria a vitória pela fé, pois buscariam uma terra da qual não viram acreditando e confiando em sinais que não vivenciaram como as pragas e a abertura do mar, isso é fé. 
“remar contra a maré”, basicamente significa fazer quando todos estão fazendo a mesma coisa.

3.1. A terra que pisou o teu pé.
“da terra que pisou o seu pé”, essa foi a promessa relatada em Dt 1.36mostrando que Deus deu a ele o local exato onde ele espiou. Uma hipótese explica o porque de Deus ter dado a ele a terra onde ele pisou: Calebe observou o que aquela terra tinha de melhor e isso lhe ajudou, por isso Deus deu a ele tudo o que ele achou maravilhoso.
“Calebe quis o plano original”, mesmo demorando tanto, ele ficou até o fim, não quis ajudar Deus e nem mudou seu foco para outra direção, e olha que ele esperou 45 anos.
“forma de agir e pensar se destacou diante”, todos estamos sendo observados por Deus e pelos homens. Nossa forma de agir fará com que as pessoas formem opiniões a nosso respeito, isso ajudará na hora da evangelização.

3.2. Perseverança, a chave da conquista.
- “perseverança”, é a capacidade de se manter na luta, visando alcançar um objetivo.
“chave que pode abrir a porta da esperança”, às vezes a falta de esperança ocorre porque a pessoa não vê nenhuma possibilidade de melhora, mas talvez ela não esteja vendo naquele momento, mas quando há perseverança a pessoa começa se manter na luta e então começa surgir uma esperança de que as coisas podem melhorar.
“que se constrói um caráter forte”, a caráter da pessoa vai se formando com o tempo, conforme a pessoa vai treinando sua perseverança ele vai moldando seu caráter, se tornando um cristão melhor.

3.3. Praticantes, não somente ouvintes.
“envelhecer no Senhor”, significa passar o tempo e ficar velho, perder o ânimo inicial, alguns ficam formalistas e outros ficam céticos.
“crescer no Senhor”, significa adquirir maturidade, ficar madura na presença de Deus.
“Assim é a Palavra ouvida sem a prática”, a pessoa pensa que está bem porque aprendeu algo a mais na obra de Deus, mas em seguida retorna a suas práticas errôneas. Isso ocorre porque não é o conhecimento que dá força para resistir ao pecado, mas a prática devocional, por isso há muitos teólogos que caem na fé. Diante da crença de que estão bem, relaxam na oração e jejum.
“fórmula que produza cristãos amadurecidos”, só o tempo na caminhada, a vida devocional e o conhecimento podem amadurecer o cristão.
_____________________________________
CONCLUSÃO
“quarenta e cinco anos errante pelo deserto”, não foram quarenta e cinco anos errantes pelo deserto, foram quarenta anos caminhando guiados pela nuvem e cinco anos de luta pela conquista da terra.
“expulsou os mesmos gigantes”, Calebe recebeu como herança aquela terra, com gigantes e tudo e não precisou de toda a nação para expulsá-los.
- Faça o resumo e passe os pontos mais importantes.

Marcos André – professor

Boa Aula!http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/12/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_10.html