SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

12 janeiro 2016

Dinâmica da Lição 03: Sou Livre Para Escolher (Pré-Adolescentes)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Sou Livre Para Escolher
- Pesquise alguns ídolos da televisão e do mundo gospel atual, faça cartazes deles e cole na sala de aula. Receba os alunos na sala já com os visuais disponível. Pergunte se eles conhecem aquelas fotos. Leve-os a tentar descobrir quem são e porque as pessoas os têm como ídolos da atualidade. Quando eles forem acertando, escreva os nomes junto da foto da pessoa. Em seguida inicie o estudo da lição.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilize uma das dinâmica sugeridas: “Os dois caminhos”.



Dinâmica: Os dois caminhos

Objetivo:
Refletir sobre a escolhas que fazemos, principalmente para distinguir o certo do errado.
Material didático:
Canetas ou lápis,
folhas de papel ofício ou A4,
cola ou fita adesiva,
um mural,
uma faixa para o mural com a frase “Os dois caminhos”.
Atividade didática:
Quando todos os adolescentes já tiverem acomodados no local da aula de estudo. Distribua uma caneta, tesoura e duas folhas de papel ofício para cada um. (Se o grupo for bem grande, divida em dois ou três grupos para juntos realizaram a atividade).
Peça-os para colocarem os pés sobre o papel e contorná-los com a caneta. Depois que estiver pronto, solicite que cada um deles corte o papel de acordo com o contorno dos pés. Oriente-os a escreverem um procedimento correto no desenho do pé direito, retirado dos textos bíblicos estudados no estudo bíblico que você ministrou, enquanto no contorno do pé esquerdo, escreverem um ato contrário à Palavra de Deus.
Depois que todos tiverem concluído a tarefa, peça que cada um deles se levante e leia os dois procedimentos escritos. Na medida em que cada um terminar a leitura, ordene que vá até o mural da sala e cole os desenhos com o contorno dos pés, no local indicado, o pé direito em um lado e o esquerdo no outro.
Então, será formado um caminho com dois tipos de pegadas: a esquerda (condutas erradas) e a direita (condutas corretas).

Momento de Reflexão:

Reflita com eles qual deve ser a atitude do cristão para com a graça divina, agradar a Deus acima de tudo e termos a Palavra de Deus como luz para nosso caminho, escolhendo seguir aquilo que é correto à luz da Bíblia.
Referências bíblicas para reflexão: Dn 1:4-8; Mt 10:37,38; Êx 20:12; 2 Tm 3:15-17; Sl 119:9; Cl 1:10; 2:6,7; Mt 5:22,44; 2 Tm 3:14; Tg 4:17; Rm 12:17,21; Rm 12:2.

Fonte: ministério com adolescentes e blog Eu Vou Para Escola Dominical

Adaptação da dinâmica: Escriba Digital


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/01/dinamica-da-licao-03-sou-livre-para.html#ixzz3x3mbaIkI