Dinâmica da Lição 05: A Unidade na Diferença (Adolescentes)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresente o título da lição: A Unidade na Diferença
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para o encerramento da aula, aplique a dinâmica Um governo, três poderes”.



Dinâmica: Um governo, três poderes

Objetivo:
Destacar a doutrina da trindade, que apesar de Pai, Filho e Espírito Santo serem três pessoas diferentes, no entanto formam uma unidade.
Material didático:
Papel A4 ou ofício
Pincel atômico
Fita adesiva
Atividade didática:
Selecione três folhas de papel ofício e escreva as seguintes frases: Na primeira Poder Legislativo, na segunda Poder Executivo, na terceira Poder Judiciário. Escolha três aluno e cole com fita adesiva cada uma das frases. Coloque os alunos em posição de destaque. Explique que o nosso país apesar de possuir um único governo, mas que esse governo e composto de três poderes. Aponte para os alunos e mostre: Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário. Esclareça que esses três poderes juntos formam o governo brasileiro que é único. Diga que o Poder Executivo está representado pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado; o Poder Legislativo é formado pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal enquanto que o Poder Judiciário tem como principais representantes o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça, sua principal função é resolver conflitos de interesse nos casos concretos, com base no ordenamento jurídico. Assevere que do mesmo modo acontece com a Palavra Deus, afirme que Deus a palavra Deus também é um governo composto de três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Essas três pessoas formam um único governo chamado DEUS. Mostre que essas três pessoas, apesar de diferentes em personalidades, no entanto formam uma UNIDADE NA DIFERENÇA.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/01/dinamica-da-licao-05-unidade-na.html#ixzz3yNxyRpXE