SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

26 dezembro 2015

Lição 13 - Davi trata Mefibosete com bondade



Os filisteus lutaram contra os israelitas no monte Gilboa, muitos israelitas foram mortos ali, e o resto fugiu. Os filisteus cercaram o rei Saul e os seus filhos. A luta estava feroz em volta de Saul. Ele foi atingido por flechas inimigas e ficou muito ferido. Então disse ao rapaz que carregava as suas armas: Tire a sua espada e me mate para que esses filisteus pagãos não caçoem de mim e me matem. 
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2015
PRIMÁRIOS – Tema: Conhecendo o último juiz, o primeiro rei e o maior rei de Israel
Comentarista: Ana Paula Nogueira
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP


LIÇÃO 13 - DAVI TRATA MEFIBOSETE COM BONDADE

Texto Bíblico: 2 Sm cap. 2.

Memória em ação
“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade." (Pv 17.17 – NVI).

Crescendo no conhecimento
Os filisteus lutaram contra os israelitas no monte Gilboa, muitos israelitas foram mortos ali, e o resto fugiu. Os filisteus cercaram o rei Saul e os seus filhos. A luta estava feroz em volta de Saul. Ele foi atingido por flechas inimigas e ficou muito ferido. Então disse ao rapaz que carregava as suas armas: Tire a sua espada e me mate para que esses filisteus pagãos não caçoem de mim e me matem.
O rapaz estava muito apavorado e não quis fazer isso. Então Saul pegou a sua própria espada e se jogou sobre ela e quando viu que Saul estava morto, o rapaz também se jogou sobre a sua própria espada e morreu junto com ele. Um dia depois da batalha, quando os filisteus voltaram lá para tirar as coisas de valor dos mortos, acharam os corpos de Saul e dos seus três filhos caídos no monte Gilboa. Então cortaram a cabeça de Saul e tiraram a sua armadura.
Quando Saul e Jônatas foram mortos, Mefibosete, filho de Jônatas, tinha cinco anos de idade. Ao chegar à notícia da morte de Saul e de Jônatas, a mulher, que cuidava de Mefibosete, o pegou e fugiu. Mas estava com tanta pressa, que o deixou cair e fez com que ele ficasse aleijado. Com a morte do rei Saul, Davi tornou-se o novo rei. Depois de algum tempo, o rei Davi perguntou se havia alguém da família de Saul, que ainda estivesse vivo. Porque se estivesse, ele queria fazer alguma coisa boa para essa pessoa, por causa de Jônatas.
Havia um escravo chamado Ziba, da família de Saul, e Davi lhe perguntou: - Ainda existe alguém da família de Saul para quem eu possa fazer alguma coisa boa, como prometi a Deus? Ziba respondeu: Sim, existe um filho de Jônatas. Ele é aleijado dos dois pés. Então o rei Davi mandou buscá-lo. Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi, em sinal de respeito. Davi disse: Mefibosete! Às suas ordens, senhor - respondeu ele. Não fique com medo! - disse Davi - Eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, e você será sempre bem-vindo à minha mesa.
Então o rei chamou Ziba, o escravo de Saul, e disse: Eu estou devolvendo a Mefibosete, o neto do seu patrão, tudo o que pertencia a Saul e à sua família. Você, os seus filhos e os seus empregados cultivarão a terra para a família do seu patrão Saul e farão a colheita para que eles tenham comida. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa. Ziba tinha quinze filhos e vinte empregados. Ele respondeu: Farei tudo o que o senhor mandar. Daí em diante Mefibosete passou a comer junto com o rei, como se fosse filho dele. Mefibosete tinha um filho pequeno chamado Mica. Todos os que eram da família de Ziba se tornaram empregados de Mefibosete. Assim Mefibosete, que era aleijado dos dois pés, ficou morando em Jerusalém, e todos os dias, ele comia junto com o rei Davi.

 Aplicação da lição
Como aprendemos na história anterior, a amizade de Davi e Jônatas era muito bonita, mas poderia ter acabado quando Jônatas morreu. Contudo, mesmo com a morte de seu amigo, Davi cumpriu o que havia prometido a ele, cuidou de seu filho Mefibosete. Temos que ser assim como Davi: cumprir aquilo que dizemos às pessoas, porque temos que ser como Jesus e ele sempre cumpre as suas promessas nas nossas vidas.

Oficina criativa
Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade
 

Imagem:  http://2.bp.blogspot.com/-bcc6VBqHeHY/UQG93rzGAeI/AAAAAAAARuI/KH_feJ7anSA/s1600/ativ014.jpg

Fontes Consultadas:
  • Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
  • 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
  • Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
http://www.portalebd.org.br/index.php/mais/primario/35-primario-licoes/734-licao-13-davi-trata-mefibosete-com-bondade