ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 5 - Revista da CPAD - ADULTOS


AULA EM 31 DE JANEIRO DE 2016 – LIÇÃO 5
(Revista: CPAD)

Tema: O ARREBATAMENTO DA IGREJA

Texto Áureo: 1 Tessalonicense 4.17
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição recomendo que dê uma lida minuciosa nos textos de referência que a lição apresenta.
“desde que o Senhor Jesus foi assunto aos céus”, desde que Jesus subiu gloriosamente ao céu, desaparecendo nas nuvens At 1.9 o seu retorno será da mesma forma gloriosa e somente os salvos o verão.
“é de máxima importância para os nossos dias”, porque se refere aos acontecimentos atuais, sendo, portanto um tema da atualidade.
“ensina tão pouco a respeito da volta de Jesus”, existe nas igrejas um povo que aguarda a volta de Cristo e se interessa pelo assunto, mas existem também aqueles que estão investindo em suas vidas aqui e que não entendem ou não aceitam a ideia de um arrebatamento, esses deixam esse assunto de lado, não dando a devida importância.
__________________________________________
I - TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS
“primeira fase de sua vinda”, a vinda de Cristo será em duas fases, uma só para a Igreja e outra para Israel.

1. A reunião dos salvos no encontro com Cristo.
“Este vocábulo dá a ideia de rapto”, é tomar com violência, será assim o arrebatamento, um povo será raptado dessa terra.  
“os que morreram em Cristo”, esses serão ressuscitados e arrebatados primeiro, depois os vivos serão transformados e arrebatados.
“aguardando o glorioso evento”, obviamente só será arrebatado os que estiverem aguardando a volta do Senhor.

2. Quem será arrebatado?
“que foram transformados mediante o novo nascimento”, mesmo assim ainda haverá a transformação do corpo. 1 Co 15.51
- “A vida cristã não é fácil, exige renúncia”, o mundo da atualidade tem muito mais atrativos que na época dos apóstolos, por isso há hoje ainda mais dificuldade para alguém permanecer na Igreja que à tempos atrás. 
“acabam vencidos pela carne”, a carne possui desejos que só o mundo pode satisfazer, por isso alguns crentes acabam se deixando vencer e desistem do caminho do céu.
“igualmente para todos os infiéis”, a recompensa é o reconhecimento pelos atos, assim a recompensa dos ímpios será o reconhecimento por todas as suas atitudes ímpios.
- “serão transformados e subirão”,  serão transformados porque essa carne não pode entrar no céu do jeito que está.
__________________________________
II - O ARREBATAMENTO E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

1. A ignorância acerca dos mortos (1Ts 4.13).
- “aos que em Jesus dormem”, o verbo “dormir” aqui se refere aos que morreram em Cristo. Alguns já criaram heresias acerca disso, como é o caso do “sono da alma.”
“feito as primícias dos que dormem”, primícias são os primeiros frutos da colheita. Quando se fala em primeiros frutos quer dizer que haverão muitos outros.
“pois quando chegarmos aos céus os encontraremos”, essa é uma palavra de consolo, pois muitos ficam traumatizados acerca de suas perdas nessa terra, não levando em consideração a vida eterna.

2. A primeira e a segunda ressurreição.
- “vencendo a morte física, definitivamente”, comparando com os homens que foram ressuscitados na Bíblia, pois eles tornaram a morrer naturalmente após ressuscitarem.
“Contudo, na primeira ressurreição”, essa primeira ressurreição será promovida para os salvos. Os mortos no arrebatamento e os outros no período da Tribulação.
“segunda ressurreição será para os ímpios”, eles ressuscitarão para o julgamento diante do Grande Trono Branco. Ap 20.11

3. A transformação dos crentes que estiverem vivos quando Jesus voltar.
- “A transformação dos vivos é um mistério”, quer dizer que será algo maravilhoso sem nenhuma explicação lógica, o nosso corpo físico vai mudar de natureza.
“corruptível se revista da incorruptibilidade”, corruptível aqui significa que pode ser danificado, machucado e sofrer envelhecimento.
- “o corpo se tornará espiritual”, o apostolo Paulo afirmou que existe corpo espiritual veja:
“Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” 1 Co 15.44

- “glorificados, semelhantes ao de Jesus (Fp 3.21)”, professor(a), não deixe de ler essa referência na classe, ela é muito boa, veja:
“Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” Fp 3.21
“ao encontro do Senhor nos ares”, como Rebeca foi conduzida ao encontro de Isaque, Gn 24.61-64 também a Igreja será conduzida ao Senhor nos ares.
___________________________________________
III - ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE

1. Antes, é preciso vigilância.
- “deve estar preparado a cada dia”, como em uma emprese onde o presidente está para visitar e pode chegar a qualquer momento, todos ficam apreensivos vendo se há algum detalhe que ainda precise ser ajeitado, ou como em um quartel que está para receber a visita do general, todos ficam na expectativa momentos antes para receber bem a autoridade, o nosso Senhor está prestes a chegar, isso pode acontecer a qualquer momento.
“não haverá mais tempo”, como as virgens loucas que após o aviso da chegada do noivo saíram para comprar azeite.
“esses alertas devem ser dados agora”, quer dizer que dentro da família, aqueles que são colunas de oração devem alertar os entes queridos.

2. Depois, viveremos felizes para sempre.
- “expressão máxima do amor de Deus”, pelo fato de ter sido entregue por Deus para morrer pela humanidade na cruz.
“Mas em todos os embates, ela saiu vitoriosa”, todos os que perseguiram a Igreja na história da humanidade até hoje, já desapareceram na história, mas a Igreja permanece até hoje.
“porque vindas são as bodas do Cordeiro”, será após o arrebatamento, um banquete no céu onde seremos servidos pelos anjos. Enquanto a humanidade estiver passando pela tribulação a Igreja estará festejando com o Senhor.
_____________________________________
CONCLUSÃO
“reunião de todos os filhos de Deus”, os crentes espalhados nas diversas denominações cristãs ao redor do mundo, poderá haver crentes até mesmo de movimentos e seitas que não aceitamos como cristãs, como a Congregação Cristão no Brasil e a igreja Católica.
“Os mortos serão ressuscitados”, com certeza eles já ressuscitarão com o novo corpo espiritual e é possível que os crentes vivos consigam ver os mortos sendo arrebatados antes de eles serem transformados e subirem.

Elabore o resumo, apresente aos seus alunos e corrija o questionário.
Marcos André – professor

Boa Aula! http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2016/01/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_27.html